Topo

Mergulho conduzido é opção para viajantes aventureiros e inexperientes em Maragogi

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL, de Alagoas

09/12/2010 21h59

Sobre aquele paraíso esverdeado de matizes dignos de capa de revista, um movimento exagerado de barcos e banhistas parece ameaçar a tranqüilidade do delicado ecossistema de recifes de coral. Mas sob as águas rasas e transparentes das piscinas naturais que colocaram o destino na lista dos locais exclusivos do nordeste brasileiro, Maragogi reserva uma das mais emocionantes (e silenciosas) atividades da região: o mergulho conduzido.

  • Maragogi Divers/Divulgação

    O mergulho conduzido é um passeio aquático monitorado, uma espécie de 'mergulho expresso' com cilindro que não exige nenhum conhecimento ou certificação para ser realizado


Esse passeio aquático monitorado é uma espécie de “mergulho expresso” com cilindro (como define, informalmente, um dos profissionais do local) que não exige nenhum conhecimento ou certificação para ser realizado. Basta deixar-se levar pelo mergulhador/guia e pela correnteza suave que costuma trazer mais de 15 espécies de peixes.

Lá embaixo, o único ruído capaz de rasgar o silêncio daquele fascinante mundo subaquático é a respiração ofegante de quem desce pela primeira vez a cinco metros de profundidade, um desafio e tanto para quem nunca passou pela experiência.

Paciência é o que não falta nos preparativos para esse passeio de 15 minutos pelos corais das Galés de Maragogi, um dos mais famosos atrativos da Costa dos Corais, no norte de Alagoas. Assim como crianças que se desgarram das mães para irem à escola pela primeira vez, aqueles mergulhadores novatos reagem de diferentes modos durante o treinamento prévio, ainda em terreno raso.

“A preocupação durante essa atividade voltada para amadores é que não se faça nenhum esforço, tanto para a própria segurança do turista quanto para a preservação dos corais”, explica Bruno Jullierme, mergulhador que atua nas Galés de Maragogi há três anos.

Alguns desistem ainda na fila de espera ou deixam escorrer lágrimas frustradas por não suportarem aquele mundo novo sobre a cabeça. Outros ganham a aprovação do instrutor na terceira (e teimosa) tentativa de coordenar respiração, cilindros, válvula e todas as outras informações que apenas o fascinante entorno aquático poderia oferecer.

O treinamento segue o mesmo ritmo da coragem e disposição do visitante. “Nós só desistimos de descer com o turista quando ele sinaliza sua desistência”, completa Jullierme, que também atua como guia turístico na região.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Galés de Maragogi, Croa de Barra Grande e Taioca são algumas das mais famosas piscinas naturais do norte de Alagoas


Caso contrário, o aventureiro será presenteado com um mergulho de até cinco metros de profundidade acompanhado de mais de 15 espécies de peixes, quatro tipos de corais e um visual exclusivo que só costuma fazer parte do repertório de mergulhadores certificados ou dos que se contentam com as imagens distantes dos documentários de televisão.

A Costa dos Corais é um roteiro turístico de 130 km de praias, localizada no norte de Alagoas, cujas marés baixas revelam piscinas naturais rodeadas por uma barreira de corais, considerada a maior do Brasil.

Suas águas claras e mornas apresentam a segunda melhor visibilidade do nordeste e só perdem para Fernando de Noronha, outro ponto de mergulho famoso em territórios nordestinos.
 

Informações turísticas na Costa dos Corais

www.costadoscorais.com


Mergulho

Costazul Turismo
Tel: (82) 3296-1304
www.costazulturismo.com.br

Explorer Diving
Tel: (82) 9361-6449
www.explorerdiving.com.br

Maragogi Divers
Av. Senador Rui Palmeira, s/n - Maragogi
Tel: (82) 8836-9816
brunofotosub@hotmail.com

 

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a convite da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja).