Topo

Florestas, ladeiras e mar dão charme a Ilha da Madeira, em Portugal

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Funchal *

21/05/2012 07h00

Todos os cenários desta ilha portuguesa isolada em pleno Atlântico parecem levar os viajantes para tempos remotos.

Setores históricos ainda preservam seu casario baixo de telhados avermelhados que lembram os anos das primeiras ocupações; antigos carrinhos de cesto que um dia serviram para o transporte de carga seguem descendo ladeira abaixo com visitantes a bordo desde a segunda metade do século 19; e sua geografia de origem vulcânica guarda uma floresta do Período Terciário declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Localizada a 600 km da costa africana e dona de um encontro harmonioso de clima tropical e mediterrâneo, a Ilha da Madeira abriga em um mesmo território opções naturais e históricas para quem quiser conhecer outra versão da bela Portugal continental. O destino, assim como Porto Santo e as ilhas Selvagens e Desertas, forma parte do arquipélago da Madeira.


Funchal, a capital que abriga quase 50% dos 260 mil habitantes madeirenses, é a principal porta de entrada a este destino a menos de duas horas de voo de Lisboa. É no seu centro de ruas estreitas e movimento agitado que se encontra Santa Maria, o bairro de ares medievais com calçadas de pedras e construções antigas.

É tanta inspiração e orgulho de seu passado que a região é endereço de um projeto de restauração de fachadas conhecido como 'Arte Portas Abertas', em que trabalhos artísticos como pintura e escultura foram criados em portas e janelas da rua Santa Maria, uma das vias mais antigas da ilha e ponto de encontro de boêmios e artistas.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Uma das experiências mais inusitadas da Ilha da Madeira é o passeio a bordo do carro de cestos


Diz a lenda que o nome 'Madeira' vem do grande número de árvores encontradas no local pelos primeiros portugueses a desembarcarem na região, em 1419, cujo processo de povoamento só começou a partir de 1425, após uma queimada que teria durado sete anos.


Pelas florestas e ladeiras
Se o nível do mar não for suficiente para observar aquela sequência de casas históricas tome o teleférico e suba até o Monte de onde se têm boas vistas panorâmicas de Funchal. É do alto daquelas ladeiras íngremes que acontecem uma das experiências mais inusitadas no destino: o passeio a bordo do carro de cestos.

Criados em 1850 para fazer o transporte de mercadorias entre o Monte e o centro de Funchal, estes curiosos trenós com estofado florido descem as ladeiras da cidade puxados (ou empurrados, em alguns trechos) por “carreiros” vestidos com roupas brancas e chapéu de palha. O percurso turístico de dois quilômetros é feito em, aproximadamente, dez minutos e passa por casas residenciais e muros de pedras deste ponto elevado da ilha. Para frear, os homens utilizam as próprias botas.

No entanto, a natureza selvagem é o melhor programa por aquelas terras nostálgicas que se orgulham de produzir um vinho sem prazo de validade e um pão assado, tradicionalmente, em um pedaço quente de pedra de basalto, conhecido como 'bolo do caco'.

O cartão-postal da Madeira é a floresta de louros conhecida como Laurissilva, considerada a maior em seu gênero. Esta área de 15 mil hectares declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade ocupa 20% de toda a ilha e se encontra no interior do Parque Natural da Madeira.

Os destaques são as inúmeras trilhas recortadas por levadas, canais históricos construídos em rochas para levar água a pontos mais baixos e distantes da Madeira. Mais do que atrações naturais obrigatórias, a levada é uma técnica utilizada há 600 anos para irrigar as áreas rurais da ilha. Atualmente, a Madeira abriga mais de 1400 km desta construção.

Um dos roteiros mais populares é a trilha da Levada das 25 Fontes e da Levada do Risco, uma caminhada com mais de oito quilômetros de extensão em direção a uma lagoa com águas provenientes do Paul da Serra, formada por 25 fontes e outra queda d'água que risca uma rocha a mil metros de altitude, daí a origem de seus nomes.

Infelizmente, a popularidade desta região natural de ares ainda selvagens atraiu um número excessivo (e descontrolado) de visitantes que, em certos pontos, congestionam as trilhas estreitas e descartam lixo ao longo do caminho.

Se florestas centenárias recortadas por quedas d'água impressionam o visitante com perfil mais aventureiro, é debaixo da terra que a Madeira guarda um dos cenários mais impactantes do destino. Conhecidas como Grutas de São Vicente, essas cavernas são resultado de uma erupção vulcânica ocorrida há 890 mil anos que abriram corredores formados por rochas basálticas.

A caminhada pelos 700 metros de tubo abertos à visitação tem certo ar de ficção científica e sua iluminação natural sobre pingos de lava solidificados, lagos e plantas é o ponto máximo desta visita de cerca de meia hora. O local abriga oito tubos vulcânicos com até seis metros de altura e é considerado o primeiro do gênero a ser aberto ao público em Portugal.

