Topo

Vai fazer um cruzeiro? Veja dicas de segurança a bordo

Da Redação

19/01/2012 21h34

O naufrágio do Costa Concordia no último sábado (14) causou preocupação em quem planejava passar alguns dias em alto-mar. Os procedimentos internos de segurança nos navios mudam conforme a empresa, mas normalmente há uma média de dez equipes de tripulantes responsáveis por situações diferentes de emergências – de um problema simples e imperceptível aos olhos dos passageiros, até abandono da embarcação.


  • Thinkstock

Cada um desses times pode ser acionado por uma palavra-código transmitida pelo circuito interno de comunicação, ou pelo sistema geral de alarmes do navio, se necessário. “Há uma equipe responsável por buscar os coletes salva-vidas nos quartos e levá-los para a estação de emergência caso os passageiros estejam em áreas comuns”, exemplifica o capitão William Wright, vice-presidente de segurança marítima da Royal Caribbean.

As medidas de proteção em um navio grande e em um pequeno são as mesmas. A fim de informar e ‘tranquilizar’ os viajantes, a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), divulgou esta semana a lista de órgãos internacionais que determinam e apuram as normas, controles e imposições de segurança às quais todas as empresas armadoras e seus navios devem obedecer, além das regras locais de cada país em que ancoram.

Ainda que um acidente como esse seja exceção, e não regra no mundo dos cruzeiros marítimos, há sempre alguns cuidados que ajudam o passageiro a aproveitar melhor um passeio pelo mar. Conheça algumas dicas abaixo:

Fontes: Anvisa, Cruise Lines International (CLIA), European Cruise Council (ECC), Passenger Shipping Association (PSA), Abremar, Royal Caribbean, CVC, SBMV, MSC e ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique)