Topo

"Feriado pessoal" da cantora Bruna Caram é na praia do Forte (BA)

Localizada em Mata de São João (BA), a praia do Forte tem piscinas naturais na maré baixa - Arquivo pessoal
Localizada em Mata de São João (BA), a praia do Forte tem piscinas naturais na maré baixa Imagem: Arquivo pessoal

Ana Alice Vercesi

Do UOL, em São Paulo

09/02/2012 07h03

  • Arte/UOL

Na última semana, entre a maratona de shows da turnê de seu segundo álbum, “Feriado Pessoal”, e a pré-produção do novo trabalho, a cantora Bruna Caram aproveitou para visitar novamente a praia do Forte (BA). O lugar se torna mais importante para ela a cada viagem. “Já estive umas três vezes ali, mas estava sempre de passagem e não pude procurar lugares mais tranquilos pra ficar e aproveitar o dia. Dessa vez, foi muito especial”, comenta.

Localizada a 56 km do aeroporto de Salvador, no município de Mata de São João, a região é conhecida pelas piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa. E essa é justamente a primeira coisa que Bruna gosta de fazer ao chegar por lá. “É lindíssimo, cheio de peixinhos coloridos passando!”

Avessa a muita badalação, ela busca lugares silenciosos para relaxar. “A praia, então, nem se fala. Se pudesse, viria sempre.” Mas cada vez mais turistas estão ansiosos para desfrutar um pedaço dos 12 km do paraíso que deslumbra os olhares da cantora. “O local tem estrutura pra receber as pessoas, mas acho que poderia haver mais conscientização. Dessa vez, tinha até gente tentando pescar, um desrespeito total”, lamenta Bruna. A praia do Forte é a principal base do projeto Tamar, que tem como objetivo a pesquisa e a conservação de várias espécies de tartarugas marinhas.

  • Cantora Bruna Caram faz pose na praia do Forte, na Bahia; local é perfeito para descansar

    Cantora Bruna Caram faz pose na praia do Forte, na Bahia; local é perfeito para descansar

A vila que circunda a praia conta ainda com pousadas, restaurantes e comércio, em uma mistura de lojas de grife e ambiente rústico. Para Bruna, é o destino perfeito para curtir a dois ou em família, descansar, mergulhar e “levar as crianças, desde que seja pra ensinar a se aproximar e respeitar a natureza”.

Salvador

Nessa última estada, ela aproveitou a hospedagem em Salvador para passear um pouco mais pela capital baiana. “Embora já tenha vindo várias vezes, não tem como deixar de ir ao Pelourinho. E a Fundação Casa de Jorge Amado me emocionou”, revela.

Bruna também recomenda um roteiro que permita conhecer melhor a religiosidade presente na cidade. “Conheci dois terreiros de candomblé por aqui e achei tudo muito bonito. O povo é muito espiritualizado. Como dizia Caymmi, '365 igrejas, uma para cada dia do ano', sem contar todas as outras religiões. Enfim, a Bahia tem muito com que a gente possa se encantar.”

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Salvador, a 56 km. De carro, o acesso é feito pela rodovia BA-099, conhecida como Estrada do Coco. A Linha Verde, que começa na praia do Forte e liga Bahia a Sergipe, é outra opção de acesso. Do terminal rodoviário de Salvador (71 3460-2050) também partem ônibus o dia todo rumo ao local.

Prefeitura Municipal de Mata de São João

www.matadesaojoao.ba.gov.br