Topo

Cesky Krumlov, cidade medieval da República Tcheca, preserva sua história

MARINA GOMES

Colaboração para o UOL Viagem

25/07/2011 17h30

Declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, a pequena e charmosa cidade na região da Bohemia, ao sul da República Tcheca, é um espetáculo a 190 km da capital Praga. A segunda cidade mais visitada do país também fica à mesma distância de Viena, tornando-se uma ótima opção de parada para quem está em trânsito entre as duas capitais.

E a passagem pela cidade vale realmente a pena. Cesky Krumlov é citada em documentos desde 1253 e, com mais de 300 edifícios históricos, é uma verdadeira viagem no tempo, pois mantém a atmosfera original, mágica e encantadora de uma cidade medieval. Suas torres, praças e castelo ganham charme extra pela geografia peculiar. Isso porque está toda inserida dentro de um meandro do rio Vltava, que deu origem ao nome Cesky (“tcheco”) Krumlov, cuja tradução é “prado torto”, uma referência à curva acentuada que o rio faz em volta da cidade.

Flores do passado

Pinturas de rosas estão espalhadas pelas casas e construções antigas dão uma pista sobre o passado da cidade, cujo auge se deu entre os anos de 1300 e 1600, época em que foi sede da poderosa família Rozemberg (“montanha de rosas”, na tradução).

A cidade é de uma simplicidade estonteante: cercados pelo rio Vltava estão o casario e a linda igreja gótica de São Vitor. Na parte mais alta, o castelo construído no século 13, segundo maior do país. Originalmente gótico, ganhou feições renascentistas no século 16 e, mais tarde, barrocas, no século 17, já sob domínio da família Eggenberg, que também construiu o teatro barroco, hoje o mais preservado e antigo da Europa, com um maquinário para mudança de cenários extremamente sofisticado para a época em que foi idealizado.

Na entrada do complexo do castelo, ursos “guardam” o local como antigamente, e do alto das torres têm-se uma bela vista do centro da cidade, com seu casario bem conservado e os charmosos telhados. Atenção, entretanto, pois o interior do castelo só é aberto para visitação nos meses de verão, de abril a outubro, exceto às segundas-feiras. (Se a segunda-feira for feriado, o castelo abre, e fecha na terça-feira).

  • Marina Gomes/UOL

    Fonte de água de 1716, no centro da praça de Cesky Krumlov, com representação de santos

Artes e festas

Se seu interesse for cultural, pode se perder pelas inúmeras galerias e lojas de arte de Cesky Krumlov. Além disso, durante o ano, vários festivais de música e teatro, como a Celebração da Rosa de Cinco Pétalas, uma festa de três dias no mês de junho, tomam conta da cidade.

O município também abriga alguns bons museus, como o de marionete, de tortura e um com réplicas de famosos em cera. O Museu Regional, outra preciosidade do lugar, tem uma coleção de cerca de 35 mil objetos antigos e achados arqueológicos da região da Bohemia.

Entre os outros tipos de passeios disponíveis, a dica é aproveitar a atmosfera mágica e misteriosa de cidade medieval e escolher entre as opções de visitas noturnas que contam as lendas de fantasmas, bruxas e as histórias secretas dos alquimistas famosos que moraram lá – e que deixaram vários símbolos enigmáticos pela cidade.

E, como toda boa cidade tcheca, Cesky Krumlov também conta com sua própria cervejaria, uma das mais antigas do país, em funcionamento desde 1560. A fábrica da Eggenberg oferece visitas monitoradas com direito a degustações dos vários tipos da bebida que produz, excelentes para acompanhar a culinária local, baseada em carnes (de porco, principalmente), salsichas, repolho e batatas preparadas das mais diversas formas. As cervejas claras ou escuras podem ser apreciadas em um dos muitos restaurantes com terraços para o rio ou em outros que parecem verdadeiras tavernas medievais.

Esportes

O rio Vltava garante a diversão para quem procura atividades esportivas no verão, como a descida de rafting ou a prática de caiaque, disponíveis logo na ponte de chegada ao centro. Além disso, dá para fazer uma das muitas trilhas existentes na região, seja a pé, de bicicleta ou a cavalo. Alguns ciclistas percorrem rotas demarcadas entre a Áustria e a República Tcheca, com parada para descanso na cidade, também uma excelente opção para os esportistas.

No inverno, o ideal é alugar os patins de gelo ou assistir os jogos de hockey no estádio. Perto de Cesky Krumlov também há algumas pistas de ski para os adeptos do esporte.