Topo

Sagrado e profano se encontram na Festa do Sairé 2010, em Santarém

EDUARDO VESSONI

De Santarém, PA

08/09/2010 17h33

Começa na próxima quinta-feira (9) a edição 2010 da tradicional Festa do Sairé da vila balneária de Alter do Chão, destino turístico a 36 km de Santarém, no Pará. O evento, que já tem mais de 300 anos de tradição, é considerado a manifestação religiosa mais antiga no norte do Brasil e um das maiores do Pará.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Carimbó e outros ritmos musicais do norte do Brasil estão presentes na Festa do Sairé 2010 que começa na próxima quinta-feira

É nesta colorida festa que o sagrado e o profano se encontram, pelo menos enquanto durar a extensa programação que inclui eventos na Praça do Sairé e no Sairódromo, procissões pelas ruas e até eventos informais nas praias fluviais que, em 2009, foram consideradas pelo jornal britânico 'The Guardian' as melhores de água doce do Brasil.

 

As comemorações religiosas, que remontam à época em que os índios boraris organizavam rituais de boas-vindas aos colonizadores portugueses, começam com a busca na mata e a decoração de mastros, onde serão colocadas flores, frutas e bebidas. O ato, com valor competitivo entre as equipes masculina e feminina, só é concluído com a derrubada mais rápida de um daqueles troncos, no último dia da festa.

 

O ritual de abertura é acompanhado também de uma procissão cantada em latim que segue até as margens do rio Tapajós.

 

No entanto, o momento mais esperado (e profano) de toda a festa é a disputa entre os botos Rosa e Tucuxi, dois grupos folclóricos locais que se apresentam em uma espécie de competição alegórica baseada nos famosos bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, no Amazonas.

 

É na arena montada no centro, conhecida como Sairódromo, que os tons rosa e verde prevalecem na hora de contar a famosa lenda da cabocla seduzida por um boto. Essas são as cores que representam, respectivamente, as duas equipes, que desfilam por quase duas horas com carros alegóricos, fantasias com referências a personagens amazônicos e danças regionais encabeçadas por carimboleiros e seu animado carimbó.

 

A escolha da melhor apresentação depende da avaliação de 16 quesitos como torcida, alegoria e a descrição do conto da Amazonas durante o desfile. Em 2009, o vencedor foi o Boto Cor de Rosa com o tema “Esse rio é minha rua”.

 

Esse divertido carnaval ribeirinho, que neste ano volta a ser organizado pela Prefeitura de Santarém, ocorrerá na cidade entre os dias 10 e 12 de setembro e contará com a apresentação de grupos folclóricos de Alter do Chão e de bandas como Jammil e Uma Noites.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Equipe masculina prepara mastro com alimentos durante a edição 2009 da Festa do Sairé, evento com mais de 300 anos de tradição, no Pará

 

FESTA DO SAIRÉ E FESTIVAL DOS BOTOS 2010

 

DATA HORÁRIO ATRAÇÃO
09/09 quinta-feira 8h
9h
10h
19h
20h
20h30
21h
23h
23h30
0h
Cerimônia de abertura do Sairé 2010
Café da manhã comunitário
Show de Beto Paixão e convidados
Rito religioso (Praça do Sairé)
Show de Chico malta (Praça do Sairé)
Show de Beto paixão (Praça do Sairé)
Danças do Sairé (Praça dos Botos)
Regional Tucuxi
Regional Cor de Rosa
Show Rabo de Vaca
10/09 sexta-feira 19h
20h
20h30
21h30
22h30
23h30
1h30
Rito religioso (Praça do Sairé)
Show de Cristina Caetano (Praça do Sairé)
Grupo Coreografado da PMS (Lago dos Botos)
Show Folclórico Cor de Rosa
Show Folclórico Tucuxi
Show Nacional Jammil e Uma Noites
Show Banda da Arena
11/09 sábado 19h
20h30
21h
1h30
3h30
5h30
Rito religioso (Praça do Sairé)
Show de Maria Lídia (Praça do Sairé)
Início do Festival dos Botos
Show Nacional
Show Banda Fruta Quente
Arrastão com Banda Adrenalina
12/09 domingo 15h
19h
20h
Show Banda Fruta Quente (Orla de Alter)
Rito religioso (Praça do Sairé)
Show com Cantores da Terra
13/09segunda-feira 8h


21h
Encerramento da festa (Praça do Sairé)
Derrubada de mastros
Cecuiara e Quebra Macaxeira
Baile dos Barraqueiros com Banda da Arena (Lago dos Botos)