Topo

Novo brinquedo do Hot Park mistura história de terror com toboágua gigante

Marcel Vincenti

Do UOL, em Rio Quente (GO)*

19/05/2012 13h32

Foi inaugurada neste sábado (19) uma nova atração radical dentro do parque aquático Hot Park, que faz parte do complexo turístico Rio Quente Resorts, na cidade de Rio Quente, em Goiás. Batizado como “Xpirado”, o brinquedo é um toboágua com 32 metros de altura e 146 metros de comprimento, inserido em um ambiente que coloca o público dentro de um filme de terror. 

Para chegar ao escorregador, os visitantes devem atravessar um cenário que reproduz, com grande realismo, uma vila-fantasma de pescadores, abandonada por seus moradores devido a um ataque de piranhas: há casas caindo aos pedaços, uma antiga igreja, um mirante, uma ponte de 80 metros de comprimento que cruza o Rio Quente (que batiza o município onde está o parque) e uma gruta onde o público pode ver, através da parede, um tanque com mais de 300 piranhas de verdade.

  • Marcel Vincenti/UOL

    No "Xpirado", antes de encarar o toboágua, o público conhece uma vila-fantasma de pescadores

Um cinema também foi montado dentro da área do brinquedo (que ocupa mais de 3.370 m²) para explicar ao público, em clima de suspense, toda a história da vila abandonada. “Buscávamos uma novidade para o Hot Park e nos inspiramos muito no conceito que a Disney utiliza em suas atrações, sempre com histórias envolvendo os brinquedos”, explica Manoel Carlos Cardoso, diretor de Experiência, Marketing e Vendas do Rio Quente Resorts. “A ideia é colocar as pessoas em contato com relatos, sons e mensagens que deem magia ao 'Xpirado'”.

Queda livre

Após cruzar o cenário tenebroso da vila, o visitante deve subir até o topo de uma torre de madeira e, de lá, escorregar no toboágua que, 17 segundos depois, e a uma velocidade média de 30 km/h, o fará atravessar uma gruta e o jogará dentro de um lago de 1,30 metro de profundidade. A reportagem do UOL testou o brinquedo e constatou que a emoção da descida é forte (e não é aconselhada para gestantes, cardíacos e pessoas com problema na coluna). 

“É um brinquedo aberto para gente de todas as idades, mas sabemos que ele irá fascinar mais o público jovem”, diz Cardoso, ressaltando que apenas pessoas com mais de 1,40 metro de altura podem descer no toboágua. “E temos certeza que as piranhas, como peixes típicos do Centro-Oeste brasileiro, vão ajudar a reforçar a imagem de brinquedo radical do 'Xpirado'”.  

A construção do “Xpirado” consumiu cerca de R$ 8 milhões e, segundo Cardoso, deve aumentar em pelo menos 10% o número de visitantes do Hot Park (que, atualmente, recebe cerca de 500 mil pessoas por ano).  

Além do “Xpirado”, o Hot Park abriga toboágua em forma de pista de skate, rios artificiais, tirolesas, áreas de arvorismo, rio com mergulhos ecológicos e uma praia artificial de 25 mil m², com ondas que atingem 1,20 metro de altura e 400 coqueiros trazidos diretamente da Bahia – tudo banhado por águas cuja temperatura se mantêm nos 38ºC. O local exibe ainda o Bird Land, santuário onde vivem cerca de 300 aves das mais variadas espécies. 

Para informações sobre compra de ingressos e pacotes, acesse: www.rioquenteresorts.com.br

Para informações sobre os atrativos do município de Rio Quente, acesse: Guia de Rio Quente

*O jornalista Marcel Vincenti viajou a convite do Rio Quente Resorts