Topo

Gabriel García Márquez inspira roteiro em Cartagena

Da Redação

22/03/2011 20h58

Foi em Cartagena de Índias, na Colômbia, que alguns dos romances do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez foram ambientados. Por conta disso, a Escuela de Verano Cartagena de Indias da Universidad Tecnológica de Bolívar e a Empresa Administradora de Recursos Turísticos Patrimoniales criaram um roteiro especial em homenagem a ele. O passeio 'A Cartagena de García Márquez – Histórias reais e imaginárias' mescla ícones da cidade com locais relacionados à biografia do escritor.


O percurso inclui, por exemplo, a Plaza Santo Domingo, onde fica o templo dedicado ao mesmo santo. Uma lenda contada na região diz que o demônio teria se disfarçado de engenheiro para conseguir que fosse construída uma rebuscada torre, que acabou ficando inclinada depois de um ataque de fúria do mesmo. A Plaza de los Coches, citada em 'Do Amor e Outros Demônios'; o Portal de los Escribanos, onde se encontraram os protagonistas de 'O Amor nos Tempos do Cólera' e o Parque Fernández de Madrid, são alguns das 35 paradas que fazem parte do roteiro, que é percorrido em duas horas e meia a pé.

Outros locais também merecem uma visita, como o local em que hoje funciona o hotel Santa Clara. Ali, Márquez construiu a história de amor entre o padre Cayetano Delaura e a jovem Sierva María de Todos los Ángeles (em 'Do Amor...'). Pontos como a antiga sede do jornal El Universal, no qual o escritor trabalhou no início de sua carreira, proporciona outra visita interessante. Na mesma rua de San Juan de Dios fica a Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano, fundada por Márquez e seu irmão em 1994. Quem pretende tentar um encontro 'real' pode frequentar o Bazurto Social Club, um dos locais preferidos do escritor para comer as empanadas produzidas ali.

Áudios com efeitos especiais fazem parte do roteiro criado pelos órgãos colombianos, e estão disponíveis em cinco idiomas (espanhol, inglês, alemão, italiano e francês). O passeio pode ser contratado na Tierra Magna (Templo Santo Domingo, tel, 6551916 ou 6640600, www.tierramagna.com). O valor é de US$ 39.

Outrs endereços:
Antiga sede Jornal El Universal
Rua San Juan de Dios, número 3-81, Centro Histórico de Cartagena

Hotel Sofitel Santa Clara
Rua Del Torno 39-29, bairro San Diego, Centro Histórico de Cartagena
Tel: 575 6504700 / 6648040

Bazurto Social Club
Avenida del Centenario, número 30-42
Tel: 575 6643124

Mais informações sobre Cartagena de Índias e outras cidades colombianas: www.colombia.travel