Topo

Ouseburn Valley, em Newcastle, na Inglaterra, vibra novamente

VALERIE GLADSTONE

New York Times Syndicate

12/03/2011 09h41

Quando você caminha pela sinuosa Lime Street no bairro de Ouseburn Valley, em Newcastle-upon-Tyne, Inglaterra, é difícil acreditar que esta área vibrante já foi um distrito industrial sem brilho, voltado para a produção de instrumentos de ferro, vidro, cerâmica e sabão. Mas a partir dos anos 1970, artistas locais se mudaram para lá e viram potencial. Nos anos 1990, os esforços por um grupo de organizações locais revitalizou o bairro como um destino animado e fora do caminho batido. Depósitos vitorianos e moinhos foram transformados em uma variedade de endereços culturais e de vida noturna. Situada ao longo do estreito Rio Ouseburn, a área agora vibra de atividade. Durante o fim de semana de estúdios abertos (ouseburnopenstudios.org), por exemplo, designers de jóias e móveis e artistas gráficos abrem seus estúdios e convidam toda Valley para celebrar com eles.


Seven Stories
30 Lime Street
44-845-271-0777
sevenstories.org.uk
Este museu, livraria e café tem uma coleção notável de livros infantis que datam dos anos 1930, assim como exposições interativas nas quais os autores falam sobre suas obras e fornecem informações sobre livros favoritos, como os da série Harry Potter.


The Biscuit Factory
16 Stoddart Street
44-191-261-1103
thebiscuitfactory.com
Dois pisos desta antiga fábrica estão repletos de exposições de arte de primeira, dois com estúdios. Uma extensão do complexo, a Brasserie Black Door, serve pratos que vão muito além de biscoitos.


The Cluny
34-36 Lime Street
44-191-230-4474
thecluny.com
O Cluny original, em uma antiga engarrafadora de uísque, recebe atrações ao vivo de artistas como Evan Dando e os New York Dolls. Seu vizinho mais aconchegante, o Cluny 2, que abriu em 2009, oferece teatro, atrações humorísticas e concertos, assim como possui um bar intimista.