Topo

Tapetes, joias e outros achados em compras em Bodrum, na Turquia

SUSANNE FOWLER

New York Times Syndicate

23/10/2011 08h00

Bodrum, um antigo vilarejo pesqueiro no Mar Egeu, atualmente é um popular destino de escapada de luxo: a Saint-Tropez da Turquia. Mas não é apenas o mar azul-turquesa que cintila aqui. Apesar das opções de compras carecerem da simples escala do Grande Bazar de Istambul, não há escassez de itens intrigantes a serem encontrados.

Em pontos como o Marina Shopping Center - com sua vista deslumbrante do Castelo de Bodrum e dos tradicionais gulets de madeira (ou iates) turcos - e o trecho de comércio da Barlar Sokagi, ou rua dos bares, butiques e feiras vendem joias, tapetes, utensílios domésticos e curiosidades.

Outra opção é tomar um dolmus (micro-ônibus) até o mercado perto de Yalikavak, onde vestidos feitos à mão são uma ótima opção.

 

Mercado de Bodrum

Toda terça-feira em Bodrum, o 'pazar' adjacente à rodoviária apresenta compras que valem a pena, escondidas entre as pilhas de falsas toalhas de praia Chanel. Uma autêntica pestemel (toalha de banho turca) toda de algodão é uma pechincha por 7,50 liras, ou US$ 4,65, com o dólar cotado a 1,61 lira.

 

Gallery Mustafa

Os dois vendedores de tapetes mais conhecidos da cidade são Ercan e Mustafa Acikel, irmãos com lojas concorrentes. Cada um conta com uma clientela leal e vasta seleção de tapetes novos e antigos. Os preços variam muito, mas na Gallery Mustafa, um tapete pequeno listrado, em tons neutros contemporâneos, pode custar apenas 300 liras.

Dr. Alim Ekinci Caddesi, No. 48
(90-252) 313-1043
gallerymustafa.com

 

Bodrum Sandalet

Bodrum também é conhecia por sandálias de couro artesanais de peles tingidas com bolotas de carvalho moídas. Cheque aqui por couro de qualidade, manufatura à mão e seus característicos botões de metal (de 75 a 145 liras).

Cumhuriyet Caddesi
Hilmi Uran Meydani No. 2
(90-252) 316-8497

 

EC Diamond

Em sua loja no shopping Marina, o casal Esin e Cahit Ozuslu é especialista em maravilhas modernas, como uma joia pavê em ouro rosé de 18 quilates, diamantes negros ou um bracelete de polvo incrustado de joias por meros US$ 55 mil (aceita dólares).

Marina Shopping Center
Bodrum Marina
(90-252) 316-6452