Topo

Mochilão é forma de conhecer a Austrália sem estourar o orçamento

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL, da Austrália *

17/11/2011 07h00

Quando os primeiros aborígenes desembarcaram no norte da Austrália, aqueles nômades cruzaram um vasto território em busca de imagens e sons que dessem sentido à vida. Cinquenta mil anos mais tarde, a história (por sorte) ainda está longe de chegar ao fim e os grandes deslocamentos entre cenários tão variados parecem dar o tom a qualquer viagem de quem desembarca naquele país-continente, um gigante com um território de mais de sete milhões de km² e dono de uma geografia única que inclui praias, florestas, glaciares, desertos e cidades cosmopolitas.


Chegar do outro lado do mundo não é tarefa fácil. Não só pelas (longas) horas de voo e pelo fuso horário adiantado, mas pelos gastos diários de uma viagem por terras australianas. É só encostar em uma cafeteria ou sair para compras em algum supermercado local para o viajante sentir no bolso que está em um país com alto custo de vida não só para brasileiros, mas também para viajantes de outras nacionalidades.

No entanto, o país recebe de braços abertos (e com uma estrutura invejável) aqueles que chegam com mochilas nas costas e um espírito menos apegado ao luxo, mas que não dispensam facilidades e conforto.

Na Austrália, mochilar e hospedar-se em albergues são palavras comuns no dicionário de um bom viajante que, mais do que fazer compras ou gastar em baladas, sai de casa para conhecer um dos destinos mais fascinantes e exclusivos do planeta. Nesse país, cuja população parece ter uma alta dose de espírito aventureiro e independente, ser mochileiro há tempos deixou de ser exclusividade de animados jovens recém-saídos da escola secundária e, atualmente, atrai também famílias, grupos de aposentados e (claro) jovens em busca de agito.

O assunto é levado tão a sério que cidades maiores como Sydney contam com uma estrutura voltada, exclusivamente, para o viajante mais independente e com orçamento reduzido. Agências turísticas especializadas no assunto e um bairro inteiro preparado para receber mochileiros são apenas algumas das boas notícias que a Austrália garante aos que planejam visitar o país.

Conheça algumas dicas de como visitar o país da Oceania sem deixar um rombo na conta bancária.

 

 

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Trilha no interior do Mount Field National Park, na Tasmânia

Informações turísticas

Tourism Australia
www.australia.com

 

New South Wales (Sydney e região)
www.visitnsw.com

 

Western Australia(Perth e região)
www.westernaustralia.com



* O jornalista Eduardo Vessoni viajou para a Austrália a convite da South African Airways (www.flysaa.com) e da rede YHA Australia (www.yha.com.au)