Topo

Pantanal de Pacatuba e Pirambu é um dos "achados" do litoral norte de Sergipe

Danielle Noronha

Do UOL, em Pacatuba

08/02/2012 09h00

Sergipe, o menor Estado do Brasil, contempla em seu território uma enorme variedade de cenários repletos de belezas naturais. Além dos mais visitados, como o litoral sul e os cânions do Xingó, em meio às águas do rio São Francisco, há algumas regiões que não são muito conhecidas e ainda atraem poucos turistas, como o litoral norte.

Pacatuba, a 116 km da capital Aracaju, é o principal exemplo. Ainda sem infraestrutura para o turismo, é desfrutada apenas pelos nativos da região e moradores próximos. A região fica perto da foz do Rio São Francisco e esconde a diversidade de fauna e flora.

Para chegar ao mar é necessária a maré baixa e há apenas um caminho. A praia é ideal para os surfistas. É formada por coqueiros, areia clara e fofa e é praticamente deserta. Como a sinalização é precária, é preciso pedir informação aos moradores e a melhor referência para chegar ao mar é o Pontal dos Mangues.

Diferente do que se possa imaginar, o melhor da região não é a praia, mas sim o que há em volta dela. Pacatuba tem um trecho cercado de mata atlântica que esconde dunas, lagoas costeiras, pântanos e manguezais, apelidados de "Pantanal Sergipano" ou "Pantanal de Pacatuba".

Assim como no Pantanal mato-grossense, o local é uma planície inundada e há uma grande biodiversidade. São mais de 100 espécies catalogadas, com muitos peixes, mamíferos, aves e plantas ornamentais. Segundo especialistas, o pantanal nordestino foi formado há mais de 12 mil anos. A região tem cerca de 40 km de extensão e pode ser admirada no percurso que liga Pacatuba à outra praia do litoral norte, Pirambu.

É possível chegar ao local pela BR-101 pela estrada para Japaratuba, mas para contemplar as belezas da região é preciso ir ou voltar para Pirambu pela estrada de terra. O local mais bonito é o Mirante do Robalo, onde é possível visualizar o conjunto de belezas que estão na região.

Ainda perto do caminho entre as duas praias, há a Lagoa Redonda: área cercada por dunas e um lindo riacho. De cima das montanhas de areia é possível avistar a praia de Pirambu. Na lagoa há um camping e muitas pessoas costumam acampar e desbravar os riachos próximos à região, como a cachoeira do Roncador.

Pirambu está a 75 km de Aracaju e já possui infraestrutura para os turistas, com pousadas, restaurantes e quiosques á beira-mar. Quem gosta de frutos do mar não deve deixar de degustar os camarões e caranguejos da região. Os pratos custam em média R$ 35 para duas pessoas.

Assim como Pacatuba, o local é formado por uma colônia de pescadores - pirambu é o nome de um peixe típico da região. A praia também é adequada à prática de surf já que possui boas ondas. Assim como em todo o Estado de Sergipe, muitos coqueiros compõem o cenário.

Pirambu abriga a primeira base do Projeto Tamar instalada no Brasil, em 1982, e sedia a Coordenação Regional do Projeto Tamar-ICMBio de Sergipe e Alagoas. São 53 km de praias monitoradas que protegem quase 2400 desovas e 106 mil filhotes a cada temporada. 80% das tartarugas são da espécie oliva, a menor entre as marinhas que ocorrem no Brasil, com comprimento curvilíneo de casco entre 70 e 74 centímetros.

 

  • Danielle Noronha/UOL

    Pântanos, manguezais e coqueiros compõem a região do Pantanal Sergipano

Serviço
Prefeitura de Pacatuba
(79) 3342-1613

Projeto Tamar – Pirambu
(79) 3276-1201
www.tamar.org.br

 


Como chegar
Para quem sai de Aracaju, seguir sentido Barra dos Coqueiros pela SE-100, acompanhando as placas para Pirambu. Continue para o norte e siga as placas para Lagoa Redonda. Continue pela estrada de terra e siga sentido Pacatuba / Japaratuba. Neste percurso não há muitas placas, portanto, não hesite em pedir informação aos moradores locais.

Também é possível seguir para Pirambu ou Pacatuba pela BR-101, sentido Maceió. Para chegar a Pacatuba, siga as placas que vão para Japaratuba. Chegando a Pacatuba, pegue o caminho para o Pontal dos Mangues e de lá siga as placas para Pirambu, pela SE-100, para passar pela região do pantanal.


Onde ficar

Pirambu
Camping Paraíso Lagoa Redonda
Pov Lagoa Redonda, s/n Município de Pirambu
Tel: (79) 3276-5100
www.paraisolagoaredonda.com.br

Pousada Piramar
Rua Givaldo Moura da Silva, 85
Tel: (79) 3276-1027
www.piramarpousada.com.br

Pousada Litorânea
Avenida Julieta, 95 - Centro
Tel:(79) 3276-1375
www.pousadalitoranea.com.br

Aracaju
Parque dos Coqueiros Convention & Resort
Rua Francisco Rabelo Leite Neto, 1.075, Atalaia
Tel: (79) 2107-1511
www.hotelparquedoscoqueiros.com.br

Pousada Relicário
Praça Santos Dumont, 622, Atalaia
Tel: (79) 3243-1584
www.orladeatalaia.com.br/prelicario

Best Western Hotel da Costa
Av. Santos Dumont, 1807, Praia dos Artistas
Tel: (79) 2106-1400/ 0800-761-5001
www.hoteldacosta.com.br

Real Praia Hotel
Av. Santos Dumont, 33, Atalaia Nova
Tel: (79) 3255-1819
www.realpraiahotel.com.br

Pousada Costa do Mar
Rua Niceu Dantas, 325, Atalaia
Tel: (79) 3243-1349
www.costadomar.com.br