Europa

Helsinque, Finlândia

Design. Design. Design. Estética alimenta o novo bacana
 
O despertar culinário de Copenhague e o ditar de moda de Estocolmo podem ter inflamado a atual paixão do mundo pela cultura nórdica; agora Helsinque caminha para o centro dos holofotes. O Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial a nomeou Capital Mundial do Design de 2012.

 
O design há muito faz parte do DNA da cidade, mas nos últimos anos a cena está ficando cada vez mais energizada: o Distrito de Design oficial inchou para abranger 25 ruas e quase 200 empresas voltadas ao setor, que variam de lojas vendendo utensílios domésticos e móveis até hotéis-butique e lojas de roupa. O design também se infiltrou na cena de restaurantes, notadamente no elegante Chez Dominique e no badalado recém-inaugurado (e já com estrela Michelin) Olo.
 
Além de tudo isso, há o novo e espetacular Centro de Música de Helsinque de US$ 242 milhões. Grupos de estudantes da Academia Sibelius - a única universidade na Finlândia dedicada exclusivamente à música - se apresentarão no espaço notável de paredes de vidro, e tanto a Orquestra Filarmônica de Viena quanto a Filarmônica de Helsinque se apresentarão em 2012. (Ingrid K. Williams)

 

Londres, Inglaterra

As Olimpíadas! A rainha! Os 200 anos de Charles Dickens!
 
Pontilhada por canteiros de obras, Londres está se preparando para a pompa e circunstância dos Jogos Olímpicos e para a celebração do Jubileu de Diamante do 60º aniversário do reinado da rainha. Novos estádios, espaços públicos e shopping centers estão despontando no lado leste da cidade; e no lado oeste um Waldorf Astoria com 137 quartos abriu em um terreno de 161 hectares próximo do aeroporto de Heathrow.
 
Mas nem tudo se restringe a esportes e à realeza. Em uma rua de casas georgianas em Bloomsbury, o Museu Charles Dickens abriu a tempo para o 200º aniversário do escritor. Do outro lado da cidade, o Warner Brothers Studio Tour abrirá os estúdios da série "Harry Potter" para aqueles interessados em reviver os filmes. Os Rolling Stones, celebrando seu 50º aniversário, poderão fazer uma nova turnê, com um possível final aqui. E Robert Redford inaugurará um posto avançado em Londres do Festival de Cinema de Sundance, em abril na O2 Arena.
 
Em meio à agitação, surgem relances de excentricidade. Se o Waldorf não tiver apelo, fique hospedado em uma embarcação projetada por um arquiteto, empoleirada na beira de um telhado que dá para o Rio Tâmisa. Ou visite o local do movimento Ocupe Londres, que mantém sua cidade de tendas ao lado da Catedral de São Paulo. (Ravi Somaiya)

 

Glasgow, Escócia

A versão de Zaha Hadid para as docas escocesas
 
A segunda cidade da Escócia agora possui um museu de US$ 115 milhões projetado por Zaha Hadid para acompanhar seu novo porto cintilante e calçadão às margens do rio.
 
O Riverside Museum, inaugurado em junho, fica situado em um prédio deslumbrante à beira do rio, com uma coleção de três mil peças dedicadas ao rico passado de engenharia e construção naval. Sua localização, às margens do Rio Clyde, já foi lar de muitos estaleiros e considerado o coração econômico de Glasgow. Mas quando a indústria partiu, a área estagnou.
 
Não mais. Glasgow passou mais de uma década redesenvolvendo mais de 50 hectares de estaleiros abandonados e docas sem uso, em um esforço para restaurar a antiga glória ao local. Agora há um calçadão agradável com móveis de rua de aço, paralelepípedos da Glasgow vitoriana e parafernália marítima. Limeiras foram plantadas em ambos os lados da esplanada e há ciclovias por toda parte. Um novo ponto de balsa para o Riverside Museum, que acabou de atingir um milhão de visitantes, marca a primeira vez em 50 anos que esta seção do rio recebe serviço regular de passageiros. (Rachel B. Doyle)

 

Florença, Itália

Uma cidade renascentista recebe um toque contemporâneo
 
Desde 2009, o jovem prefeito de Florença, Matteo Renzi, tem capitaneado esforços para construir uma cidade viva, habitável, que celebra - mas não está presa - a sua rica história (e suas riquezas históricas). O resultado? Uma eletrizante cena artística tem surgido dentro de vários palácios medievais, monumentos antigos foram restaurados e reabertos ao público pela primeira vez em décadas e os restaurantes têm trocado os tradicionais pratos da Toscana por uma sofisticada culinária contemporânea.
 
O grande Palazzo Strozzi, do século 15, agora abriga o Centro de Cultura Contemporânea Strozzina, um destino para eventos imperdíveis, como o próximo "Americanos em Florença: Sargent e os Impressionistas Americanos", que abrirá em março. O Spazi Urbani Contemporanei, um espaço de artes localizado em um antigo mosteiro do século 15, agora abriga trabalhos de artistas italianos emergentes. No ano passado, a torre de San Niccolò, datada do século 14 e com 45 metros de altura, foi reaberta ao público e oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Em setembro, a grife Gucci inaugurou o seu primeiro museu no histórico Palazzo della Mercanzia.
 
A relação de hotéis de luxo de Florença também foi reforçada com a inauguração em maio do novo e opulento Saint Regis Florence, em um palácio à beira-rio, e pelo Grand Hotel Villa Cora, outro cinco estrelas espetacular próximo aos Jardins de Boboli. Até a acomodada cena gastronômica florentina renasceu com novos restaurantes como o IO Osteria Personale e Ossi di Seppia.
 
O próximo passo para a capital toscana é a restauração das margens do Rio Arno e melhorias no maior parque da cidade. (Ingrid K. Williams)

  • Luciana Rocha/UOL

    Terrenos extensos do Palácio de Schönbrunn em Viena

Birmingham, Inglaterra

Será que a segunda cidade da Inglaterra poderia ser a primeira em gastronomia?
 
"Olive", a revista de gastronomia da "BBC", surpreendeu recentemente os gourmands britânicos ao declarar Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra, a "cidade mais gourmet" do Reino Unido, à frente de Londres e de Edimburgo. O prêmio veio em outubro passado, quando Birmingham estava realizando um festival anual, o Birmingham Food Fest de dez dias, que conta com talentos locais, como Aktar Islam, do Lasan Restaurant; talentos em ascensão como David Colcombe, do Opus, Andy Waters, do Edmunds Restaurant, e Steve Love, do Loves Restaurant; e uma trinca de chefs com estrelas Michelin: Glynn Purnell, do Purnell's; Andreas Antona, Luke Tipping e Adam Bennett, do Simpsons Restaurant; e Richard Turner, do Turners of Harborne.
 
Os chefs estão desenvolvendo uma cena de restaurantes já rica. Birmingham é famosa no Reino Unido por seu Triângulo Balti, uma área da cidade que é lar do adorado prato de curry paquistanês-caxemir inventado aqui; ele também é o local de nascimento de itens alimentares clássicos britânicos, como o chá Typhoo, Bird's Custard e o molho HP. (Alexander Lobrano)

 

Viena, Áustria

Arte moderna brota na capital imperial da Áustria
 
Após uma enxurrada de atividade, a venerável cena de museus de Viena está preparada para um ano importante. Julho marca o 150º aniversário do vienense Gustav Klimt, o mestre do movimento da Secessão de Viena cujas pinturas eróticas, oníricas, em folhas de ouro, se transformaram em algumas das obras mais populares (e caras) do modernismo; em uma série de exposições ao longo de todo ano de 2012, mais de suas obras estarão em exposição em um só lugar do que jamais ocorreu antes.
 
E em uma cidade conhecida por sua relutância ferrenha em mudar, duas instituições proeminentes nomearam novos diretores ambiciosos: Christoph Thun-Hohenstein, o influente ex-diretor do Austrian Cultural Forum em Nova York, foi anunciado como novo chefe do amplo Museu de Artes Aplicadas, e o Museu de Arte Moderna reabriu em setembro após amplas reformas e a posse de uma nova diretora, a curadora alemã Karola Kraus.
 
