Topo

Conheça a influência da cultura cafeeira em São Paulo em roteiro especial

Da Redação

24/02/2011 15h59

Todo mundo aprende na escola que São Paulo foi um dos principais produtores de café no Brasil durante o século 19. Mas você sabia que ainda hoje há na cidade uma série de locais que remetem a influência da produção da bebida na história da capital paulista?

Um roteiro temático contemplando os principais pontos turísticos da cidade relacionados à produção cafeeira foi criado pela São Paulo Turismo em parceria com o Café Moka e acontece todos os finais de semana (exceto no Carnaval) até abril.


Um guia acompanha grupos de até 30 pessoas, saindo da Estação da Sé, explicando sobre o quanto a cultura cafeeira foi fundamental para o desenvolvimento urbano, destacando, por exemplo, construções como a do edifício Rolim (datado de 1920) e do Guinle (de 1913). A primeira cafeteria da cidade, que abriu as portas informalmente, na casa de dona Maria Emília Vieira, no meio do século 19, assim como a Vila dos Ingleses, construída em 1915 para abrigar funcionários da ferrovia da Estação da Luz, então o principal meio de transporte para o escoamento da produção, também serão visitados.

 

Roteiro do Café

Saída da Estação Sé (próximo às catracas, um atendente uniformizado do Café Moka recebe os participantes)

Todos os finais de semana de fevereiro, março (exceto 05 e 06/03) e abril. Aos sábados e domingos, saídas às 9h e às 14h. O passeio dura duas horas e meia. É recomendável chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

Ingresso: apresentar uma embalagem de qualquer produto Moka. Grátis para crianças de até 6 anos.

Os interessados devem agendar o passeio dois dias antes pelo site www.cafemoka.com.br