Topo

Conheça a animada zona festeira de León, na Nicarágua

JOSHUA BERMAN

New York Times Syndicate

26/06/2011 08h15

Em León, uma cidade de tamanho modesto nas terras baixas vulcânicas do noroeste da Nicarágua, à vista de uma das maiores catedrais na América Central, La Catedral de León, você encontrará sua zona rosa, ou zona de entretenimento. Lojas de ferragens e oficinas de motocicletas situadas em casas centenárias, cavernosas e caindo aos pedaços, deram lugar a restaurantes, bares e discotecas improvisadas. A conversão ocorreu de forma orgânica ao longo dos últimos dois anos, sem qualquer planejamento ou apoio da prefeitura; este status não oficial -sem contar a ausência notável de estacionamento ou mesmo endereços - dá ao local um espírito caótico, singularmente nicaraguense. Se estendendo desde o canto sudoeste do Parque Central, a zona rosa fica aglutinada em uma única quadra. Mesmo durante a semana, um público tranquilo come, bebe e dança até depois da meia-noite, se misturando na calçada enquanto segue de um local para outro.


Bárbaro
(505) 2315-2901
O nome deste restaurante com pé direito alto e espaço ao ar livre vem da expressão “Que bárbaro!” Seu cardápio de pratos e coquetéis é extenso; o primeiro inclui um aperitivo de pasta de feijão, tortilhas, queijos, carnes fritas e bananas (240 córdobas).


NicAsí Tours
(505) 8414-1192
nicasitours.com
A maioria das empresas de turismo locais se concentra em caminhadas nos vulcões próximos, em descer deslizando deles ou ambos. Mas a NicAsí - cujo escritório na zona rosa conta com um bar e uma pensão de mochileiros chamada La Siesta Perdida (o cochilo perdido) - oferece passeios de imersão cultural incomuns: pense em “Caubói por um Dia” e aulas de culinária (225 e 420 córdobas por pessoa, respectivamente).

Kamañ
(505) 8627-4658
Esta loja arejada oferece uma seleção impressionante de cerâmicas locais (130 córdobas por um vaso de tamanho médio) e têxteis guatemaltecos (calças baggy listradas custam 320 córdobas), assim como fornece material para fabricantes de bijuterias.

Oxygene
Sem telefone
Esta boate exibe todo o agito e exuberância encharcada de suor e rum de uma festa dançante de porão, com uma mistura de merengue e reggaeton na trilha sonora. Ela fica lotada às 23h e a dança prossegue até às 2 horas da madrugada (a entrada é gratuita nos dias úteis e custa 30 córdobas, ou US$ 1,40, com o dólar cotado a 21 córdobas, nos fins de semana).