No mês passado, outro especialista em arte moderna, 20er Haus, reabriu como 21er Haus, um espaço de exposição e centro cultural que apresenta arte austríaca de 1945 até o presente. E uma nova colaboração de destaque, que estreará nos próximos meses, fortalecerá ainda mais a cena de arte da cidade: a decana de arte contemporânea Francesca von Habsburg emprestará tanto sua hábil direção artística quanto seus recursos consideráveis ao Augarten Contemporâneo no museu Belvedere, situado em um palácio barroco. O projeto de três anos, chamado Thyssen-Bornemisza Augarten Contemporânea, casa o Belvedere, uma das maiores instituições públicas de arte da cidade, com a fundação privada de Von Habsburg, Thyssen-Bornemisza de Arte Contemporânea. (Charly Wilder)

 

O Algarve, Portugal

A Riviera de Portugal recebe vários novos hotéis de luxo
 
O Algarve, a costa sul de Portugal, há muito é um grande destino de férias para os europeus do norte. Mas a região ensolarada está buscando atrair um número maior de turistas ao se reciclar com novos e reformados hotéis de luxo, que enfatizam o estilo, a autenticidade e a ecologia. Em Portimão, um exemplo perfeito é o recém reaberto Hotel Bela Vista, com 38 quartos. Este palacete de 1918, com vista para a famosa Praia da Rocha, foi reformado pelo dono de hotéis francês Thierry Naidu e conta com um design deslumbrante de autoria da decoradora portuguesa Graça Viterbo.
 
Também há hotéis abrindo em áreas mais tranquilas do Algarve, incluindo o resort Martinhal em Sagres, e um hotel Conrad com previsão de abertura em novembro. Os lisboetas na moda também estão indo para o Olhão, uma antiga cidade de peixes enlatados transformada em resort, com opções de hospedagem elegantes, como o recém-aberto Real Marina Hotel & Spa, e atrações naturais, como o Ria Formosa, um parque nacional que conta com uma das maiores lagoas de recifes da Europa, onde é possível ter a beleza imaculada das praia de areias brancas só para você - ao menos por ora. (Alexander Lobrano)

 

País de Gales

Uma nova trilha de caminhada oferece novas vistas das costas escarpadas
 
As muitas trilhas de caminhada no País de Gales são conhecidas por suas vistas das terras altas escarpadas e das costas cercadas de falésias. Explorar o país a pé ficará mais fácil em maio, quando a Trilha da Costa do País de Gales será concluída, ligando várias trilhas diferentes e criando uma rota para pedestres de cerca de 1.660 quilômetros rodeando o país. A trilha - que em alguns trechos será aberta para ciclistas e passeios a cavalo - segue o Atlântico e o Mar da Irlanda por toda a extensão do país, passando por castelos medievais e atravessando cidades, incluindo Cardiff e cidades turísticas como Tenby.
 
Mesmo que poucos tenham pernas para percorrer toda a trilha, empresas como Celtic Trails e Contours Walking Holidays aliviam a carga, ao oferecerem transporte da bagagem de um hotel para outro ao longo de vários trechos do longo percurso. (Elaine Glusac)

 

Dubrovnik, Croácia

A Saint-Tropez dos Bálcãs, clássica e moderna em partes iguais
 
Os últimos cinco anos foram bons para Dubrovnik: à medida que se abriu para os turistas ocidentais, seu número de visitantes tem crescido constantemente - cerca de 10% ao ano - desde que a recessão global atingiu em 2008. Frequentemente chamada de Joia do Adriático, esta cidade litorânea conta com ruas de mármore, fontes renascentistas e praias de areias brancas. Ela também completou recentemente uma ampliação de seu aeroporto e uma reforma elegante de seu sistema de bondes, oferecendo melhor acesso à cidade e suas vistas.
 
Enquanto isso, os donos de hotéis locais competem para conquistar o fluxo crescente de turistas de luxo, com o Pucic Palace, o refinado Excelsior Hotel & Spa e o belo Villa Dubrovnik no alto de um penhasco, todos passando por reformas extensas nos últimos anos. Novas atrações culinárias incluem o ponto de cozinha fusion francesa Gil's, o Panorama, aberto há dois anos, e Lucin Kantum, um restaurante de aperitivos croatas que abriu no ano passado na Cidade Velha. (Charly Wilder)
 

Crans-Montana, Suíça

Restaurantes e chalés de luxo colocam à luz um resort alpino
 
Surpreendentemente poucos turistas internacionais visitam Crans-Montana, preferindo resorts alpinos mais conhecidos como Zermatt e Verbier, lugares para ver e ser visto. Mas com suas lojas sofisticadas de estilistas, hotéis cinco estrelas, restaurantes com estrela Michelin e 140 quilômetros de encostas para esqui, a notícia está se espalhando.
 
Empoleirada bem acima do Vale do Ródano, no oeste da Suíça, em um platô ensolarado com face para o sul, o resort que abrange duas cidades oferece vistas panorâmicas do Matterhorn e do Mont Blanc. Com mais de 250 butiques, 60 restaurantes e 30 hotéis, Crans-Montana não carece de atividades pós-esqui. E novos voos da companhia aérea Snowjet, decolando do Aeroporto de Londres Stansted e pousando no Aeroporto de Sion, a cerca de 30 quilômetros do resort, estão facilitando a chegada ao resort em uma hora após desembarcar do avião.
 
O resort na montanha também é célebre por ser a sede do Omega European Masters, entre os maiores eventos de golfe da Europa, todo mês de setembro em um dos campos mais elevados de 18 buracos nos Alpes, o Severiano Ballesteros. No ano passado, o Crans-sur-Sierre Golf Club abriu seu primeiro centro europeu de treinamento de golfe em altitude elevada, em funcionamento o ano todo, para que golfistas ávidos possam praticar suas tacadas apesar da neve. (Michelle Higgins)
 

Montpellier, França

Arquitetos estão mudando a cara da oitava maior cidade da França
 
O mais célebre arquiteto da França, Jean Nouvel, e um colaborador, François Fontès, apresentaram sua prefeitura azul e em forma de cubo em novembro, e no início do ano que vem, o RBC Design Center de Nouvel - outra estrutura modernista que abrigará o showroom de móveis da marca RBC - abrirá suas portas nesta cidade medieval mediterrânea, repleta de estudantes.
 
Ainda mais inovador, o há muito aguardado prédio Pierres Vives, de autoria da estrela da arquitetura Zaha Hadid, ficará pronto até o final do ano. O edifício longo e amplo, de camadas brancas de concreto em espirais e vidro tingido de verde, é uma estrutura futurista que contará com uma biblioteca, arquivos e repartições municipais.
 
E para chegar até eles, a cidade está instalando aquele que pode ser o sistema de trens leves mais sedutor da Europa. As duas linhas existentes exibem exteriores de aves e flores caleidoscópicas de autoria de Christian Lacroix, e as duas novas linhas no estilo colorido característico de Lacroix estão a caminho. Ambas serão inauguradas em breve com um tema submarino e um tema solar, respectivamente, juntamente com aproximadamente 27 quilômetros de novos trilhos. Pense nela como a passarela de moda mais longa da França. (Seth Sherwood)

 

Lodz, Polônia

A Hollywood da Polônia recupera seu passado industrial
 
A terceira maior cidade da Polônia e a capital do cinema do país (com uma escola de cinema onde teve início as carreiras de Roman Polanski e Andrzej Wajda), Lodz viu seu labirinto de depósitos têxteis e relíquias da era industrial readaptados para fins artísticos e empresariais.
 
O mais recente é o do diretor David Lynch, que tem um acordo para montagem de um grande estúdio de cinema em uma antiga usina elétrica do século 19 na cidade. Sua reforma - que também incluirá um planetário, uma biblioteca, uma exposição sobre o espaço e um teatro - deverá ser apresentada ao público em 2014. Além disso, o arquiteto Frank Gehry, cujos avôs eram de Lodz, está negociando para projetar um centro de congresso e festival em um prédio vanguardista.
 
