Topo

Roteiros pelo Brasil têm a cara da Páscoa

Santana do Parnaíba (SP) organiza uma das celebrações de Páscoa mais famosas do Brasil - Rubens Cavallari/Folhapress
Santana do Parnaíba (SP) organiza uma das celebrações de Páscoa mais famosas do Brasil Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Luciana Alvarez

Do UOL, em São Paulo

28/03/2012 07h03

  • Reprodução/Viagem&Cia

    Goiás Velho (GO)

Goiás Velho (GO)

Na antiga capital do Estado de Goiás, a encenação da Paixão de Cristo é feita nas ruas e praças da cidade, numa tradição que vem desde 1745.

O ritual começa no primeiro minuto da Quinta-Feira Santa, quando toda a iluminação pública da cidade é apagada para a passagem da procissão do fogaréu: 40 homens fantasiados de farricocos (soldados romanos com chapéus pontiagudos) saem às ruas com tochas nas mãos, cantando músicas sacras e tocando tambores, seguidos pela população.

Na praça principal, são encenadas a Última Ceia e a traição de Judas. A Quinta-Feira Santa é marcada ainda pelo ritual do lava-pés e, na Sexta-Feira Santa, é representada a crucificação de Jesus.

Gramado (RS)

A terra do chocolate no Brasil fica ainda mais atrativa durante o feriado. As ruas e lojas de Gramado, nas serras gaúchas, são enfeitadas com cenouras, ovos e coelhos gigantes.

  • Reprodução/CityBrazil

    Gramado (RS)

Há até parada musical e coelhos de verdade pelas ruas. Tudo para a deliciosa Chocofest, que acontece desde 1994, e este ano vai de 22 de março a 8 de abril.

No palco chamado de “Planeta Chocolate”,  montado pela prefeitura, estão previstas atividades lúdicas para as crianças, como peças, shows de música e apresentação de corais. Além disso, a organização da festa oferece diversas oficinas, como a de culinária e a de reciclagem.

Monte Alegre do Sul (SP)

Na cidade de Monte Alegre do Sul, no chamado circuito das águas de São Paulo, a curiosidade da Semana Santa é o ritual que supostamente “fecha o corpo” contra mau olhado, inveja e doenças.

Trata-se de beber durante a Sexta-Feira Santa uma pinga curtida com duas ervas: arruda e guiné. As plantas devem ser colhidas no fim da tarde, já sem sol.

  • Divulgação

    Delícias de Monte Alegre do Sul

O ritual é realizado há cerca de 60 anos, na casa dos parentes de seu Zezé Valente, que começou a tradição. Ele, por sua vez, aprendeu a receita com uma benzedeira, a escrava Nhá Sabá. População da região e visitantes fazem fila desde cedo para beber o “remédio”. A Praça do Bom Jesus, onde fica a residência dos Valente, ganha decoração especial para o evento.

Nova Jerusalém (PE)

A mais tradicional e grandiosa representação da Paixão de Cristo no Brasil é encenada em Nova Jerusalém, no agreste de Pernambuco.

  • Marcelo Loureiro/AE

    Nova Jerusalém (PE)

A superprodução conta com nove palcos (o público se movimenta durante a peça), muitos efeitos especiais e cerca de 550 atores e figurantes. É encenada dentro de uma espécie de cidade-teatro, cercada por imensas muralhas de pedra.

Com duração de duas horas, a peça conta a história desde o sermão da montanha até a crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus. Ao longo de 44 anos de existência, o espetáculo teatral já atraiu um público de mais de 3 milhões de pessoas.

Neste ano, estará no papel principal o ator pernambucano José Barbosa, que contracenará com Caco Ciocler (Judas), Larissa Maciel (Maria), Mouhamed Harfouch (Herodes) e Ellen Roche (Herodíades). As apresentações vão de 30 de março a 7 de abril.

Ouro Preto (MG)

Há mais de três séculos Ouro Preto celebra a Semana Santa com uma mistura de fé e arte. A cidade preserva o estilo barroco das construções também nas procissões, marcadas por muita pompa e dramaticidade.

  • Margarete Magalhães/Folhapress

    Ouro Preto (MG)

Na noite da Quinta-Feira Santa, há a cerimônia solene de lava-pés. A silenciosa procissão do enterro marca a Sexta-Feira Santa. Sábado é a vez da Vigília Pascal, em que os fiéis aguardam a notícia da ressurreição e a bênção do fogo.

Também é o dia em que as imagens dos santos de todas as igrejas são descobertas (elas ficam cobertas por panos durante toda a Quaresma) e quando são confeccionados os coloridos tapetes de serragem para a procissão da ressurreição, no domingo. 

Paraty (RJ)

Apenas uma vez ao ano as seis peças sacras chamadas Passos da Paixão podem ser vistas em Paraty: é na Semana Santa.

São pequenos altares embutidos em paredes de sobrados e igrejas, representando os principais momentos da Paixão. Eles são abertos na manhã de sábado, após a Procissão do Encontro -as mulheres saem de uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Dores, e os homens, da Matriz com o Senhor dos Passos, encontrando-se em frente à igreja de Santa Rita.

  • Rubens Chaves/Folhapress

    Paraty (RJ)

A cidade mantém ainda outras tradições que datam dos séculos 17 e 18, como as procissões do Fogaréu e do Enterro.

Pomerode (SC)

Um fim de semana antes da Páscoa, Pomerode, na região de Blumenau, vira palco da Osterfest -nome que significa "festa de Páscoa".

O evento conta com brincadeiras, exposição de coelhos e feira de artesanato, mas sua principal marca é a tradição alemã de usar ovos pintados para decorar árvores de galhos secos: são as "osterbaums".

  • Reprodução/Prefeitura Municipal de Pomerode

    Pomerode (SC)

A cidade inteira fica enfeitada graças ao costume, que passa de geração para geração. Cascas de ovos de galinha, pato ou marreco são pintados e secos ao sol. Os galhos secos que formam a árvore simbolizam a tristeza pela morte de Jesus, mas as cascas de ovos coloridas lembram a alegria pela ressurreição.

Santana do Parnaíba (SP)

Santana do Parnaíba, cidade da Grande São Paulo, oferece uma encenação da Paixão de Cristo de grandes dimensões: este ano a peça terá em cena 120 atores e 800 figurantes, e será ambientada em um espaço cenográfico de 15 mil metros quadrados, com dois palácios, jardim, vilarejo, templo e sepulcro.

O enredo, porém, vai muito além dos últimos dias da vida de Jesus -a narração vai começar com uma passagem do Antigo Testamento, contando a história de Moisés e dos dez mandamentos.

O espetáculo, com duas horas e meia de duração, será apresentado nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 20h30, próximo à barragem Edgard de Souza.