Topo

Em Washington, D.C., o trecho badalado de Columbia Heights

BRENDAN SPIEGEL

New York Times Syndicate

02/04/2011 08h10

Columbia Heights, um bairro no noroeste de Washington, D.C., que há apenas uma década era mais conhecido por suas casas e lojas vazias, viu a gentrificação ocorrer não da forma gradual habitual, mas com um boom. Uma nova estação de metrô em 1999 foi seguida por um afluxo de varejistas, incluindo a primeira loja Target da cidade, seguidos pela barragem previsível de prédios de luxo. Mas enquanto as quadras em torno da estação do metrô agora parecem uma espécie de shopping suburbano, a nova faixa mais badalada de Washington surgiu a poucas quadras de distância: um aglomerado de empresas independentes revitalizou um trecho da 11th Street, onde as grandes lojas e restaurantes de rede dão lugar a festas de rock independente e apresentações de teatro de guerrilha.

Meridian Pint

Neste recém-chegado na vida noturna da 11th Street – ele abriu em julho – as cabines espaçosas são equipadas com torneiras na mesa para que os clientes possam se servir pessoalmente, escolhendo entre uma lista de cervejas artesanais americanas, incluindo uma preta que estreou em janeiro, preparada especialmente pela Oliver Breweries, de Baltimore.

3400 11th Street NW
202-588-1075
meridianpint.com

Room 11

Nesta minúscula adega que virou bar de vinho, aberta em 2009, três dúzias de vinhos estão disponíveis por taça, juntamente com pequenos pratos. Um pátio na calçada fica aberto no inverno, graças às mantas de lã e às canecas de glögg (um tipo de quentão) escandinavo.

3234 11th Street NW
202-332-3234
room11dc.com

Wonderland Ballroom

Um pioneiro do bairro quando abriu há seis anos, este clube escuro e desalinhado ganhou uma clientela devota. Placas encardidas recuperadas dos estabelecimentos fechados de Washington ficam enfileiradas nas paredes, enquanto disc jockeys transformam o segundo andar lotado em uma festa descolada todo fim de semana.

1101 Kenyon Street NW
202-232-5263
thewonderlandballroom.com

Bloombars

Não há bebida alcoólica neste “art bar” sem fins lucrativos – mas festeiros são bem-vindos. Além das sessões de improviso de hip-hop, aulas de dança do ventre e performances teatrais de guerrilha, o calendário inclui a série “Cinema ao Amanhecer” no primeiro sábado do mês, com filmes independentes das 2h30 às 6h30 da manhã.

3222 11th Street NW
202-567-7713
bloombars.com