Topo

Hologramas darão informações a passageiros nos aeroportos de Nova York

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

22/05/2012 16h05

A partir de julho deste ano, os três principais aeroportos da região de Nova York (JFK, Newark e La Guardia) oferecerão uma novidade tecnológica inusitada para seus passageiros: um holograma humano será instalado em seus saguões com o objetivo de fornecer informações como horários de decolagem, localização de portões de embarque e dicas sobre objetos que não podem ser levados para dentro do avião. 

  • Já instalados no aeroporto inglês de Luton (na foto), hologramas começarão a trabalhar nos aeroportos JFK, Newark e La Guardia em julho deste ano

Batizado de “AVA”, e projetado sobre a superfície de um vidro, o holograma reproduz a figura de uma mulher e é capaz de responder a dezenas de perguntas dos passageiros. “Ela trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana e não cobra hora extra, além de nunca ficar doente”, informa o site da Airportone, empresa que comercializa o avatar nos Estados Unidos. 

Um holograma parecido já fora instalado no aeroporto de Luton, na Inglaterra, no começo do ano passado. Os modelos custarão US$ 180 mil para os aeroportos nova-iorquinos.

De acordo com Patrick Bienvenu, diretor da Airus Media (que criou os avatares), ainda não há planos para o sistema ser instalado em algum aeroporto brasileiro. “Mas adoraríamos usar alguma modelo do Brasil em nosso holograma”, brinca ele. “Com certeza faríamos muito sucesso”. 

Para ver como funciona o holograma, assista a esse vídeo (em inglês) da Airus Media: