Topo

Disney de Hong Kong comemora cinco anos

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL, de Hong Kong

02/06/2011 08h00

As janelas imitam a silhueta da cabeça do camundongo animado mais famoso do mundo e as alças de apoio para as mãos seguem o mesmo formato de suas orelhas. Quando o metrô se aproxima da estação, uma voz suave deseja aos passageiros: “Tenham um dia mágico”.


Essa até poderia ser uma cena de alguma animação com histórias e personagens fabulosos. Porém, nenhuma viagem de trem é a mesma quando o assunto é o cobiçado parque temático da Disney.

Há cinco anos, a Hong Kong Disneyland recebe assim seus visitantes e, desde janeiro deste ano, comemora em alto estilo seu quinto aniversário em território asiático. Aberto em 2005 em uma ilha desse país ao sul da China, o local é um dos cinco lugares no mundo que abrigam um parque com o selo Disney e já recebeu mais de 25 milhões de pessoas.

As celebrações para 2011 incluem um disputado show de luzes da Fada Sininho acompanhado da tradicional queima de fogos sobre o Castelo da Bela Adormecida, diariamente a partir das 19h30. Durante o dia, o parque abriga outra atração exclusiva de aniversário: a parada 'Voos da Fantasia' ('Flights of Fantasy Parade', em inglês), em que os principais personagens da Disney aparecem no alto de carros alegóricos como se estivessem flutuando entre o público.

Seja um novato ou um experiente frequentador da Disney, a sensação de deslumbramento é sempre visível no rosto de cada um (adultos, inclusive) dos que disputam um pedaço de calçada da Main Street, a rua principal do parque que recebe, diariamente às 15h30, uma parada com a presença do casal Mickey e Minnie, Pato Donald, Pateta, Pluto e personagens de desenhos como Lilo e Stitch, Toy Story e Rei Leão.

Seguindo o padrão dos outros parques da empresa, em Hong Kong o complexo também é dividido em áreas temáticas. Na Adventureland, uma floresta serve de cenário para atrações como a casa na árvore do Tarzan, um divertido safári em um bote e o show ao vivo do Rei Leão. Tomorrowland é a área indicada para quem busca um pouco mais de adrenalina, mas não espere opções radicais como as encontradas nas versões americanas do parque. O destaque é a imperdível Space Mountain, uma alucinante montanha-russa indoor que simula uma viagem psicodélica pelo espaço. Para os pequenos, o Fantasyland abriga o clássico Castelo da Bela Adormecida, o Carrossel da Cinderela e a Xícara Maluca.

Um dia no parque já é suficiente para deixar visitantes eufóricos, mas alguns vão além. Quando os últimos fogos de artifício riscam o céu sobre o Castelo da Bela Adormecida, alguns desviam o caminho de volta para o metrô e se hospedam em um dos hotéis localizados no interior do complexo, como o Disney's Hollywood, cuja arquitetura e decoração são baseadas no cinema, e o Hong Kong Disneyland, um edifício imponente de estilo vitoriano.

A experiência é como levar a Disney para dentro de casa. As vozes do Mickey e da Minnie costumam acompanhar os hóspedes durante suas viagens pelos elevadores e, no café da manhã, a presença dos personagens Disney é garantida.

A Disney é capaz de surpreender até do lado de lá do planeta.


SERVIÇO
Como chegar
Localizado na costa sudeste da China, o país não conta com voos diretos a partir do Brasil, de modo que o viajante deverá passar por algum outro continente antes de desembarcar em terras chinesas, uma viagem que pode durar até três dias. No entanto, a rota via Johannesburgo, na África do Sul, é a maneira mais curta para chegar ao destino, uma vez que a cidade conta com conexões quase imediatas para seguir viagem até Hong Kong no mesmo dia.

Hong Kong Disneyland
Lantau Island, Hong Kong (estação MTR: Disneyland Resort)
Diariamente, das 10h30 às 20h
www.hongkongdisneyland.com


* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Hong Kong a convite da South African Airways (www.flysaa.com) e da Hong Kong Tourism Board (www.discoverhongkong.com)