Topo

Fernando Pessoa e outros escritores apresentam Lisboa em novo guia turístico

Da Redação

01/03/2011 10h50

Em 1925, o escritor Fernando Pessoa organizou suas anotações na forma do caderno 'Lisboa: o que o turista deve ver'. Por anos esse texto ficou esquecido em um baú com outros trabalhos do autor, sendo editado pela primeira vez mais de 60 anos depois, em 1992. Foi justamente esse relato da capital portuguesa que João Correia Filho tomou por base para escrever  'Lisboa em Pessoa - Guia turístico e literário da capital portuguesa', que acaba de chegar às livrarias.


Misturando as orientações de Pessoa (elaboradas a partir de anos de demoradas caminhadas pela cidade) às de outros nomes da literatura, como Camões, Eça de Queiroz, José Saramago e expoentes contemporâneos, esse guia diferente traz descrições nada formais das atrações locais, além de diversas fotos, mapas e serviços complementares.

Trechos de trabalhos dos escritores completam as apresentações dos locais e de outros pontos turísticos interessantes, como o Parque das Nações (inaugurado em 2008) e o Museu do Design e da Moda (de 2009), por exemplo.

Contextualizações históricas, além de relatos pessoais divertidos de Correia Filho - como quando, no Café Martinho da Arcada, um dos locais frequentados por Pessoa, notou que o tampo da mesa que costumava ser usada pelo autor português estava do lado contrário, para espanto até de funcionários do estabelecimento - fazem deste guia uma leitura interessante mesmo para quem ainda não tem a cidade como destino de férias.

Lisboa em Pessoa - Guia turístico e literário da capital portuguesa
João Correia Filho
LeYa
376 páginas
Preço sugerido: 80 reais