Topo

Autora do livro "1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer" dá dicas para mulheres que querem desbravar o mundo sozinhas

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 07h00

  • Divulgação

    Patricia Schultz, autora de "1000 lugares para conhecer antes de morrer"

Autora do best-seller “1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer”, que vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo, a jornalista norte-americana Patricia Schultz esteve em São Paulo nesta semana para dar palestras sobre suas experiências de viagem. Seu currículo a credencia para tal tarefa: com 25 anos de carreira, Patricia afirma haver conhecido “80% dos países do mundo” e, mesmo com tantos quilômetros rodados, está longe da aposentadoria.“Ainda sonho em pisar na Mongólia”, diz ela.

Em sua passagem pela capital paulista, a jornalista concedeu uma entrevista exclusiva para o UOL Viagem, em que, aproveitando o Dia da Mulher, deu dicas para moças e senhoras que sonham em desbravar o mundo sozinhas – ou na companhia de amigas.

A boa notícia é que, para Patricia, o mundo está cada vez mais seguro, divertido e preparado para receber viajantes solitárias. Os países islâmicos, porém, ainda são, segundo ela, “lugares tensos” para o sexo feminino. “É necessário ter uma certa rodagem para visitar a região. E a mesma dica se aplica ao Brasil”, afirma.

Você já visitou a maioria dos países do mundo. Que lugares indicaria para mulheres que planejam viajar sozinhas?

Começando pela região que cerca o Brasil, tenho uma grande paixão pelos países da costa oeste da América do Sul. Peru e Chile, para mim, são dois países extraordinários. O Peru tem Machu Picchu e cidades históricas como Cusco e Arequipa, e está lotado de visitantes. Qualquer viajante do sexo feminino não teria problemas em se enturmar por lá, e as opções de passeios são enormes. Estive no Peru várias vezes e nunca me senti ameaçada no país. O Chile, por sua vez, é um país extremamente sofisticado, que reúne diferente tipos de paisagens e abriga regiões vinícolas belíssimas. É um lugar que sempre agrada quem gosta de contemplar a natureza.

Já na Europa, eu indico a Escandinávia. Países como Noruega e Suécia são extremamente limpos e têm uma população que fala inglês fluentemente. Suas áreas rurais são lindas e muito seguras para viajantes que se locomovem sozinhos. E, além disso, há turistas por toda a parte. Fazer amizade é muito fácil por lá.

E os países asiáticos? Eles são uma boa escolha para viajantes solitárias?

Eu não recomendaria Índia ou China, especialmente para turistas com pouca experiência. São lugares caóticos e que podem deixar a turista de primeira viagem um pouco confusa. Uma melhor opção são os países do Sudeste Asiático, especialmente a Tailândia. Trata-se de uma nação que recebe muito bem os viajantes estrangeiros e onde mulheres podem viajar tranquilas sem ser incomodadas. E há muito o que ver: a cultura e as praias tailandesas estão entre as mais interessantes do planeta.

Quais lugares você não recomendaria de jeito nenhum para turistas do sexo feminino?

Acho que todos os países do mundo merecem ser conhecidos, mas as nações muçulmanas, principalmente as do Oriente Médio, ainda são lugares um tanto hostis para mulheres que viajam sozinhas. Estive algumas vezes na região e muitos muçulmanos não compreendem por que algumas mulheres viajam sozinhas. Eles pensam que elas deveriam estar com seus maridos e acabam nos olhando de maneira estranha. Quando estou sozinha em algum desses países, sempre acabo restringindo meus movimentos, evitando ir a certos lugares onde sei que haverá muitos homens.

Há algum destino que você visitou que mudou drasticamente a sua visão de mundo?

O próprio Oriente Médio me fez refletir bastante. Quando estive lá, vi mulheres que não podiam sair de casa sem a burca, que não podiam dirigir e, muitas vezes, não tinham autorização nem para ir ao médico. Isso me fez refletir sobre a condição da mulher no mundo ocidental, sobre todas as liberdades que, por direito, nós temos. A vida das mulheres ainda é muito difícil nos países muçulmanos.

Você é norte-americana e, como deve saber, conseguir visto de turismo para os Estados Unidos está cada vez mais fácil para brasileiros. Que lugares menos conhecidos do país você indicaria para os viajantes do Brasil?

Um dos meus lugares favoritos nos Estados Unidos é Charleston, no Estado da Carolina do Sul. É uma cidade histórica que fica ao lado do mar e possui uma animada vida estudantil. Austin, no Texas, é outra cidade fabulosa, cheia de gente jovem e festivais de música. E eu não poderia deixar de indicar Nova Orleans, que tem uma das melhores cenas de jazz de todos os Estados Unidos e, pelo menos no seu centro histórico, parece haver superado os estragos causados pelo Furacão Katrina [ocorrido em 2005].

E no Brasil? O que você diria se uma amiga sua lhe contasse que pretende visitar o país?

Acho o Brasil um país lindo, mas cidades como Rio e Salvador, apesar de extremamente interessantes, não são para principiantes. Acho que qualquer turista estrangeiro deve ter uma certa experiência de viagens antes de visitar as grandes cidades brasileiras. Infelizmente, para mim há um certa insegurança no ar de lugares como Salvador. O viajante tem que saber se cuidar para que possa aproveitar todas as atrações que a cidade tem para oferecer.