Topo

Fotógrafo dá dicas para registrar belas imagens em um safári na África

James Hill

New York Times Syndicate

29/04/2012 07h00

Enquanto me preparava para deixar Moscou, onde estou vivendo no momento, para ir para o Quênia - onde participaria de um safári de três dias no Masai Mara, estava decidido a levar o equipamento certo. Tinha aprendido a lição 25 anos antes, quando fiz parte de outro safári, ainda estudante; na época, fui armado com uma câmera básica e algumas lentes. O resultado foi um monte de imagens de vários animais… que pareciam estar bem longe. Guardei tudo numa caixa que nem sei onde foi parar.

Dessa vez, com anos de experiência profissional nas costas (embora os animais não fossem minha especialidade, longe disso) sabia que precisava de uma lente maior.

O problema é que lente maior geralmente é pesada e desajeitada, então escolhi uma grande, mas prática. Como profissional, eu tinha a vantagem de pertencer a um serviço através do qual os maiores fabricantes nos emprestam equipamentos - e foi assim que a rapaziada boa praça da Nikon russa me emprestou a telefoto 200-400 f/4, uma lente caríssima.

Você também pode obter bons resultados com lentes de telefoto caras, mas mais acessíveis (veja as dicas abaixo), que não passam de US$ 2 mil. É claro que o fato de ter uma lente grande não vai transformá-lo num magistral fotógrafo de vida selvagem da noite para o dia, mas é um começo. Incluí as especificações técnicas para cada foto, espero que sejam úteis.

Preparação

1. Câmera: As câmeras digitais estão tão avançadas que praticamente qualquer SLR (lente reflexiva simples) serve. Se puder levar duas, ótima, mas uma é mais que suficiente.

2. Se tiver que levar só uma lente, recomendo que seja uma boa telefoto, tipo a 80-400 ou a 100-400. O resultado do foco automático e a nitidez são ligeiramente inferiores aos de uma lente mais cara, mas elas são ótimas - e com o zoom, você pode fazer os enquadramentos mais rapidamente.

3. Em três dias, tirei pouco mais de 5.300 fotos. Recomendação: leve mais cartões de memória do que acha que vai precisar. Se gosta de clicar no formato RAW, vai precisar de muitos, mas mesmo que opte por JPEG é bom levar uns dois ou três cartões de 16GB ou 32GB, no mínimo. Leva também uma bateria a mais (nem sempre é possível contar com energia elétrica no hotel) e um bom pano de limpeza de lente.

4. Um monopé desmontável é essencial para estabilizar uma lente grande. Verifique a altura de toda a sua extensão, mais a câmera e se ela alcança o nível dos olhos confortavelmente.

5. Não se esqueça de levar muita paciência.