Topo

Artistas revitalizam fachadas de Funchal, na ilha portuguesa da Madeira

Três fachadas em construções de Funchal após intervenções artísticas  - Eduardo Vessoni/UOL
Três fachadas em construções de Funchal após intervenções artísticas Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Funchal (Madeira)*

07/04/2012 13h00

Em Funchal, capital da Madeira, o que eram portas velhas e esquecidas se transformaram em uma galeria a céu aberto no centro histórico da ilha portuguesa.

Iniciado há quase um ano, o projeto Arte Portas Abertas levou cores e texturas a fachadas de residências, estabelecimentos comerciais abandonados e construções decadentes da rua Santa Maria, uma das vias mais antigas desta ilha vulcânica a 600 km da costa africana.

As fachadas revitalizadas já entraram na lista dos atrativos turísticos da ilha e não perdem em interesse para cenários naturais de peso como praias selvagens e uma floresta declarada Patrimônio da Humanidade, a Laurissilva.

Para colocar o projeto em prática, moradores locais foram convidados a cederem suas portas e janelas para intervenções de artistas que usaram fotografia, escrita e pintura para criar obras sobre pedaços de madeira mal tratados que dão acesso àquelas construções centenárias.

O curioso é que a ideia do Arte Portas Abertas ganhou destaque e a zona histórica abriga hoje outras construções 'não oficiais' que foram contaminadas pelas artes. Atualmente, é possível observar intervenções em fachadas de restaurantes, lojas de souvenirs e residências nos arredores.

Os trabalhos parecem não ter data para serem concluídos, uma vez que o Arte Portas Abertas continua disposto a receber a intervenção de novos artistas que queiram pintar outras portas da região.

* O jornalista viajou à Ilha da Madeira a convite do Turismo de Portugal e do Turismo da Madeira


Projeto Arte Portas Abertas: www.arteportasabertas.com

Mais informações sobre a Ilha da Madeira: www.visitmadeira.pt