Topo

Descubra a Ilha Sentosa, em Cingapura, o 'playground' da Ásia

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL, de Cingapura

10/08/2011 08h46

Em um país de apenas 700 km² com uma das economias mais agressivas do mercado financeiro e considerado uma das nações mais ricas do planeta, parece não haver tempo para a diversão ou o turismo. Mas Cingapura, uma cidade-estado ao sul da Malásia, no sudeste asiático, transformou uma ilha inteira em um parque de diversões que atrai mais de cinco milhões de visitantes todos os anos e que conta com atrativos turísticos para todos os gostos.


A ilha Sentosa, a 15 minutos do centro de Cingapura, possui 500 hectares e é uma das atrações mais populares entre locais e visitantes estrangeiros. Um dos motivos é o acesso que por si só já vale como uma atração (ou mais de uma dependendo do espírito do visitante). Essa ilha-resort pode ser acessada via monotrilho, cujas estações dão acesso a áreas temáticas de Sentosa como praias, shopping e até uma parada exclusiva no interior do Universal Studios; via teleférico, onde o passageiro viaja em cabines com vista de 360o da região; e até mesmo uma passarela com mais de 700 metros para os que quiserem chegar a pé de Cingapura.

Brinquedos radicais no famoso parque norte-americano dedicado ao cinema, mais de três quilômetros de praias com águas tranquilas, esportes radicais como tirolesa e um mini bung jump, cinema 4D e um parque onde 1500 borboletas vivem soltas entre os visitantes são algumas das atrações que a ilha abriga.

As atrações, quase todas a beira mar, estão interligadas por calçadões ou por um sistema de ônibus gratuito que passa pelos locais mais visitados.

Conheça algumas delas:

Butterfly Park & Insect Kingdom: Esse pequeno parque é uma das atrações naturais mais belas de toda a ilha e abriga uma área com mais de 1500 borboletas vivas de 50 espécies diferentes que circulam, livremente, entre os visitantes e um setor com 300 espécies de insetos como o besouro-rinoceronte. Aves também estão no local para fotos com os turistas.

Fort Siloso Tours: O único forte preservado de toda Cingapura, erguido pelos britânicos em 1880, foi transformado em um museu e guarda a maior coleção de objetos da Segunda Guerra Mundial do país. O tour é realizado por bonde e passa por diversos túneis antigos.

Hotéis: Com tantas atrações que nem sempre cabem em um único dia, a ilha possui também um grupo de resorts que oferece 1800 quartos para quem quiser passar algumas noites no local. Localizado em uma área que totaliza 49 hectares, esse complexo inaugurado em 2010 abriga seis hotéis e um cassino. Destaque para o Shangri-La's Rasa Sentosa Resort (www.shangri-la.com), um edifício imponente com arquitetura mediterrânea que foi reinaugurado em 2011 após uma reforma de quase 66 milhões de dólares, onde todos os quartos estão voltados para a praia. O hotel é o único em toda a ilha com vista para o mar.

Images of Singapore: Localizado em um casarão em estilo colonial, o local é uma espécie de museu que reconta a história de Cingapura e suas várias etnias com projeções multimídia e salas com cenas da história do país com bonecos em tamanho real. A atração conta também com um tour guiado em que o visitante pode saber mais sobre a culinária local e que inclui demonstração de preparo de comida. Esse serviço exige reserva antecipada de um mês.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    O Butterfly Park & Insect Kingdom, na Ilha Sentosa, é um pequeno parque que abriga mais de 1500 borboletas vivas que circulam, livremente, entre os visitantes

Marine Life Park: Esse parque dedicado à vida marinha está instalado em uma área de oito hectares e abriga mais de 700 mil criaturas marinhas que vivem em tanques que juntos totalizam 75 milhões de litros de água.

MegaZip Adventure Park: Esse setor do parque é dedicado aos esportes radicais e abriga uma tirolesa com 450 metros sobre uma floresta tropical que cruza o mar até uma ilhota, um pequeno circuito de arvorismo com 12 metros de altura e um mini bung jump que simula um pouso de paraquedas a 15 metros do chão.

Praias: A ilha conta com 3,2 km de praias de areia branca e mar tranquilo, como Siloso, Tanjong e Palawan, cuja atração é a ponte que leva o visitante até o ponto mais austral do continente asiático.

Segway: Esse transporte individual ecológico que usa o movimento do corpo do usuário para se movimentar é uma das atrações da ilha Sentosa, no sul de Cingapura. Os visitantes podem realizar tours guiados pelas praias locais ou em um circuito fechado

Sentosa 4D Magix: Esse cinema interativo em 3D custou quase três milhões de dólares americanos e conta com assentos que se movimentam e jatos que soltam água e vento de acordo com a cena. Curta-metragens com temáticas como piratas e o Velho Oeste são alguns dos filmes, permanentemente, em cartaz.

Skyline Luge Sentosa: Essa atração é realizada em duas etapas que inclui, primeiro, uma subida de teleférico até o cume de uma colina local e logo a descida por duas pistas sinuosas com quase 700 metros cada uma a bordo de um carrinho de rolimã.

Songs of the Sea: Essa apresentação a beira mar acontece todos os dias logo após o pôr-do-sol e é uma das atrações mais lotadas de toda a ilha. O enredo e as músicas gravadas empolgam pouco, mas o ingresso vale pelo show com efeitos pirotécnicos, jatos de água, lasers e explosões sobre a réplica de um antigo vilarejo.

The Merlion: Essa torre com quase 40 metros de altura foi construída em homenagem ao símbolo de Cingapura, uma figura mitológica metade leão, metade peixe. Seu interior conta com terraços de observação com vista para toda a ilha e uma sala onde é projetada uma animação sobre a história desse personagem e de Cingapura que, em língua malaia, significa 'A Cidade do Leão'.

Tiger Sky Tower: É do alto dessa torre de 131 metros sobre o nível do mar que o visitante tem uma vista panorâmica de toda a região. A cabine, com capacidade para 72 pessoas, é equipada com ar-condicionado e gira 360o.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    É do alto dessa torre de 131 metros sobre o nível do mar que o visitante tem uma vista panorâmica de toda a ilha Sentosa, no sul de Cingapura


Universal Studio Singapore: Filial do parque temático americano, o local abriga mais de 20 atrações inspiradas em produções cinematográficas como Madagascar e Shrek.

Wave House Sentosa: Os mais experientes (e os nem tanto também) costumam passar o dia nesse complexo de mais de sete mil m² que conta com duas piscinas que simulam ondas de até três metros de altura para prática de surfe ou bodysyrfng. O local abriga também um bar, um lounge, um restaurante e loja com produtos relacionados com o esporte.

 

Sentosa
Tel: (65) 6736-8672
www.sentosa.com.sg

Como chegar:
A ilha fica a 15 minutos do centro de Cingapura, país do sudeste asiático, localizado ao sul da Malásia. Não existem voos diretos entre o Brasil e o destino, de modo que a viagem inclui paradas em outro continente antes do desembarque final. O trecho é comercializado por companhias aéreas como Air China (www.br.fly-airchina.com), Lufthansa (www.lufthansa.com), Singapore Airlines (www.singaporeair.com) e South African Airways (www.flysaa.com).