Topo

Roteiro por Buenos Aires guiado pelos sentidos é nova forma de conhecer a cidade

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL Viagem, de Buenos Aires *

19/12/2011 07h00

Buenos Aires parece não dormir nunca - sobretudo quando o assunto é o aquecido setor do turismo - e não se cansa de renovar o cardápio de opções de programas turísticos, a cada temporada.

Seja você um novato em solos portenhos ou um velho visitante que nunca acha demais passar um fim de semana em uma das mais agitadas capitais do continente, essa cidade argentina será capaz de surpreendê-lo a cada visita e estimular todos os sentidos.

Gastronomia desconstruída que brinca de revelar sabores; arte dos séculos 19 e 20 que, nada tímida, se expõe diante do rio mais famoso da cidade; refúgio para amantes de charuto (uma alternativa para os fumantes em tempos de cerco ao fumo que também já chegou a Argentina); e até um emocionante parque que faz questão de lembrar o nome de cada um daqueles que desapareceram durante os anos de repressão militar.

Entre tantas novidades, até os clássicos conseguem manter o mesmo frescor como se acabassem de ser lançados na última temporada, como o tradicional chá da tarde do Alvear Palace, declarado Monumento Histórico de Buenos Aires, ou as típicas milongas portenhas que avançam noite adentro.

Para ajudá-lo a escolher qual sentido guiará sua próxima visita à cidade, o UOL Viagem preparou uma lista com alguns lugares que merecem estar incluídos em sua programação.

Chá da tarde do Alvear Palace Hotel

Arquitetura do início do século passado, decoração em estilo Luis XVI e mordomo à porta. Por pouco esse clássico hotel de Buenos Aires, declarado Monumento Histórico da cidade desde 2003, não é confundido com algum daqueles palácios europeus impenetráveis.

No entanto, no Alvear Palace até quem não é hóspede será bem vindo, sobretudo na hora do chá que começa, britanicamente, às 17h da tarde. Diariamente, o restaurante L'Orangerie e seu jardim de inverno abrigam um prazeroso ritual de chá dom dezenas de tipos de pães e doces, como a tradicional torta folhada de doce de leite, acompanhado de melodias de piano. O destaque é o cardápio de chás disponíveis com ingredientes exóticos como a baunilha de Madagascar e a lavanda do sul da França.

Av. Alvear, 1891 (Recoleta)
Tel: (54) (11) 4808-2100
www.alvearpalace.com

Cigar Bar

Recentemente, o Alvear Palace Hotel passou a abrigar outra atração que também promete despertar os sentidos do visitante: uma charutaria art déco com uma seleção de diferentes tipos de habanos. Situado nas instalações de um antigo antiquário, o local conta com uma carta de charutos cubanos de marcas variadas, preparada de acordo com o seu calibre (diâmetro do produto) e o tempo de envelhecimento. Como não poderia faltar, o bar da charutaria possui também uma seleção exclusiva de destilados, uísques e rum.

Av. Alvear esq. com a rua Ayacucho (Recoleta)
Tel: (54) (11) 4808-2100
A charutaria abre, diariamente, após às 19h e é recomendado fazer reservas, pois o espaço comporta apenas 17 pessoas.
www.alvearpalace.com

Colección de Arte Amalia Lacroze de Fortabat

Essa construção imponente feita de vidro e aço, localizada em um dos diques de Puerto Madero, abriga uma coleção de trabalhos de artistas argentinos e estrangeiros dos séculos 19 e 20. O local conta com mais de 200 obras, entre objetos e pinturas, e possui salas de exposição com vista privilegiada do símbolo natural da cidade: o Rio da Prata.

Olga Cossettini, 141 (Puerto Madero)
Tel: (54) (11) 4310-6600
De ter. a dom. das 12h às 21h. Entrada paga.
www.coleccionfortabat.org.ar

Esquina Carlos Gardel

Seja qual for o número de vezes em que você estiver em Buenos Aires, o tango será a principal trilha sonora da visita à capital portenha. Uma boa dica é unir em um mesmo programa jantar e show de tango, serviço oferecido pela maioria das casas de espetáculos especializadas nesse gênero e que são, exclusivamente, voltadas para turistas.

A casa 'Esquina Carlos Gardel' se destaca não só pelas apresentações mais tradicionais (sem aqueles apelos turísticos que chegam a constranger em outras casas da cidade), mas pela história que envolve o local. Situada no bairro Abasto, a casa funciona no mesmo terreno onde Gardel costumava se encontrar com os amigos para cantar, no restaurante Chanta Cuatro, há mais de 100 anos. Atualmente, a casa possui três andares, inclusive uma área vip, com capacidade para 500 pessoas, e um ambiente com decoração que reproduz os clássicos teatros portenhos de influências europeias.

Rua Carlos Gardel, 3200
Tel: (54) (11) 4867-6363
Todos os dias, com jantar às 20h15 e show às 22h15
www.esquinacarlosgardel.com.ar

La Vinería de Gualterio Bolívar

A moda na alta cozinha é o menu desconstruído, cujos ingredientes chegam separados à mesa e seus sabores são sentidos apenas quando o cliente constrói seu prato. Desenvolvido pelo chef Alejandro Digilio, o 'menu-degustação' é uma brincadeira lúdica em que o comensal prova uma refeição marcada por 16 tempos, uma sequência de mini pratos que incluem aperitivos, pratos principais, doces e coquetéis. Carnes, salmão, quinoa e até tabaco são algumas das etapas dessa premiada experiência gastronômica.

Bolívar, 865 (San Telmo)
Tel: (54) (11) 4361-4709.
O restaurante está aberto de ter. a dom. das 13h às 16h e das 21h à meia-noite.
www.lavineriadegualteriobolivar.com

MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)

Cada vez que se visita esse belo museu, localizado em Palermo, o turista tem a impressão de ter desembarcado em um novo ambiente. Sua arquitetura discreta em forma de caixas brancas permite que o local seja transformado de acordo com a exibição em cartaz. Além das salas para exposições permanentes e temporárias, o museu criado por um empresário local apaixonado por arte latino-americana abriga também um terraço com esculturas, restaurante e uma cinemateca com concorridas mostras de filmes nacionais e estrangeiros. O acervo inclui obras de Di Cavalcanti, Frida Kahlo, Diego Rivera, Xul Solar e Tarsila do Amaral, cujo 'Abaporu' se encontra no local.

Avenida Figueroa Alcorta, 3415
Tel: (54) (11) 4808-6500
De qui. a seg. das 12h às 20h; qua. das 12h às 21h.
www.malba.org.ar

Milongas

Quem procura um contato mais interativo com o clássico ritmo musical argentino, o destino deve ser uma das inúmeras 'milongas' de Buenos Aires, como são chamadas as casas que reúnem bailarinos (profissionais e amadores) de tango. Esses locais, que costumam funcionar todos os dias à noite, recebem os visitantes com aulas abertas de tango com professores da própria casa e em seguida um grande e animado baile.

A lista de salões para arriscar alguns 'pasitos' é imensa, mas tente casas como a Milonguita (www.milonguitabaile.com.ar), Mundo Tango, (www.nuestromundotango.com.ar), El Motivo Tango (www.elmotivotango.com). A cidade conta com uma revista com mais informações sobre as milongas (www.lamilongaargentina.com.ar).

Parque de la Memoria

Sem dúvida, esse é um dos atrativos atuais mais emocionantes de Buenos Aires e que deve mexer com todos os sentidos do visitante. Localizado em uma área de 14 hectares, esse parque foi construído em memória dos desaparecidos e assassinados durante a ditadura militar argentina. O imenso muro de rocha patagônica com nomes daquelas vítimas e a posição estratégica do parque às margens do Rio da Prata, onde os perseguidos políticos eram lançados, são a prova de que a ferida da ditadura ainda não foi fechada naquele país. O local conta também com diversas esculturas espalhadas pelos jardins e um centro de informação.

Av. Costanera Norte Rafael Obligado, 6745.
Tel: (54) (11) 4787-0999/6937.
Diariamente, das 10h às 18h. Entrada grátis.
www.parquedelamemoria.org.ar

Fundación Proa

Depois de estar mais de 10 anos em um edifício do final do século 19, esse centro cultural foi ampliado e ganhou mais três imóveis que se somaram ao atrativo. Situado no tradicional bairro La Boca, o local abriga exposições de arte contemporânea com trabalhos como pintura, fotografias e vídeo instalações. O auditório local abriga festivais literários, como o FILBA (Festival Internacional de Literatura en Buenos Aires), e mostras de cinema.

Av. Pedro de Mendoza, 1929 (La Boca).
Tel: (54) (11) 4104-1000.
De ter. a dom. das 11h às 19 h. Entrada paga
www.proa.org

O jornalista viajou a convite da British Airways