Esses empreendimentos estarão em boa companhia. Uma tecelagem de Lodz agora é um centro de entretenimento e varejo chamado Manufaktura, enquanto outra, a Ms2, é há três anos um museu de arte contemporânea repleto de obras experimentais. Um complexo industrial do século 19 renasceu como uma incubadora de arte, o Lodz Art Center, que promove palestras e festivais. (Rachel B. Doyle)
 

Dalarna, Suécia

Uma região cheia de história oferece uma escapada de Estocolmo
 
A maioria dos turistas conhece a Suécia apenas pelo lado urbano bacana de Estocolmo e de Gotemburgo. Mas quando o sol se aproxima de seu ápice no verão, os moradores da cidade frequentemente partem para uma das províncias centrais do país, Dalarna. Suas florestas e lagos cintilantes realizam festas de verão tradicionais e toda casa de fazenda é digna de um cartão postal. Com a divisa sul de Dalarna a apenas cerca de 200 quilômetros da capital, chegar lá - de carro, ônibus ou trem - é muito fácil, apesar da paisagem rústica de "Os Vales", a tradução de Dalarna, poder parecer muito mais distante.
 
Isso a tornou um refúgio natural para pintores suecos como Anders Zorn, cujo lar na cidade de Mora atualmente é um museu. Os artesãos ainda produzem artesanato tradicional como o Cavalo de Dala, um mascote nacional. Mas Dalarna não é um destino apenas de verão: todo mês de março, a região recebe a Vasaloppet, uma das maiores corridas de esqui cross-country do mundo, e no outono há uma folhagem incrível e ricos pratos de carne de caça em restaurantes de sofisticação surpreendente, como o Dala-Husby Hotell. (Evan Rail)
 

Portovonere, Itália

Visete enquanto a Cinque Terre é reconstruída
 
No final de outubro, chuvas torrenciais causaram deslizamentos de terra catastróficos e enchentes que devastaram Monterosso e Vernazza, duas cidades litorâneas pregadas no penhasco, na famosa costa noroeste da Cinque Terre, na Itália.
 
Apesar das cidades estarem lentamente sendo reconstruídas, os viajantes em busca dos prazeres da região em 2012 devem considerar visitar Portovenere, uma cidade igualmente encantadora, apesar de altamente ignorada, ao sul de Cinque Terre.
 
Como suas vizinhas famosas, Portovenere é um vilarejo pesqueiro tradicional, com um amontoado pitoresco de casas em tom pastel, embarcações balançando no porto e uma rede de trilhas de caminhada. Mas aqui, as multidões são esparsas, de modo que é possível ver uma igreja estriada em preto e branco do século 13 em paz, antes de se maravilhar com as vistas da resplandecente Baía de La Spezia, que há muito inspira poetas e escritores, de Lorde Byron a D.H. Lawrence. (Ingrid K. Williams)

Ucrânia

Praias virginais e palácios czaristas - a preços do Velho Mundo
 
A Ucrânia está finalmente vendo o afluxo do dinheiro necessário para financiar seu há muito subdesenvolvido setor de turismo, em parte graças a sua escolha como co-sede do Campeonato Europeu de Futebol de 2012. Cidades belas e históricas como Kiev, Odessa e Lviv estão passando por modernização, restauração e nova injeção de energia cultural, mas ainda são baratas, relaxadas e altamente livres de armadilhas para turistas. Todas as três cidades reformaram seus aeroportos e adicionaram numerosos hotéis, restaurantes e lojas, enquanto novas obras rodoviárias tornam viajar para fora das cidades mais fácil e mais confortável.
 
Os fãs de praias são aconselhados a seguirem para a costa do Mar Negro, que se estende ao longo da Península da Crimeia até Odessa. Há muito um destino de praia popular para os russos, a área está lentamente começando a atrair visitantes de outros lugares para suas praias imaculadas, clima agradável, penhascos salientes e maravilhas arquitetônicas. (Charly Wilder)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos