Topo

Leitura do Bando dá início ao Carnaval de Barranquilla, na Colômbia

MÔNICA DE SOUZA

Do UOL, em Barranquilla, Colômbia *

30/01/2012 07h00

A festa folclórica e cultural mais importante da Colômbia é, sem dúvida, o Carnaval de Barranquilla. A animada cidade na região caribenha é, a partir de janeiro, o cenário de encontro de expressões folclóricas, musicais e de danças, mostrando a alegria e a cordialidade da população. As festividades duram até o final do mês de fevereiro.


O pré-Carnaval começa com a Leitura do Bando, evento com apresentações de danças e músicas e no qual a Rainha do Carnaval recebe das mãos do prefeito as chaves da cidade e se torna uma autoridade, lendo um decreto carnavalesco bem humorado em que ordena que o povo aproveite ao máximo o período festivo. Neste ano o espetáculo lotou o estádio Romelio Martínez no dia 21 de janeiro, e a rainha Andrea Jaramillo Char levou o público ao delírio. A partir daí são eventos quase diários, os mais importantes nos fins de semana.

 

Destaques do Carnaval 2012

11/02 - sábadoCoroação do Rei Momo
12/02 - domingoDesfile de Carnaval das Crianças
16/02 - quinta-feiraCoroação da Rainha do Carnaval
18/02 - sábadoBatalha das Flores - desfiles de carros alegóricos e de grupos folclóricos, um presidido pela Rainha do Carnaval e outro pelo Rei Momo. Acontecem nas ruas da cidade.
19/02 - domingoGrande Parada da Tradição
20/02 - segunda-feiraGrande Parada de Comparsas
21/02 - terça-feiraJoselito parte com as Cinzas - um desfile "fúnebre" pelas ruas da cidade no qual as viúvas alegres (de ambos os sexos) choram a morte do Joselito Carnaval (personagem que representa a alegria da festa).

A celebração é uma rica mistura de culturas que representa a nação e mobiliza a sociedade, superando as diferenças de classes e fazendo da diversidade um motivo de festa, mantendo vivo o passado e as tradições do povo. A festa contagia a cidade e o dia a dia das pessoas gira em torno dos eventos. As casas, o comércio e as ruas são decorados, as pessoas usam adornos e fantasias em diversas ocasiões. Tudo é colorido, brilhante, alegre.

A festa de Barranquilla é bem diferente do espetáculo organizado pelas escolas de samba brasileiras. O ritmo é a cumbia, o sabor é o rum e há uma infinidade de personagens com nomes esquisitos para um estrangeiro (como Marimonda, Monocuco, Negrita Puloy, Joselito Carnaval e Garabato).

A figura da Rainha do Carnaval merece um destaque à parte. Ela é a celebridade mais amada da cidade, participa de quase tudo o que acontece neste período e causa alvoroço por onde passa. Outro personagem importante é o Rei Momo (lá bem magrinho), eleito entre representantes de entidades ligadas à cultura carnavalesca.
 

Você sabia?

Barranquilla se orgulha de ter o segundo Carnaval mais famoso do mundo, só ficando atrás do Brasil. A festividade foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade

Casa do Carnaval

Devido à importância da festa para a cidade, em 1992 foi criada a Fundação Carnaval de Barranquilla, uma organização público-privada que trabalha para promover os eventos, fortalecer a imagem desta comemoração popular e que também atua em vários projetos sociais.

Uma de suas principais realizações foi a criação da Casa do Carnaval (em 2002), atual sede da entidade que serve de ponto de encontro para os carnavalescos e amantes da festa durante o ano inteiro. Lá foi recentemente inaugurada uma sala interativa dedicada ao tema, que apresenta a festa e sua história por meio de recursos audiovisuais e experiências sensoriais.


::Saiba mais
www.carnavaldebarranquilla.org
www.colombia.travel/po/
www.probarranquilla.org


* A jornalista Mônica de Souza viajou a convite da Proexport Colômbia e Fundación Carnaval de Barranquilla.