Topo

Conheça dez opções de viagens de lua de mel para casais econômicos

SAMMIA FERREIRA**

Colaboração para o UOL

24/05/2011 19h11

Casar é muito bom e, tão bom quanto, é curtir uma lua de mel por lugares exóticos, com roteiros de pura aventura. Ou talvez uma aconchegante e acolhedora viagem por roteiros tranquilos e paisagens reconfortantes. Seja qual for o seu estilo, se a grana estiver curta, não é preciso abrir mão da viagem dos sonhos em comemoração ao dia tão especial.


Antes de pensar nos destinos, há processos essenciais para a escolha da lua-de-mel perfeita:
 

A viagem precisa estar de acordo com o perfil e gostos pessoais do casal
Não irá fazer muita diferença para amantes de aventura passar alguns dias numa bucólica cidadezinha tombada pelo patrimônio histórico. Tampouco serão agradáveis passeios por trilhas e cachoeiras para quem sonha com uma semana de um farto sossego.

Planejamento e pesquisa
Importante manter em dia uma planilha atualizada constantemente com opções de hospedagem, alimentação, transporte, cotação de moedas estrangeiras (em caso de viagens ao exterior), vestuário, previsão do tempo e todos os demais itens necessários para evitar dores de cabeça futuras.

Conselhos de quem entende
Consultar amigos e parentes que já tenham ido para o destino é sempre uma boa. Nada como dicas vindas de pessoas com afinidades semelhantes as nossas para nortear o passeio. Entretanto é aconselhável consultar sempre um agente de viagens e ter sempre em mãos um guia sobre sua cidade de destino.

Nacionais

Existem várias opções de destinos nacionais de preço extremamente acessível para todos os tipos de bolsos. De resorts ecológicos no meio da Minas Gerais, a cidadezinhas inglesas que mais parecem jóias esquecidas pelo tempo no coração de uma grande capital. Tem de tudo. Eis alguns exemplos que vão desde a total economia a uma disponibilidade financeira mais confortável.

Paranapiacaba (SP)

Sugestões de hospedagem
Os pacotes são tarifados para todas as pousadas da região onde está incluso serviço de café da manhã.

Pousada Shamballah
Rua Rodrigues Alves, 471 - Parte Baixa - Vila de Paranapiacaba
4439-0574
www.pousadashamballah.com.br
Localizada no centro histórico, a pousada tem um quê místico é um reduto perfeito para quem busca conforto e simplicidade em um três estrelas.

Pousada Jardim das Bromelias
Avenida Campos Sales, 549 - Parte Baixa - Vila de Paranapiacaba
4439-0012
www.pousadaparanapiacaba.com
Tal qual uma casinha no interior onde o cheiro de café recém-coado se espalha livremente, a pousada proporciona a mais profunda sensação de paz e distanciamento das agitações.

A cidade, cujo nome, em tupi-guarani, significa ‘de onde se avista o mar’, surgiu em meados do final do século 14 para servir de centro de controle operacional e residência oficial para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. Até hoje suas construções histórias estão preservadas.


Além dos tradicionais passeios pelo centro histórico, que incluem maria-fumaça com direito a condutor em trajes de época; visita à casa do engenheiro chefe, onde hoje funciona o museu e outros tantos, Paranapiacaba é conhecida por suas trilhas ecológicas para todos os níveis de disposição física. Os passeios são acompanhados por guias credenciados que oferecem o suporte de segurança.


Entre as trilhas mais famosas, destacam-se a trilha do Lago de Cristal e a Cachoeira da Fumaça. Há ainda trilhas mais pesadas, de mais de seis horas de duração, para quem deseja uma aventura mais densa. A recompensa em todas elas são as paisagens exuberantes e o direito a nado em águas cristalinas.

Bertioga (SP)

Através do site do Sesc, é possível solicitar sua reserva na unidade de Bertioga. Para trabalhadores do comércio registrados nesse sistema, existem ainda mais vantagens. As acomodações contam com uma pequena copa para quem faz questão de preparar as próprias refeições.

Engana-se quem imagina que roteiros que incluem as praias paulistanas estejam em baixa. Bertioga possui (além de uma praia pouco badalada em baixas temporadas) um complexo aquático oferecido pelo sistema Sesc em uma área verde de aproximadamente 995.000m² com infraestrutura de lazer completa e preços acessíveis.


Praias como Boracéia, Enseada, Riviera de São Lourenço, Indaiá e Itaguá são ótimas opções de passeios, além do imperdível Forte de São João da Bertioga, construído em 1710 e que abriga atualmente o Museu Histórico João Ramalho.

Ilhabela (SP)

Sugestão de hospedagem
Evite hotéis, pois poucos têm preços atraentes. Pousadas não faltam e maior parte tem qualidade acima de três estrelas. São aconchegantes e charmosas e por mais tentador que seja, se sua grana for curta, evite contratar pacotes de lua de mel. A dica é contratar por preços mais baixos os pacotes de diárias comuns e comprar rosas e champagne na viagem até lá.


Pousada Margarida
(12) 3892-4285
www.pousadamargaridabonete.com

Um dos mais cultuados territórios paulistanos, Ilhabela é um paraíso banhado pelo oceano Atlântico e a menos de duas horas da capital. O clima é quase sempre agradável, com céu azul e água geladíssima. Nesse sonho de lugar, sua única precaução será caprichar no repelente contra os borrachudos.


Existem inúmeras opções passeios e atividades pela Ilha. Dentre eles estão os mais de 35 km de praias (41 ao total), 3 pontos de mergulho, mais de 300 cachoeiras registradas, 17 opções de trilhas e para quem ainda não se convenceu, contratando instrutor local, você pode velejar, surfar ou praticar kitesurf a preços justos.

Bonito (MS)
O nome diz pouco. Bonito é muito mais: É onde as águas mais claras se juntam e os peixes nadam junto com os turistas numa liberdade única. O município está localizado na Serra de Bodoquena, a quatro horas da capital (de carro). Diz a lenda local que durante a guerra do Paraguai (1864), muitos soldados paraguaios que lutavam em solo nacional, enterravam ouro aos pés de figueiras típicas da região. Com a morte de muitos destes combatentes, o ouro permanece enterrado sendo descoberto somente pelos puros de coração, guiados através de sonhos a essa cidade.

Você não pode deixar de conhecer a famosa gruta do lago azul e sua misteriosa coloração e mergulhar ao lado dos peixes na Baia Bonita, flutuar no Rio Sucuri, descansar aos pés de uma cachoeira incrível na Estância Mimosa ou fazer rapel pelo Abismo de Anhumas.

O ideal é separar pelo menos quatro dias para aproveitar todos os tipos de passeios. Agendá-los, só em alta temporada. Os valores variam entre R$ 10 a 65 reais e incluem transporte e guia. Considere que ir a pé para os passeios é uma missão impossível devido às distâncias. Antes de viajar verifique na agência contratada se o traslado está realmente incluso. Se não, vale a pena alugar um carro ou até mesmo rachar um taxi com outros turistas.

Porto Seguro (BA)

Sugestões de hospedagem
Seguindo os passos da cidade com os melhores preços para turismo no Nordeste, as opções de hospedagens com alto nível de qualidade e preços atraentes são grandes. Há pacotes de cinco dias, em baixa temporada, que saem por menos de 500 reais.

Aquaville Apart Hotel
Rua do Telégrafo, 1317 – Taperapuan
(73) 3575-3899
www.hotelaquaville.com.br

Vitória Régia Apart Hotel
Rua da Azaléia, QD C – Lote 14
(73) 3679-1787
www.vitoriaregiaaparthotel.com.br

Pousada Água Marinha
Estrada da Balsa, 2340 – Arraial D’Ajuda
(73) 3575-2763
www.pousada-arraial-ajuda.com.br

Se o seu negócio é Nordeste, Porto Seguro oferece os melhores preços e passeios que não devem em nada a outras cidades. O município baiano foi um dos primeiros locais em que desembarcou a tripulação de Cabral, em 1500. Por isso não é preciso frisar a importância de se conhecer os prédios históricos deste período, a igreja de Nossa Senhora da Penha (erguida no século 16 pelo donatário da capitania) e o marco do Descobrimento, na parte alta da cidade.

