Topo

Passeios de bicicleta, metrô futurista e clubes de jazz em 36 horas em Copenhague

Praticantes de caiaque remam em frente a Holmen, antiga base naval de Copenhague, que hoje abriga o Royal Opera - Johan Spanner/The New York Times
Praticantes de caiaque remam em frente a Holmen, antiga base naval de Copenhague, que hoje abriga o Royal Opera Imagem: Johan Spanner/The New York Times

SETH SHERWOOD

New York Times Syndicate

17/10/2010 08h00

Copenhague está atualmente no noticiário. Além de atrações turísticas clichês como a Pequena Sereia e o parque de diversões Tivoli, a capital dinamarquesa despontou como uma das mais ecológicas e criativas no Norte da Europa. Arte contemporânea de primeira está proliferando e uma nascente cena de moda está decolando. Após escurecer, uma série de restaurantes inovadores tem lustrado as credenciais gastronômicas da Escandinávia, mais notadamente o Noma, que em abril ficou em primeiro lugar na lista S. Pellegrino dos 50 melhores restaurantes do mundo. Enquanto isso, clubes de jazz e world music estão criando uma vida noturna sem fronteiras. E quando chega a hora de voltar cambaleando para casa, Copenhague finalmente faz um favor: o Metrô futurista, sem condutor, agora fica aberto dia e noite.

 

Sexta-feira

 

17h - Uma Dubai dinamarquesa

Nenhum bairro exibe o novo brilho e ambição de Copenhague de forma mais impressionante do que Orestad. Há cinco anos, ele era basicamente uma área plana vazia a caminho do aeroporto. Hoje, o bairro é uma comunidade planejada futurista de arquitetura de vanguarda. O Metrô elevado conduz você além da elevada torre azul do Cabinn Metro Hotel, projetado por Daniel Libeskind; das Crowne Plaza Copenhagen Towers cobertas de painéis solares; e, talvez mais notável, do Copenhagen Concert Hall (Emil Holms Kanal 20; 45-35-20-30-40; dr.dk/koncerthuset) projetado por Jean Nouvel. O exterior como um cubo, azul brilhante, contém vários espaços para concerto, incluindo um auditório com um interior laranja, dentado, que parece entalhado em rocha do deserto.

 

19h - Beterraba de sobremesa

Os jovens chefs estão defendendo ingredientes nórdicos, colocando Copenhague na dianteira da gastronomia do Norte da Europa. Se você não conseguir entrar no Noma, o único novo restaurante na cidade a receber uma estrela Michelin neste ano foi o A.O.C. (2 Dronningens Tvaergade; 45-33-11-11-45; restaurantaoc.dk), onde o chef Ronny Emborg, um veterano do El Bulli, incrementa ingredientes rústicos dinamarqueses como caviar, vitela e oxicoco. Entre os destaques estão o cordeiro assado servido em óleo de noz com fatias finas e crocantes de maçã e pequenos cogumelos. Para sobremesa, experimente sorvete de beterraba, em uma cama de bolas pretas de alcaçuz. Quatro pratos saem por 550 coroas, ou cerca de US$ 92, com o dólar cotado a 6 coroas dinamarquesas. O complexo branco, cavernoso e curvilíneo de salas fica cheio à noite de casais vestidos de preto e executivos de terno.

 

22h - Renascimento do cool

Deixe crescer o cavanhaque e coloque sua boina: uma lenda do jazz voltou a Copenhague. Durante os anos 60 e início dos anos 70, o clube Jazzhus Montmartre foi um dos grandes templos da cena de jazz europeia, atraindo talentos lendários como Miles Davis e Dexter Gordon para temporadas prolongadas. O clube fechou em 1976, então fez esforços periódicos para reabrir em outros endereços, mas finalmente silenciou nos anos 90. Agora ele está de volta ao seu endereço original (Store Regnegade 19A; 45-70-15-65-65; jazzhusmontmartre.dk) e seu retorno foi recebido com grande fanfarra. O palco no espaço branco arejado, reformado, já atraiu nomes de peso como o saxofonista Bill Evans e o pianista Abdullah Ibrahim.

 

Sábado

 

10h30 - Pedalando para o passado

Com 9 entre 10 adultos dinamarqueses possuindo uma bicicleta, segundo a Embaixada do Ciclismo da Dinamarca, uma organização que promove o ciclismo, Copenhague está entre as cidades mais fanáticas por bicicletas do planeta. Isso significa muitos passeios de bicicleta. Pedale até o cemitério gramado e rico em flora Assistens Kirkegaard (local onde estão sepultados Hans Christian Andersen e Soren Kierkegaard), onde muitos dinamarqueses fazem piquenique e tomam sol no verão. Ou pedale até o centro da cidade para admirar o exterior do imponente Palácio de Amalienborg (Slotsplads; 45-33-40-10-10; www.ses.dk/en.aspx), onde a rainha Margrethe 2ª vive, e a bolsa de valores em estilo renascentista holandês (Borsen), com sua torre com cauda de dragão. Para uma vista espetacular dos telhados laranjas e domos de cobre verdes, suba a torre dourada de Vor Frelsers Kirke (Sankt Annae Gade 29; www.vorfrelserskirke.dk/english), uma igreja do século 17 no distrito histórico de Christianshavn. Baisikeli (Turesensgade 10; 45-26-70-02-29; cph-bike-rental.dk) aluga bicicletas por 50 coroas por meio dia.

  • Johan Spanner/The New York Times

    Com 9 entre 10 adultos dinamarqueses possuindo uma bicicleta, Copenhague está entre as cidades mais fanáticas por bicicletas do planeta. Bicicletas de carga, como esta da foto, são fabricadas em Christiania, conhecida como Cidade Livre

14h - Smørrebrød supremo

O arenque frito pode parecer algo de uma taverna de Copenhague à moda antiga, mas o Aamanns Etablissement (Oster Farimagsgade 12, 45-35-55-33-10; aamanns.dk) abriu no ano passado como uma versão moderna de uma instituição que está desaparecendo, completo com decoração minimalista, aquavita caseira, cerveja de microcervejarias e refrigerantes. Além do arenque (115 coroas), servido de várias formas, o cardápio que muda frequentemente pode incluir smørrebrød (165 coroas), sanduíches abertos tradicionais feitos de peito de porco, maçã, verduras e vinagre balsâmico.

 

16h - Moda dinamarquesa

Copenhague é a próxima Antuérpia? Como sua par belga, o centro de livro de histórias de Copenhague está cheio de novas grifes de moda. A brancura e leveza nórdica são jogadas pela janela no Bllack Noir (Ostergade 52, Illum department store; 45-33-18-27-89; noir-illuminati2.com), que abriu em fevereiro com uma coleção de shorts, jeans modelos “drainpipe” e baby-dolls todos pretos. Na outra ponta do espectro, a Baum Und Pferdgarten (Vognmagergade 2; 45-35-30-10-90; baumundpferdgarten.com) vende criações bem femininas, românticas e coloridas, como vestidos franzidos com estampas florais e cintos dourados com lantejoulas. E para fazer uma declaração, visite Henrik Vibskov (Krystalgade 6; 45-33-14-61-00; henrikvibskov.com), um estilista dinamarquês conhecido por moda de vanguarda, como macacões listrados com botões de latão e vestidos pretos como jalecos de laboratório.

 

19h - Não é obrigado uso de paletó

A hospitalidade dinamarquesa se destaca no Madklubben (Store Kongensgade 66; 45-33-32-32-34; madklubben.info). Ele diz no cardápio: “Os funcionários foram selecionados por seus espíritos alegres e risos contagiosos, não por seus estudos intensos de todos os vinhos e queijos do mundo”. A cozinha é igualmente despretensiosa, preparando pratos nórdicos modernos a preços acessíveis para jovens profissionais e tipos da mídia da faixa dos 30 anos, que lotam o espaço branco minimalista, de teto baixo. O cardápio incluía recentemente uma merluza frita na frigideira com molho de mexilhões e caviar com pedaços crocantes de pepino e espuma de ostra. Quatro pratos por 250 coroas.

 

22h - Norrebro à noite

O bairro operário de Norrebro há muito é um dos mais etnicamente diversos da cidade. Ele também está se transformando em um ponto de festas diversas. O Underwood Ink (Ryesgade Tredive A; 45-35-35-55-53; www.underwood-ink.com) parece a sala de estar de um intelectual eclético, com estantes repletas de literatura estrangeira (à venda), pinturas de artistas europeus obscuros (idem) e mesas lotadas de garrafas de cervejas de microcervejarias dinamarquesas, como a doce e picante Porse Guld. A poucas quadras de distância, fãs de world music, tipos de organizações não-governamentais, neohippies e estudantes tomam cerveja Cuban Cristal no Global (Norre Alle 7; 45-50-58-08-41; globalcph.dk). O espaço aconchegante tem um palco elevado que exibe uma variedade de artistas, como Bassekou Kouyate de Mali e a lenda cigana sérvia do trumpete, Boban Markovic.

 

Domingo

 

10h - Chamado da natureza

Não há melhor cura para tanta carne de porco e cerveja do que uma caminhada vigorosa no revigorante ar nórdico. Os três lagos adjacentes de Copenhague são espaços favoritos de pessoas que gostam de caminhar, correr e pedalar, com trilhas pitorescas margeadas por árvores e juntos. Para um farto bufê de brunch, Den Franske Café (Sortedam Dossering 101; 45-35-42-48-45; denfranskecafe.dk) tem mesas internas e externas com vista para um canto agradável dos lagos com cisnes e patos; 109 coroas.

  • Johan Spanner/The New York Times

    Para uma vista espetacular dos telhados laranjas e domos de cobre verdes, suba a torre dourada de Vor Frelsers Kirke, uma igreja do século 17 no distrito histórico de Christianshavn

Meio-dia - Pintores modernos

A Dinamarca é famosa por seus designers de móveis (Arne Jacobsen, Finn Juhl, Jacob Jensen), mas pintores e outros artistas também merecem reconhecimento. O Statens Museum for Kunst (Solvgade 48-50; 45-33-74-84-94; smk.dk) é a galeria nacional da Dinamarca. Apesar de Brueghel, Rembrandt e Picasso serem os atrativos, o museu oferece uma ótima introdução à arte moderna dinamarquesa. Siga para sala 228 para pinturas de um século de idade de Vilhelm Hammershoi, e para a sala 201 para as obras pop e kitsch pós-Segunda Guerra Mundial, incluindo a estátua surrealista “Sem título (homem sentado, com pontos no tapete azul)” de Peter Land. Para obras contemporâneas, vá até Kunsthal Charlottenborg (Nyhavn 2; 45-33-13-40-22; kunsthalcharlottenborg.dk), que abriu em 2006 e continua sendo o maior espaço de arte contemporânea da cidade. Há rotatividade de exposições, mas a Exposição de Primavera anual é uma reunião imperdível de vídeos, pinturas, esculturas, fotografias e instalações de arte que gera manchetes por conta própria.

 

O básico

 

O novo Wakeup Copenhagen (Carsten Niebuhrs Gade 11; 45-44-80-00-00; wakeupcopenhagen.com), com 510 quartos, oferece design escandinavo de bom gosto a preços altamente não escandinavos. Quartos duplos a partir de 500 coroas, cerca de US$ 84.

 

Aberto em 2007, o Hotel 27 (Longangstraede 27; 45-70-27-56-27; hotel27.dk) oferece 200 quartos com alto design, coquetéis “moleculares” e um bar de gelo. Quartos duplos a partir de 820 coroas.

 

Tradução: George El Khouri Andolfato