Topo

De área de prostituição a bairro descolado, Duxton Hill é atração imperdível em Cingapura

Naomi Lindt

New York Times Syndicate

20/05/2012 07h01

Apesar do visual charmoso - com suas lojinhas chinesas decoradas da época pré-guerra pintadas em tons pastel e palmeiras na porta - o bairro de Duxton Hill, em Cingapura, tem um passado sórdido, pontilhado de prostituição, jogatina e batidas policiais. Hoje, depois de ser promovida a patrimônio histórico pelas autoridades, a área, que fica na periferia de Chinatown, renasceu como um enclave descolado mais conhecido por sua cultura indie e restaurantes finos do que pelas despedidas de solteiro barulhentas. As ruas de Duxton, tranquilas e espaçosas, são perfeitas para uma caminhada à tarde em meio às lojinhas e cafés - ou mesmo à noite, à procura de aventuras gastronômicas. As opções variam desde tapas espanholas até iguarias russas, passando, é claro, pela moderna cozinha cingapuriana.


Buyan
9-10 Duxton Hill
(65) 6223-7008
buyan.sg

Numa série de salões temáticos decorados, é possível se regalar com os pratos da culinária russa - como strogonoff ou pelmeni com creme de beterraba – combinados com vodcas fortíssimas com infusão de raiz forte ou amora branca silvestre, entre outras. O bar, cuja fachada é feita de pedra, também estoca quinze tipos raros de rum.


The Wok & Barrel
13 Duxton Hill
(65) 6220-0595

Shen Tan conquistou um fã-clube fiel graças ao seu nasi lemak, servido numa barraquinha perto do Maxwell Road Food Center - e fez tanto sucesso que agora oferece sua receita mais famosa e outras variações criativas dos pratos tradicionais locais nesse espaço moderno.


Littered With Books
20 Duxton Road
(65) 6220-6824

Num sobrado reformado e bem iluminado, os funcionários dessa livraria estão capacitados para escolher as melhores leituras entre os inúmeros lançamentos e livros infantis premiados.


The Pigeonhole
52-53 Duxton Road
(65) 6226-2880
Thepigeonhole.com.sg

Esse café e espaço cultural foi inaugurado por um jovem casal cingapuriano há um ano e hoje recebe estudantes, blogueiros e profissionais para tomar um cafezinho ou uma cidra importada, dar uma espiada nos livros antigos e conferir as bandas que tocam ao vivo, os filmes exibidos semanalmente e as leituras de escritores locais.