Durante a temporada de cruzeiros, de novembro a maio, a Madeira chega a receber até seis mil novos visitantes por dia que fazem uma parada naquele porto estratégico antes de seguirem viagem a outros portos da Europa. Mas para compreender tanta história reunida neste pequeno pedaço de terra selvagem, o melhor ainda é reservar outros longos e intensos dias no destino.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    As caminhadas pelo interior da Floresta Laurissilva, na Ilha da Madeira, inclui experiências como a travessia em um túnel com um quilômetro de extensão, completamente escuro, que cruza as montanhas locais

Onde ficar

Reid's Palace
É quase impossível contar a História da Madeira sem passar por este clássico hoteleiro da ilha. Inaugurado em 1891 por um inglês visionário que na época já via o potencial turístico da ilha, o local serviu de passagem para os passageiros que chegavam a bordo de navios de cruzeiro e, até, 1964, o único acesso ao interior do hotel era por vias marítimas. Este palácio com influências do período eduardiano está situado sobre uma falésia com vistas panorâmicas únicas do mar e das montanhas locais e é um dos hotéis administrados pela rede Orient-Express, famoso pelas luxuosas travessias de trem em países da Europa. Estrada Monumental 139 - Funchal Tel.: (351) 291 71 71 71 www.reidspalace.com
Quinta da Bela Vista
Instalada em uma casa de 1844 que pertenceu a um famoso médico português, esta quinta de 20 mil m² é uma viagem à época colonial da Madeira, onde é possível hospedar-se na construção original com mobiliário de época. Sua coleção particular de antiguidades com peças do século 16 e 19 foi catalogada pela Christie’s como uma das mais importantes fora da Inglaterra. Caminho do Avista Navios, 4 Tel.: (351) 291 706 400 www.belavistamadeira.com
Quinta do Furão
Esta é uma opção para os viajantes que costumam alugar carro para fazer uma visita mais independente à Madeira. Localizado na distante e selvagem costa norte da ilha, o hotel se destaca pelos terraços com vista para impressionantes costões rochosos e uma adega em que o hóspede pode provar vinhos feitos com uvas sercial e verdelho. Achada do Gramacho (Santana) Tel: (351) 291 570 100 www.quintadofurao.com
Quinta do Estreito
Localizada a 15 minutos do centro de Funchal, no Estreito de Câmara de Lobos, este hotel tem como destaque o tradicional restaurante Adega da Quinta, conhecido pelas espetadas, carne servida em espetos de pau de louro que ficam penduradas em lanças colocadas sobre a mesa. Rua José Joaquim da Costa Tel.: (351) 291 724 235 www.quintadoestreitomadeira.com

Conheça outras atrações em Funchal:


Mercado dos Lavradores
Este movimentado mercado funciona desde 1948 em um edifício de estilo art déco localizado próximo ao setor histórico da cidade. Do lado de fora, a atração são as sorridentes senhoras em trajes típicos que vendem flores, como as coloridas proteias.

Parada obrigatória para conhecer de perto a variedade gastronômica madeirense, o mercado abriga comerciantes que vendem não apenas frutas e legumes, mas também bordados da Madeira, iguarias como o bolo de mel e a bala de funcho, feita com a planta que deu origem ao nome da cidade, e alguns souvenires.

Vinho da Madeira
Em pleno centro de Funchal é possível visitar as instalações de uma empresa produtora do tradicional vinho madeirense. Localizado em uma construção que já abrigou um mosteiro, no século 17, e que funciona como adega desde 1840, a Blandy' s Madeira oferece tours de 45 minutos pelas instalações locais onde o visitante pode conhecer o processo de fabricação desta típica bebida nacional feita com variedades de uvas como 'tinta negra' e 'verdelho' que, diferente de outros vinhos, é envelhecido em barris de carvalho colocados para serem aquecidos em sótãos.

Este processo de envelhecimento em áreas mais quentes foi descoberto, acidentalmente, no século 18, quando um lote que não chegou a ser vendido regressou com uma qualidade superior, após uma longa viagem marítima de retorno à Madeira.

Dizem que este é o vinho para a eternidade, pois não tem prazo para ser consumido. Na sala de degustações, uma das etapas da visita guiada, é possível ver garrafas fechadas que fazem parte da coleção particular da empresa como a de 1870.

O local abriga também um pequeno museu com objetos antigos usados na fabricação do vinho, como um barril de madeira de mais de 100 anos com capacidade para nove mil litros, livros de contabilidade de 1774 e cartas de agradecimento de figuras políticas como Winston Churchill e Margaret Thatcher. www.blandys.com

Observação de animais marinhos
As águas que banham a Madeira são lar de golfinhos e baleias que costumam frequentar a região durante todo o ano. A bordo de barcos baixos que permitem uma maior aproximação do mar, embora os assentos em forma de cavalete e embarcação sem proteção contra o sol sejam uma tortura para as três horas de duração, os viajantes fazem passeios em busca destes cetáceos acompanhados de biólogos que dão boas contextualizações científicas sobre os animais. www.rota-dos-cetaceos.pt

Jeep Safári
Este tour a bordo de um carro 4x4 percorre pontos mais distantes e de difícil acesso do destino como a selvagem Santana, na costa norte da ilha, e a Fajã dos Padres, um povoado no sudoeste com apenas 20 habitantes que vivem em uma zona de cultivo junto ao mar sem outro acesso que não seja pelo mar ou por um elevador com 345 metros de altura. www.madeira-adventure-kingdom.com

 

Informações turísticas

Turismo de Portugal - www.visitportugal.com

Ilha da Madeira - www.visitmadeira.pt

 

*O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Ilha da Madeira a convite do Turismo da Madeira (www.visitmadeira.pt) e doTurismo de Portugal (www.visitportugal.com)