Topo

Antigo reduto jesuítico, litoral de São Paulo ganha rota de peregrinação

MARCEL VINCENTI

Da Redação

22/09/2011 18h00

Cenário de pregações e aventuras jesuíticas entre os séculos 16 e 18, o litoral de São Paulo acaba de ganhar uma rota de peregrinação inspirada nas andanças de José de Anchieta e companhia. Batizado de “Passos dos Jesuítas - Anchieta”, o trajeto cruzará 13 cidades da costa paulista: começa no município de Peruíbe e termina, 350 quilômetros depois, na praia do Cruzeiro, em Ubatuba.

“Trata-se de uma rota pedestre, que colocará os caminhantes em contato com o patrimônio natural, monumental e religioso da região”, conta o jornalista Maurício Juvenal, que desenvolveu o roteiro junto com o governo do Estado de São Paulo e a organização religiosa AIA (Associação Internacional Anchieta). “No caminho, além de admirar a natureza e os pontos turísticos das cidades litorâneas, o viajante irá conhecer lugares que marcaram a passagem dos jesuítas pela área”.   

Entre esses marcos históricos – são 23 ao longo do percurso - estão as ruínas do Abarebebê (capela construída a mando do padre Leonardo Nunes no que é hoje a cidade de Peruíbe), as ruínas da ermida Guaibê (onde os jesuítas se encontravam para rezar e catequizar os índios), a Biquinha de São Vicente (outro ponto de catequização indígena) e a chamada “Cama de Anchieta” (formação rochosa localizada no litoral de Itanhaém e que, reza a história, era o local de oração e meditação preferido de Anchieta).

Além disso, os viajantes poderão conhecer, já no município de Bertioga, o Forte São João, onde José de Anchieta e Manuel da Nóbrega teriam passado cinco noites antes de empreender uma arriscada jornada: ir ao que é hoje Ubatuba e negociar a paz com os hostis índios da Confederação dos Tamoios – que se opunham à presença dos portugueses em suas terras.

“Apesar de os índios terem tomado Anchieta como refém, ambos conseguiram, após algum tempo de conversa, acabar com a hostilidade dos tamoios”, relata Juvenal. “Muitos consideram essa façanha como o primeiro tratado de paz das Américas”.   

É também em Ubatuba que está o ponto final do percurso: a praia do Cruzeiro, em cujas areias José de Anchieta teria escrito o seu famoso "Poema em Louvor à Virgem Maria".

Veja o roteiro detalhado do passeio

Caminho litorâneo

Os aventureiros que quiserem percorrer o trajeto devem, antes de mais nada, fazer uma inscrição no site caminhasaopaulo.com.br. Isso lhes habilitará a ter um cartão eletrônico que renderá descontos (de 10 a 30%) em uma série de hotéis e restaurantes que existem no caminho. O dispositivo também poderá ser usado para registrar a passagem dos viajantes por cada um dos 22 pórticos eletrônicos espalhados ao longo do percurso.

O trajeto, segundos organizadores da iniciativa, está todo sinalizado, e o turista pode percorrê-lo por partes: não é necessário vencer os 350 quilômetros de só uma vez.

“É um projeto universal, feito tanto para aquela pessoa que quiser se hospedar em um hotel 5 estrelas como para aquela que quiser carregar uma barraca de camping e dormir na areia”, diz Maurício Juvenal. “O importante é que as pessoas conheçam melhor a história e as paisagens do nosso Estado”.

No momento, a rota está aberta apenas entre Peruíbe e Bertioga. O trecho entre Bertioga e Ubatuba será aberto no dia 30 de setembro. O governo paulista planeja inaugurar nos próximos anos roteiros inspirados nos passos dos bandeirantes.  

Mais informações:
www.caminhasaopaulo.com.br