Você não pode deixar de curtir ao máximo todas as praias, em especial Mundaí, mais próxima do centro e mais agitada. Ponta Grande, que é mais afastada da capital, é ideal para quem quer esquecer-se do mundo. Já Rio dos Mangues é ótima para uma caminhada despretensiosa.

Virgínia (MG)

Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira
Fazenda Sertãozinho, S/N – Virgínia
(35) 3373-1900
www.valedamantiqueira.com.br

Se você tem menos de mil reais para gastar e quer uma semana de sossego bem longe da agitação das capitais, você precisa conhecer Virgínia. Uma cidadezinha de pouco mais de dez mil habitantes no sul de Minas.

Ali, o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira oferece um pacote de lua de mel com 5 diárias com pensão completa, presente especial e acesso a todas as atividades de lazer, dentre as quais cachoeira, trilhas e pesca.

Internacionais


Viajar para o exterior não um sonho inacessível financeiramente. Poupando um tanto por mês e parcelando o outro tanto, é possível ir a muitos lugares. Para uma viagem mais segura e econômica ao exterior, algumas dicas são pontuais:


- O sistema Hostelworld oferece hospedagens em pousadas e albergues com preços muito mais acessíveis e em ambientes semelhantes a hotéis de quatro estrelas. E não tema: há quartos para casais com suíte e em geral, com café da manhã. Estão em todo o mundo e em diversas cidades, inclusive no Brasil.

- Cruzeiros também têm muitas vantagens. É possível rodar o mundo e ao mesmo tempo curtir noitadas em cassinos, descansar a beira de piscinas e fazer muitas outras atividades inclusas nos pacotes. Existem alguns de mais de dez dias em que o segundo passageiro já está incluso e o valor não ultrapassa mil reais. Escolher cabines internas é uma grande dica para manter esses valores.

- Fique de olho em promoções relâmpagos nos sites de passagens aéreas.

Europa *

Lembra-se da dica dos Hostels? Que tal aproveitá-la e se hospedar em um Hotel moderníssimo em Kensington por apenas 97 reais a diária? O W14 Hotel & Bar é perfeito para casais descolados e que queiram estar perto de todas as rotas de turismo da cidade. Oferece café da manhã, acesso a internet e tem sua própria agência de viagens.

Pacotes terrestres de até uma semana com Madri e Barcelona saem por a partir de 1600 reais por pessoa. Nesse roteiro, é possível conhecer o Museu do Prado, de Thyssen-Bornemisza e da Rainha Vitória em Madrid, o Museu Picasso e o Nacional de Arte da Catalunha em Barcelona. Fora a Plaza Mayor, o estádio Santiago Bernabéu, Parque Güel e outros.

No mesmo formato, pacotes de quatro dias para Londres, incluindo apenas a parte terrestre, permitem passeios a London Eye e o Museu de Cera de Madame Tussauds.

América do Sul *
Buenos Aires fica tomada por turistas brasileiros o ano inteiro devido aos preços atraentes e a semelhança com a língua portuguesa. Sem falar nas delícias culinárias e no tango. Os pacotes turísticos chegam a custar até menos que viagens nacionais e os impostos para compras de produtos são realmente tentadores. Os pacotes de três dias começam em 1300 reais por pessoa.


Você não pode deixar de tomar sorvete Duche de leche tentación da rede Freddo, ir até Palermo Soho para provar o melhor bife de lomo de toda a Argentina acompanhado de salada de tomates secos e rúcula (e gastar com tudo, no máximo, 50 pesos) e pagar a metade do valor do café tomando-o no balcão.

América do Norte *
Até Cancun é ‘logo ali’ com viagens parceladas e bem programadas. Um pacote de nove dias, com aéreo e hospedagem inclusos, sai por 2600 reais por pessoa e permite visitas aos parques ecológicos de Kabah e de Isla das Mujeres, além das ruínas do templo de Alacrán e das zonas arqueológicas de El Meco e El Rey.

*Cálculos de pacotes segundo a CVC Turismo, em maio de 2011.

** Sammia Ferreira é a responsável pelo site Casando sem Grana (casandosemgrana.com.br)