América do Sul

Patagônia Chilena

Prova de que aventura não precisa significar desmatamento
 
Com uma mistura de picos cobertos por neve, floresta imaculada e uma rede de parques nacionais, o Chile está despontando como um dos pontos de aventura mais badalados do mundo, agora contando com vários hotéis rústicos de luxo nos quais os buscadores de aventuras podem se hospedar.

 
Puma Lodge, uma verdadeira obra de design em madeira e vidro a cerca de uma hora e meia ao sul de Santiago, oferece heli-esqui por quilômetros de neve intocada, e fora do Parque Torres del Paine na Patagônia, o novíssimo Tierra Patagonia oferece atividades como passeio a cavalo pelas estepes e passeios de barco por um lago glacial (ao mesmo tempo em que oferece confortos como spa e uma piscina aquecida coberta). Enquanto isso, a mais recente propriedade Singular, que também abriu em novembro do lado externo do parque, realiza expedições até as geleiras próximas. Para passeios personalizados, os pioneiros na região, como Cazenove & Loyd, podem ajudar a superar os desafios logísticos de percorrer as paisagens dramáticas do Chile. (Ondine Cohane)

 

Paraty, Brasil

Colocando a Costa Verde do Brasil no mapa cultural
 
Este refúgio pacífico está rapidamente se transformando no destino culturalmente mais rico do litoral sul do Rio. O calendário cultural de Paraty inclui há três anos um festival de jazz, blues e soul organizado por um importante espaço de música ao vivo de São Paulo, o Bourbon Street Music Club. Em todo mês de junho, atrações como o trompetista americano Roy Hargrove e o trombonista brasileiro Raul de Souza levam seus sons às ruas de paralelepípedos do bairro histórico. Outro evento recém-inaugurado é o Paraty Em Foco, uma série anual de exposições de fotografia exibindo artistas em ascensão do Brasil e do exterior. E há a Flip, um festival literário repleto de leituras, festas cheias de caipirinha e astros eruditos como Ian McEwan, Isabel Allende e Salman Rushdie.
 
As outras atrações de Paraty incluem butiques com artesanato de bom gosto, cafés aconchegantes, restaurantes de peixes e frutos do mar à luz de velas e pousadas encantadoras. A mais elegante é a Casa Turquesa, votada a melhor nova pousada de 2009 pelo Guia Quatro Rodas. No final deste ano, Paraty receberá seu primeiro hotel de luxo. O grupo francês Maisons des Rêves -conhecido por seus hotéis Relais & Châteaux - planeja abrir uma propriedade próxima do porto da cidade. (Paola Singer)

 

Ilha de Chiloé, Chile

Um novo visual, e controvérsia, nos limites da América do Sul
 
Pouco além da costa do Chile, onde a terra começa a parecer como se tivesse sido despedaçada por uma britadeira, a Ilha de Chiloé - conhecida por suas casas de palafitas, igrejas reconhecidas pela Unesco, reservas naturais, vida selvagem incomum e beleza natural bruta - está passando por uma plástica. Até recentemente, a ilha de cerca de 8.290 quilômetros quadrados era um refúgio para a população local. Mas o presidente Sebastián Piñera tem planos para compartilhar a ilha com o restante do mundo.
 
O governo chileno começou a investir bilhões de pesos na infraestrutura da ilha e os resultados já são evidentes: novas estradas pavimentadas, um novo terminal de balsa e o futuro Aeroporto Mocopulli, na cidade de Castro, que oferecerá voos diretos para Santiago. A companhia elétrica chilena Ecopower tem planos para construção de uma fazenda eólica com 56 turbinas, que deverá produzir três vezes a necessidade de energia da ilha. Assim que a construção tiver início, entretanto, a ilha poderá perder muitas de suas aves migratórias, pinguins e baleias azuis ameaçadas, alertaram grupos ambientais. Em outras palavras, agora é o momento para ir. (Danielle Pergament)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos