Topo

Lista traz passeios para comemorar o Dia dos Pais em família

ANDRESSA ROVANI

Colaboração para o UOL

02/08/2011 16h17

Além do tradicional almoço de domingo, o Dia dos Pais pede um divertido passeio em família. Para fugir do convencional e surpreendê-lo, o UOL selecionou sugestões para filhos que querem acompanhar os pais e também para pais que querem animar os pequenos.


Pai e futebol são quase sempre indissociáveis, não é? Por isso, se você estiver em São Paulo, um destino certo para agradá-lo é o Museu do Futebol, instalado no acesso das arquibancadas da fachada principal do estádio do Pacaembu. Ele conta com 15 salas temáticas, que somam mais de 1.400 fotografias, vídeos e muita interatividade. O museu aproveitou a data e listou os pais dos dribles mais famosos do esporte. Estão expostas algumas cenas clássicas: Rivelino, pai do “drible elástico”; Didi dando vida ao “folha seca”, e Leônidas da Silva, inventando a bicicleta. É possível ver as projeções dos passes e dribles. Pais corintianos podem aproveitar a dobradinha no domingo: o estádio do Pacaembu receberá o jogo Corinthians x Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Se o futebol não animou, que tal alugar um carro de luxo e circular pela cidade com seu pai no volante do possante? Em diversas cidades do país, há lojas especializadas na locação de veículos antigos ou de luxo. Mas se seu pai está mais para a bicicleta, o projeto Urban Bike convida para um cicloturismo na capital paulista. A voltinha vale tanto para quem conhece São Paulo como a palma da mão como para quem quer visitá-la do alto de uma magrela. E não precisa da bicicleta – ela e os equipamentos de segurança estão incluídos no passeio. No domingo, a rota começa no hotel Unique (no Jardim Paulista), passa pela ciclofaixa de lazer e tem parada em diversos museus: no da Casa Brasileira, os ciclistas serão recebidos por um café da manhã com concerto.  

Se é sossego o que seu pai procura, a Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, a 55 quilômetros do centro de São Paulo, abriga uma vegetação de fazer inveja ao restante da cidade. Com rios de águas cristalinas, cachoeiras com até 60 metros e um admirável mirante para o litoral paulista, a APA tem ainda a Cratera da Colônia, uma “cicatriz” de 3,6 km de diâmetro formada pelo impacto de um meteorito há mais de 30 milhões de anos. O local é tombado pelo patrimônio histórico e abriga remanescentes de Mata Atlântica, além de contar com a presença da comunidade indígena guarani nas aldeias Tenondé Porã e Krukutu. Como parte dos seus atrativos estão em propriedades privadas, é recomendado fazer o passeio acompanhado por um guia. Uma outra opção é curtir a tranquilidade da represa da Guarapiranga, na zona sul da Grande SP. Para pais que gostam de velejar, há empresas que oferecem passeios de veleiro de duas horas para seis pessoas.

Com os pequenos

Animar os pequenos pode ser a maior alegria de um pai. Se a intenção é essa, pais com perfil desbravador vão adorar passar a tarde no Planetário do Ibirapuera. No domingo à tarde, duas atrações espaciais prometem chamar a atenção de pais e filhos: às 16h, uma projeção aborda algumas constelações e os movimentos do céu, estimulando a descoberta da astronomia , estimulando a descoberta da astronomia,,; às 18h,  a sessão “Volta ao mundo de Gagarin” lembra a viagem do cosmonauta  Yuri Gagarin, quando, pela primeira vez, o ser humano saiu do planeta Terra e deu um voltinha pelo espaço.

Outra opção para quem curte as ciências é o Espaço Catavento (no antigo Palácio das Indústrias), com 250 instalações, na capital paulista. Por lá, é possível não só ouvir as estrelas, como tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol não é tão redondo como parece.

Já famílias apaixonadas por música podem construir juntas instrumentos musicais. Na oficina do Sesc Pinheiros, que acontece no domingo, 14, o educador Fábio Freire irá orientar a construção de um instrumento que os participantes poderão aprender a tocar e levar para casa. A atividade não aceita reserva. Para participar, é preciso retirar a senha no local, com 30 minutos de antecedência.

Comemoração antecipada

Para pais e filhos que querem adiantar a comemoração, no Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do país em funcionamento, é possível observar o comportamento dos bichos durante a noite, em um trajeto de duas horas. A visita pode ser feita na sexta, 12, às 18h. Um orientador explica aos visitantes os hábitos noturnos dos animais do zoo. De quebra, pais e filhos podem chegar um pouco antes e aproveitar o parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa, onde está o zoológico. Zoos em outras cidades brasileiras também oferecem passeios noturnos.

Já o Festival do Cachorro Lôko, no próximo dia 6, é uma homenagem ao cartunista Glauco e a seu filho Raoni, assassinados a tiros em março do ano passado. O evento acontece das 13h às 22h, na chácara Céu de Maria, em Osasco, na Grande SP, e promete reunir artistas e convidados para assistir a 12 shows, sete apresentações de DJs nos intervalos, dez grafiteiros e muitos artistas de circo em ação. Uma mini rampa de skate,  aberta ao público, terá demonstrações de skatistas.

Pais que pretendem investir no cardápio e treinar receitas podem colocar a mão na massa e aprender um prato novo para testar no dia 14. No Iesb (Instituto de Educação Superior de Brasília), haverá uma aula especial com um minicurso de massas e molhos no dia 12. Em São Paulo, pais e filhos podem preparar juntos três tipos de massa, na Minichefs, escola de culinária para crianças, nos dias 6 e 7.