América Central

Panamá

Vá para ver o canal. Permaneça para ver tudo mais
 
Há 12 anos o Panamá recuperou o controle de seu canal e a economia do país está prosperando. Guindastes marcam a silhueta da capital, Cidade do Panamá, onde arranha-céus brotam um atrás do outro e imigrantes chegam diariamente de todas as partes do mundo. Entre aqueles que chegaram em massa nos últimos anos estão os americanos, que estão investindo em imóveis panamenhos por meio da construção de hotéis e compra de lares para idosos. A aprovação em outubro do acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e o Panamá deverá acelerar esse intercâmbio internacional de pessoas e dólares (os países usam a mesma moeda).

 
Entre os projetos de desenvolvimento de destaque está o próprio Canal do Panamá, que está passando pelas primeiras etapas de uma ampliação multibilionária. O projeto alargará e aprofundará o canal existente e adicionará duas novas comportas, dobrando a capacidade de carga do canal. Para aqueles que desejam ver o canal como foi originalmente projetado, este é o momento. A ampliação deverá ser concluída em 2014, no 100º aniversário do canal.
 
Outros projetos importantes incluem a construção de três primeiros: o Panamera, o primeiro hotel Waldorf Astoria na América Latina (que deverá abrir em junho de 2012); o Trump Ocean Club, o prédio mais alto da região, que abriu em meados do ano passado; o primeiro projeto latino-americano de Frank Gehry, o BioMuseo, um museu de história natural com abertura prevista para o início de 2013.
 
Até mesmo o famoso e dilapidado bairro histórico da Cidade do Panamá, Casco Viejo, foi transformado. O bairro, um emaranhado de ruas estreitas, casas centenárias e prédios públicos neocoloniais, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1997 e agora é um elegante distrito de artes, com galerias, cafés, músicos de rua e alguns dos restaurantes e hotéis-butique mais chiques da cidade.
 
Do outro lado do canal, na costa caribenha do Panamá, o arquipélago Bocas del Toro se tornou um destino popular no circuito dos mochileiros, com mergulho com snorkel e tirolesa de dia e baladas agitadas à noite. (Freda Moon)

 

 

Havana, Cuba

A capital cubana está novamente ao alcance dos americanos
 
A única coisa entre os americanos e as ruas quentes de Havana atualmente é o Estreito da Flórida, desde que o governo Obama ampliou os tipos de viagens permitidas. Uma crescente lista de organizações possui licença para realizar viagens para Cuba, incluindo a National Geographic Expeditions, Austin-Lehman e o Centro para Estudos Cubanos. Também há mais voos partindo de mais cidades americanas: Fort Lauderdale e Tampa se juntaram recentemente a Nova York, Miami e Los Angeles na lista, e Chicago será adicionada neste ano.
 
As regras do programa "people-to-people" exigem uma interação dos americanos com os cubanos (férias sol e praia ainda são proibidas), de modo que as excursões envolvem encontros com historiadores de arte, agricultores orgânicos e outros. Convenientemente, novos restaurantes e pensões, alguns em belos casarões coloniais, surgiram ao longo do ano passado à medida que o governo cubano passou a permitir mais empreendimentos privados. Havana também está se preparando para sua 11ª Bienal, de 11 de maio a 11 de junho, que atrairá mais de 100 artistas cubanos e estrangeiros. (Victoria Burnett)

 

São Vicente

Um novo resort pode colocar esta ilha caribenha no mapa
 
O fato de a American Airlines não possuir voos para lá poderia explicar o motivo para São Vicente permanecer entre os melhores segredos do Caribe: uma ilha incrivelmente exuberante e imaculada, cercada por águas azuis o suficiente para fazer as de outras ilhas parecerem barrentas em comparação. O que há aqui - um vulcão que pode ser escalado, cachoeiras impressionantes, praias de areias pretas - é pequeno em comparação ao que não há: lojas de rede, multidões, grandes hotéis.
 
Mas há uma nova exceção. Buccament Bay, um resort cinco estrelas, abriu recentemente e oferece mais quartos, cerca de 360, do que todos os outros hotéis da ilha somados. E também há os cinco restaurantes, o spa, o campo de futebol e o centro de artes performáticas do resort. Ele e o novo aeroporto internacional, que deverá ser inaugurado no final de 2013 e foi projetado para atender um número de passageiros cinco vezes maior do que a ilha recebe atualmente, provavelmente tornarão a ilha mais conhecida e atrairão turistas. Vá para lá antes deles. (Baz Dreisinger)

 

Península de Samaná, República Dominicana

Praias intocadas, mas não por muito tempo
 
Por anos, a Península de Samaná, na costa nordeste da República Dominicana, permaneceu um dos redutos naturais remanescentes do Caribe, em grande parte intocada por causa de sua localização remota. Mas um aeroporto internacional, El Catey, construído próximo da base da península poucos anos atrás e, mais recentemente, uma estrada, que encurtou a distância de Santo Domingo de cinco para duas horas, estão trazendo novo desenvolvimento.
 
Balcones del Atlántico, um RockResort aberto em maio passado no vilarejo de Las Terrenas, é o mais novo resort de luxo da península. Suas 86 casas com dois e três quartos têm diárias a partir de US$ 500, fornecendo uma base confortável a partir da qual explorar o ecoturismo. A Peninsula House, uma propriedade ao estilo fazenda com apenas seis suítes que custam US$ 580 por noite, foi eleita vencedora do grande prêmio 2011 do "Andrew Harper's Hideaway Report". E o Auberge Resort's Casa Tropicalia, como 44 suítes à beira-mar e um spa ao ar livre na Baía de Samaná, será aberto em 2014.
 
Também há muitas atrações fora do resort. No dezembro, a Bavaro Runners, uma operadora de turismo de aventura, abriu um novo passeio de tirolesa consistindo de 20 plataformas e dez tirolesas.
 
Vá agora, antes que cheguem as multidões. (Michelle Higgins)

 

Nosara, Costa Rica

Fãs de surfe tomaram uma cidadezinha remota
 
Com praias arenosas, águas quentes esverdeadas e ondas raramente grandes demais, a comunidade remota de Nosara, na floresta da costa do Pacífico da Costa Rica, se tornou o ponto ideal para aprender surfe. A praia de Guiones, em forma de lua crescente, é um bom ponto de partida para caminhadas ou para visitar o refúgio de tartarugas próximo, e há pequenos hotéis encantadores e bares locais como música ao vivo. Mas em um lugar com tempo ensolarado e sem chuva de dezembro até maio, o surfe é o grande lance.
 
Escolas de surfe brotaram por toda a cidade, incluindo a Surf Simply, que se concentra em uma filosofia técnica de treinamento esportivo e também oferece uma viagem com guia pela costa para seus programas de surfe de 2012, e a Safari Surf School, um acampamento de surfe com certificação oficial da Billabong. Nosara Surf Cam oferece atualizações em tempo real das ondas pela Internet. Dê uma espiada para ficar com vontade. (Bonnie Tsui)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos