Topo

Circuito de ônibus turístico liga oito cidades da Baixada Santista por R$ 10

FELIPE FLORESTI

Colaboração para o UOL Viagem, de Santos

15/12/2011 07h00

Conhecer oito cidades da Baixada Santista pagando uma única tarifa de R$ 10. É o que oferece o Roda SP, que entra em circulação nesta quinta-feira (15). No projeto, ônibus turísticos operam em sete rotas, interligando as cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, podendo o turista que estiver em visita a uma cidade do litoral sul, subir e descer dos ônibus do projeto quantas vezes quiser durante dois dias, utilizando somente uma pulseirinha como passagem.

O objetivo do projeto é facilitar a circulação de pessoas entre as cidades do roteiro, e possibilitar a descoberta dos pontos turísticos das cidades, já que conta com guias turísticos e monitores no interior dos veículos. Dessa forma, o turista pode sair pela manhã de Peruíbe, almoçar na Ilha Porchat em São Vicente e terminar o dia aproveitando o sol de praias como a do Gonzaga, em Santos, ou na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

“Os turistas vêm para as cidades maiores, que normalmente recebem um grande número de pessoas, e não se deslocam para as menores”, afirmou Márcio França, secretário de turismo do Estado de São Paulo. “Estamos falando de um turista que fica uma semana na Baixada. Se ele passa dois dias na praia e cansa, pode passar no aquário de Santos, por exemplo. São atrações cobertas também, assim, se chove por três dias seguidos, ninguém vai embora falando mal da cidade”.

Cidades contempladas pelo Roda SP

  • Arte UOL

O projeto vai funcionar até o dia 5 de fevereiro e a expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas utilizem os ônibus no período. “É um aperitivo. A baixada vai receber 5 milhões de pessoas nesse período. Se der certo, vamos ampliar. A ideia é provocar a iniciativa privada para assumir o serviço, por meio de concessões”, comentou o secretário.

Para o governador Geraldo Alckmin, o projeto tem potencial de promover o turismo na região e, consequentemente, movimentar a economia. “Turismo é emprego. É uma forma de distribuir a renda nacional e a baixada é um dos principais focos de desenvolvimento de qualidade de vida do País”, disse Alckmin. “Foi aqui que o Brasil nasceu. Aqui está a história do país”.

Veja as rotas do Roda SP que começam a funcionar a partir desta quinta-feira (15):

Rota Amarela - Funcionará todos os dias, com saídas programadas de 45 em 45 minutos, das 9h às 16h45. O itinerário começa em São Vicente, na Biquinha, passando pelo teleférico da cidade, onde haverá a opção do viajante conhecer o Monumento de Niemeyer, na Ilha Porchat. Chegando a Santos, os passageiros poderão descer na praia do Gonzaga, próxima à praça das Bandeiras. O ônibus ainda passará pelo Áquario da cidade e finalizará o trajeto na Balsa que leva ao Guarujá, na Ponta da Praia.

Rota Azul - Também parte da Biquinha, em São Vicente, rumo à Praia Grande. Lá, os turistas poderão conhecer as praias do Canto do Forte, do Boqueirão e de Ocian, passando pela Praça Duque de Caxias, pela Praça da Paz e pela Estátua de Netuno, respectivamente. Essa linha funcionará às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas de 1h em 1h, das 9h às 17h.

Rota Laranja – Mais uma rota que sai da Biquinha, em São Vicente, e ruma à Estátua de Netuno, na Praia Grande. Chegando a Mongaguá, os ônibus passarão pela Praia Central, que dá acesso ao Poço das Antas, pela Feira das Artes e pela Plataforma Marítima de Pesca Amadora, junto ao Parque Ecológico “Tribuna”. Este percurso estará disponível às segundas, quartas-feiras e aos sábados, com saídas a cada 1h20, das 9h às 17h10.

Rota Rosa - Parte da Plataforma Marítima de Pesca Amadora, junto ao Parque Ecológico “A Tribuna”, indo em direção a Itanhaém. Neste município os viajantes do ônibus poderão conhecer a Igreja Matriz Sant’anna, onde está o Monumento Anchieta, e também poderão descer na Cama de Anchieta e na Praia de Cibratel. Esta opção de linha funcionará às segundas, quartas-feiras e aos sábados, com saídas de 1h em 1h, das 9h às 16h.

Rota Roxa - Estará disponível às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas a cada 1h15, das 9h15 até às 16h45. Ela derá aos participantes a chance de conhecer pontos turísticos do Guarujá, saindo da balsa. Os viajantes poderão descer nas praias do Tombo, das Astúrias, das Pitangueiras, da Enseada (parando no Acqua Mundo e depois no Tortugas). Nesse momento, uma troca de ônibus acontecerá, continuando o trajeto pelas praias do Pernambuco, do Perequê e Branca, na divisa com Bertioga, finalizando o trajeto.

Rota Vermelha - Essa linha terá Bertioga como seu roteiro. Os ônibus sairão do Forte São João, na balsa que liga a cidade com Guarujá, passando pelo Sesc do município e terminando a viagem em Riviera de São Lourenço. Seu funcionamento acontecerá às terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, de 1h em 1h, das 9h às 17h.

Rota Verde - Ela parte da Praia do Cibratel, rumo a Peruíbe. O itinerário prevê passagens pelas Ruínas de Abarebebê, pela Praia Central e pelo Lamário. Esta linha estará disponível às segundas, quartas-feiras e aos sábados, a cada 1h15, das 9h às 16h30.

Mais informações: 
http://www.turismo.sp.gov.br/imprensa/noticias/552