Topo

Conheça King Street, uma área particularmente criativa de Toronto

JONATHAN VATNER

New York Times Syndicate

18/12/2010 09h02

Nos fins de semana, King Street West, entre a Spadina Avenue e Bathurst Street, é como uma longa passarela de moda, com seus restaurantes, bares e clubes para ver e ser visto. Durante a semana, é onde um grupo de moradores locais particularmente criativos trabalha, em entretenimento e design, e onde muitos também vivem, nos condomínios estilo loft que brotam diariamente. King West parece um daqueles bairros glamourosos, bons para turistas, que antes eram evitados, como o distrito Meatpacking em Nova York. Na virada do século 20, King Street era um centro industrial manufatureiro-têxtil, mas nos anos 80, muitos dos prédios de tijolos fortes, mas humildes, estavam vazios, de forma que a cidade mudou o zoneamento da área para desenvolvimento misto. Nas carcaças daquelas velhas fábricas, nascia um bairro de destino.

 

  • Steve Payne/The New York Times

    O Brassaii, na King Street, em Toronto, se transforma em um lounge em algumas noites da semana


Brassaii
461 King Street West
416-598-4730
brassaii.com

Este popular restaurante reabriu em março, após uma ampla reforma. O cardápio “mediterrâneo interpretativo” inclui almôndega de carpaccio de carne (15 dólares canadenses, aproximadamente o mesmo em dólares americanos) e ravióli de bolinho de lagosta (24 dólares). Por volta das 22h30 nas quartas, quintas e sábados, o local se transforma em um lounge.

Buca
604 King Street West
416-865-1600
buca.ca

O Buca abriu no final do ano passado em uma antiga sala de caldeiras cavernosa no fim de um beco, com a receptividade de um bar. A cozinha prepara massas autênticas, pizzas crocantes e carnes curadas na própria casa; por exemplo, o macarrão com ovo de pata e ragu de pato, mascarpone e manjericão (19 dólares canadenses).

Spice Route
499 King Street West
416-849-1808
spiceroute.ca

Do lado de fora, este restaurante parece uma mansão da Califórnia, com cedros, fontes e pilares com chamas no topo. Dentro, a decoração é distintamente asiática - assim como o cardápio, como o “rolinho dinamite” japonês de tempurá de atum (11 dólares canadenses) até o frango assado com tempero indiano (20 dólares canadenses).

Jimmy’s Coffee
107 Portland Street
416-901-2289
jimmyscoffee.posterous.com

Comece seu dia neste ponto charmoso, que abriu em dezembro em uma casa de tijolos dilapidada. O Jimmy’s serve café torrado localmente (um copo médio custa 1,75 dólar canadense), mais bolinhos, croissants e biscoitos de três padarias de Toronto.

Thompson Toronto
550 Wellington Street West
416-640-7778
thompsonhotels.com

A inauguração em junho do primeiro hotel Thompson fora dos Estados Unidos consolidou a transformação da King Street West. A propriedade de 102 quartos possui três restaurantes, uma sala de projeção, um lounge subterrâneo e um bar e piscina na cobertura com vista para a silhueta da cidade.