África

Tanzânia

Passando a ser reconhecida como um destino de safári de luxo
 
Nos últimos anos, o número de turistas seguindo para a Tanzânia vinha crescendo, segundo especialistas em turismo para o Leste da África como a Hippo Creek Safaris e Abercrombie & Kent. Mas depois de vários ataques violentos contra turistas no Quênia, os números realmente foram às alturas, com a Tanzânia passando a absorver os interessados por safári que antes seguiam para o país vizinho. Não que a Tanzânia esteja apenas lucrando com os problemas do Quênia; afinal, ela sempre teve o Monte Kilimanjaro.

E agora outras atrações também estão sendo descobertas, locais como a Gibb's Farm, um pequeno hotel de onde os hóspedes podem caminhar até a área da Cratera de Ngorongoro, um dos principais destinos para observar grandes animais. Além disso, a abertura de reservas exclusivas de safári, como a Singita Grumeti e campos de luxo administrados pela Nomad Tanzania e Chem Chem, são evidência de que a infraestrutura de turismo do país está ficando mais sofisticada, talvez até mesmo alcançando a do Quênia. (Gisela Williams)

Dakhla, Marrocos

No sul do Marrocos, um refúgio artístico
 
O pessoal descolado no Marrocos não quer que mais ninguém descubra esta cidade remota no deserto, estranhamente bela, na costa do Atlântico do Oeste do Saara, uma área com uma história tumultuada, atualmente governada pelo Marrocos. Em uma faixa de areia de 50 quilômetros entre o oceano e uma tranquila lagoa a cerca de 950 quilômetros de Marrakech, a cidade está se transformando em um dos maiores destinos do mundo para windsurfe e kitesurf.
 
Mas há mais em Dakhla do que diversão em prancha. Muitos vêm pelo seu novo status boêmio: é um local ensolarado, remoto, selvagem, com atmosfera livre e abundância da cultura tuareg local. A temperatura da água se mantém em constantes 26ºC o ano todo, o deserto fica a uma curta caminhada de distância e os peixes e frutos do mar pescados localmente são deliciosos. Sonolenta durante o dia devido ao calor frequentemente intenso do Saara, a cidade ganha vida após escurecer, com cafés e restaurantes animados. Dakhla também conta finalmente com um lugar para os não mochileiros: o hotel Calipau Sahara, uma riad (casa marroquina com jardim interno) moderna que abriu há dois anos, com um longo trecho de praia privada e uma piscina de água salgada. E apesar de parte do charme de Dakhla ser sua relativa inacessibilidade, a Royal Air Maroc oferece voos diários saídos de Casablanca. (Alexander Lobrano)

 

Uganda

Estabilidade e turismo sustentável restauram o brilho da pérola da África
 
Marcada pelo regime homicida de Idi Amin nos anos 1970, Uganda permaneceu praticamente de fora do mapa típico de turismo de safári africano. Mas após mais de duas décadas de relativa estabilidade sob o presidente Yoweri Museveni, o país que Winston Churchill chamou de "a pérola da África" está recuperando parte de seu atrativo para os turistas.
 
Apesar de Uganda ter seus problemas, incluindo dois atentados a bomba em Campala durante a Copa do Mundo de 2010, alguns distúrbios de rua durante protestos políticos no ano passado e um histórico de antagonismo extremo contra os gays, o país ainda é considerado um dos mais estáveis na África sub-Saara.
 
O país talvez seja mais conhecido pelos turistas como lar dos últimos gorilas da montanha remanescentes no mundo, e neste ano há mais oportunidades para avistar as criaturas esquivas. A Autoridade de Vida Selvagem de Uganda adicionou recentemente duas famílias de gorilas aos grupos que monitora nos passeios pela Floresta Impenetrável de Bwindi, uma área considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco no sudoeste de Uganda. O Sanctuary Gorilla Forest Camp, uma acampamento de tendas de luxo dentro da floresta, está trabalhando com a tribo de pigmeus Batwa, caçadores-coletores nativos que foram relocados quando o parque foi criado, para compartilhar sua história e cultura com os hóspedes. E a Country Walkers, com sede em Waterbury, Vermont, está oferecendo seu primeiro safári realizado em Uganda.
 
Além de encontros próximos com gorilas, Uganda também é a nascente do Nilo, conta com montanhas que estão entre as mais altas na África - as Montanhas da Lua, no Parque Nacional das Montanhas Rwenzori - e oferece corredeiras formidáveis para os fãs de adrenalina. (Michelle Higgins)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos