Topo

Estrangeiros que moram em São Paulo indicam seus cantinhos favoritos na cidade

Adriana Terra

Do UOL, em São Paulo

25/01/2012 13h00

  • Adriana Terra/UOL

    O francês Frederic Thipagne na loja Disco 7, um de seus locais favoritos em São Paulo

Um restaurante simples de tradição espanhola na avenida São João, uma loja de discos dentro de uma charmosa galeria, um pequeno bar cheio de objetos antigos e brinquedos. Estes são alguns dos espaços que estrangeiros que moram em São Paulo indicam como seus "cantinhos favoritos" na cidade que completa 458 anos nesta quarta-feira (25).

Além de estabelecimentos comerciais, os seis "editores convidados" pelo UOL citam programas que não exigem gasto algum e que representam bem São Paulo. O urbanista israelense Yuval Fogelson, de 31 anos, por exemplo, gosta de "vivenciar a cidade" em um passeio no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, aos domingos, quando a via fica fechada para veículos durante todo o dia, adquirindo tons de lazer e funcionando como pista de corrida, skate, bike, patins, local para leitura, banho de sol ou até um churrasco entre amigos.

Já o estudante e pesquisador colombiano Nicolás Llano Linares, de 27 anos, gosta de observar a "pequena e quase invisível" praça Portugal, que fica no cruzamento da avenida Brasil com a Rebouças. "Para quem já reparou no contraste entre o tamanho da avenida e o da praça, a piada fica evidente. Se ainda não a notou, dê uma olhada na próxima vez que passar pelo cruzamento", sugere ele.

Veja abaixo estes e outros lugares que chamam a atenção de quem não nasceu em São Paulo, mas adotou a cidade como casa.

Adriana Terra / UOLFrederic Thipagne, francês, tem 28 anos e é DJ, fotógrafo, designer gráfico e mantém o blog "Les Mains Noires". Vive desde outubro de 2011 em São Paulo, onde mora na Bela Vista.

Bar do Biu
R. Cardeal Arcoverde, 776 - Pinheiros. Tel.: 0/xx/11 3081-6739
http://bardobiu.com.br
"Com seu ambiente caloroso, simples e familiar, o Bar do Biu é o lugar perfeito para uma parada, antes ou depois de uma caminhada de sábado na praça Benedito Calixto. Come-se no local uma cozinha brasileira tradicional de qualidade a um preço acessível para todos os bolsos e as caipirinhas são saborosas. O único problema é que você  se programa para ficar uma hora lá e acaba ficando o resto da tarde!"

  • Kelly Andrade/Folhapress

    Ambiente do bar Caos, cheio de objetos


Caos Bar
Rua Augusta, 584 - Consolação. Tel.: 0/xx/11 2365-1260
"Eu me apaixonei por este lugar desde o primeiro minuto. Modesto em tamanho e propício a um ambiente amistoso, a decoração carregada de objetos vintage de todos os tipos e uma seleção musical do melhor gosto fazem deste bar um lugar como nenhum outro! Para não deixar de ir sob qualquer pretexto, o Caos funciona à noite, claro, mas também durante o dia, transformado em loja vintage onde podemos degustar uma cerveja bem gelada ou um café."

Disco 7
Rua 7 de Abril, 176, 1º andar / Galeria Nova Barão - Centro. Tel.: 0/xx/11 3231-11933
"Enquanto pesquisador de vinil, eu sempre gosto de passar tempo em lojas de discos. No entanto, nenhuma das lojas em São Paulo vai oferecer opções cuja qualidade pode rivalizar com a Disco 7! Além de ser recebido pelo sorriso jovial de Carlinhos, o proprietário do lugar e homem com qualidades humanas sem fronteiras, a Disco 7 é um lugar de descobertas e também de encontros, onde não é raro cruzar com personalidades da cena musical paulistana."

Yuval Fogelson, israelense, tem 31 anos e é urbanista. Morou em São Paulo de julho a dezembro de 2011 e retorna em fevereiro para a cidade.
  • Cortesia Yuval Fogelson / UOL

    Foto feita por Yuval em SP

Elevado Costa e Silva
Liga a região da praça Roosevelt ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda. Fica fechado para o tráfego de carros todos os dias entre 21h30 e 6h30, e aos domingos durante todo o dia.

"Gosto de passear pelo Minhocão aos domingos para vivenciar a cidade de um ponto de vista elevado."

Vale do Anhangabaú
Estação Anhangabaú da linha vermelha do Metrô.
"Eu gosto do local como um espaço urbano, que separa e une, ao mesmo tempo, os dois lados do Centro."

Pontos altos
"Em São Paulo, gosto de ficar em qualquer lugar acima dos 15 andares para admirar a cidade sem fim."

 

Samantha Pearson, britânica, tem 29 anos e é jornalista. Mora em São Paulo há dois anos, onde atua como correspondente do jornal "Financial Times".

Lab Club
Rua Augusta, 523, Consolação. Tel.:0/xx/11 3159-1745
www.labclub.com.br
"Um clube ‘cool’, divertido, despretensioso, com uma das melhores músicas eletrônicas de São Paulo. É também mais ou menos dois minutos de onde eu moro, o que faz da caminhada de volta para casa na manhã seguinte menos dolorosa!"

  • Reprodução / http://www.labclub.com.br

    Lab Club, casa noturna na rua Augusta

  • Reprodução / http://www.momentto.com.br

    Momentto, charmoso restaurante na Pompeia

Momentto
Rua Desembargador do Vale 454, Pompéia. Tel.: 0/xx/11 2362-6582
www.momentto.com.br
"Esta é uma das razões pelas quais eu amo esta cidade. Você está caminhando por uma rua feia e sem nada de mais e de repente, por acidente, você descobre o mais bonito e criativo dos lugares. A mousse de chocolate é maravilhosa neste restaurante, mas vale ir lá também só para ver a decoração e os trabalhos de arte."

Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Tel.: 0/xx/11 5574-5177
www.parqueibirapuera.org
"Nos últimos meses andei de patins, corri, tomei sol, vi exposições, ouvi jazz e assisti à projeção de luzes de Natal sobre a água. Não consigo pensar em parque nenhum em Londres onde você possa fazer tudo isso num único espaço! Uma das melhores coisas deste local é a presença policial -- sempre dá a impressão de segurança."

Adrián Pablo Fanjul, argentino, tem 48 anos e é professor universitário. Mora em São Paulo há quinze anos.
  • Adriana Terra/ UOL

    Pasv, restaurante na av. São João

Rua Maria Antônia
Localizada entre a rua Consolacão e a avenida Higienópolis.
"Gosto muito da rua Maria Antônia por causa das livrarias, dos cafés e dos centros culturais, incluindo o pequeno desvio pela Doutor Vilanova que leva a várias livrarias e ao Sesc."

CCBB
Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel.: 0/xx/11 3113-3651. Site oficial
"Outro espaço que adoro é o Centro Cultural Banco do Brasil, pela programação e pelo ambiente cheio de propostas interessantes."

Pasv
Avenida São João, 1145, Centro. Tel.: 0/xx/11 3221-2715
"Gosto muito de um restaurante muito simples do centro chamado Pasv, de comida de tradição espanhola mas muito abrasileirada, abundante, sem afetação e deliciosa."

Marcelo Paixão / Cortesia de Nicolás Llano LinaresNicolás Llano Linares, colombiano, tem 27 anos e é estudante e pesquisador. Mora em São Paulo há dois anos.

Casa de Francisca
Rua José Maria Lisboa, 190, Jardim Paulista. Tel.: 0/xx/11 3052-0547
www.casadefrancisca.art.br

  • Reprodução / http://casadefrancisca.art.br

    Ambiente da Casa de Francisca, em São Paulo

"Com uma das melhores programações de música ao vivo da cidade, a casa oferece o cenário perfeito para beber uma taça de vinho e desfrutar de uma boa companhia. Pelo pequeno e charmoso palco já passaram grande símbolos da música brasileira, como Paulo Vanzolini, Arrigo Barnabé e a nova vanguarda musical paulistana. O cardápio vegetariano complementa de maneira perfeita o ambiente descontraído e íntimo que Rodrigo Amatto e Rubens Luz têm cuidadosamente cultivado."

  • Adriana Terra / UOL

    No tradicional restaurante Ita, é no balcão em formato de letra M que os pratos são servidos

  • Reprodução / Google Street View

    A pequenina praça Portugal, em Pinheiros

Leiteria Ita Lanches
Rua do Boticário, 31, Próximo ao largo do Paisandu. Tel.: 0/xx/11 3223-3845
"Desde os anos 40, o Ita faz o que melhor sabe fazer: comida honesta e saborosa. Os irmãos portugueses João Nunes Pedro e Luis Nunes Pedro têm uma clientela fiel que não repara nem na chuva nem no sol. O restaurante em si é uma maravilha: o balcão, em forma de letra M, constrói a atmosfera perfeita para degustar dobradinha na segunda, virado na terça e na quinta, quarta tem feijoada e na sexta, o grande destaque, na minha opinião, é o bacalhau (à portuguesa; Gomés de Sá; e molho de tomate), acompanhado do fantástico molho de alho com azeite."

Praça Portugal
No cruzamento das avenidas Brasil e Rebouças, em Pinheiros.
"Inaugurada no dia 22 de novembro de 1952, a pequena e quase invisível praça fica no cruzamento da avenida Brasil com a avenida Rebouças. Para quem já reparou no contraste entre o tamanho da avenida e o da praça, a piada fica evidente; se ainda não a notou, dê uma olhada na próxima vez que passar pelo cruzamento e assista a um dos melhores exemplos do humor urbano brasileiro."

Shannon Garland, norte-americana, tem 29 anos e é doutoranda em etnomusicologia. Está em São Paulo há oito meses, onde mora no bairro de Pinheiros.

Casa do Mancha
Localizada no bairro de Pinheiros, a casa recebe pequenos shows e festas de amigos.
"Gosto muito da Casa do Mancha. Abriga música boa, atrai gente interessante e do bem, e tem um clima muito de família. Um lugar que cultiva o amor através da música e das relações humanas sinceras que a própria música ajuda a gerar."

  • Marcelo Justo/Folha Imagem

    Praça do Pôr do Sol

Praça do Pôr do Sol
Alto de Pinheiros, entre as ruas Desembargador Ferreira Franca e rua dos Macunis.
"Lá onde começa a Praça do Pôr do Sol tem uma ótima vista olhando pro sudeste que dá a sensação de estar no cume de uma montanha rodeada de um mar de mata verde, com prédios de pedra macia e vidro cinza surgindo no meio. Como uma mistura de George Lucas e Wes Anderson."

Liberdade e arredores
Estação Liberdade da linha azul do Metrô.
"Embora tenha outros lugares que curto muito, sempre acho interessante a rua São João Batista e os arredores na Liberdade. É um mundo que sei que existe, mas que não faz parte da minha vivência pessoal. Acho importante ver esse mundo e lembrar que as realidades e experiências da cidade são múltiplas, que as próprias são só gotinhas efêmeras."

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Bairro da Liberdade, um dos locais que Shannon gosta de frequentar em São Paulo