Topo

Porto surrado neozelandês se transforma em lugar descolado

Imagem do porto de Ahuriri, pequeno bairro à beira-mar na costa noroeste de Napier, Nova Zelândia - James Frankham / The New York Times
Imagem do porto de Ahuriri, pequeno bairro à beira-mar na costa noroeste de Napier, Nova Zelândia Imagem: James Frankham / The New York Times

KIRSTEN MATTHEW

New York Times Syndicate

14/08/2010 08h03

A transição de Ahuriri de um porto surrado em um subúrbio charmoso foi decididamente lenta. Por décadas, o pequeno bairro à beira-mar na costa noroeste de Napier, Nova Zelândia, foi dominado pelo porto, pelos depósitos cavernosos abandonados após o declínio da indústria da lã e pelos bares desordeiros frequentados pelos estivadores locais. Mas em 2000, com a demolição de um prédio vazio e a construção de um de apartamentos, a área começou a mudar. Vários desses depósitos de lã no cais foram convertidos em bares e restaurantes, que atualmente ficam lotados de clientes na faixa dos 20 e 30 anos nas noites quentes.

Porto de Ahuriri
Mudanças à parte, Ahuriri mantém seus encantos litorâneos. “Lembre-se, ele ainda é um porto ativo”, disse Alastair Thompson, um diretor de planejamento do Conselho Municipal de Napier. “O pôr-do-sol ocorre em frente na baía e sua vista é fantástica.” O Hawke’s Bay Wine Country Cat (64-6-835-2393; hbwinecountrycat.com) organiza viagens de pesca para até dez pessoas em seu catamarã de 22 metros por 50 dólares da Nova Zelândia (US$ 36, com o dólar americano cotado a 1,38 dólar da Nova Zelândia) por pessoa.

Picada
3/87 Bridge Street
64-6-835-1492
Para pratos para viagem, há esta mercearia orgânica e lanchonete. Kerry Schenk e Michele Davies, a dupla conversadora que abriu a minúscula loja em novembro passado, estocam hortifrutis cultivados localmente e preparam diariamente um prato de jantar diferente para viagem - como torta de peixe defumado (8 a 12 dólares por porção individual).

  • James Frankham / The New York Times

    Para pratos para viagem, há a mercearia orgânica e lanchonete Picada, em Ahuriri, na Nova Zelândia


Milk & Honey
10 Harding Road
64-6-833-60990
themilkandhoney.co.nz

Após abrir em 2008, o Milk & Honey, um restaurante à beira-mar ligado ao reformado Crown Hotel, estabeleceu rapidamente uma reputação por seu cardápio sofisticado, vista adorável e o café Hawthorne torrado localmente (espresso, 2,50 dólares; latte, 4 dólares).


Cafe Ahuriri
16 Mahia Street
64-6-834-3833
A algumas ruas da praia, este café oferece pratos caseiros clássicos da Nova Zelândia - rolinhos de salsicha premiados (2,50 dólares), tortas de creme de ovos (US$ 3,50) - e um grande pátio ensolarado repleto de mesas, guarda-sóis e árvores e arbustos cheios de folhas.


Retro Gallery
1/9 Nelson Quay
64-6-835-5303
A cena de arte também prospera, em pontos como a Retro Gallery, que também funciona como cabeleireiro e exibe os trabalhos de um artista diferente a cada seis semanas, como as paisagens em acrílico da área e pastéis coloridos da mata da Nova Zelândia de autoria do artista local, Bari Duncan. Os preços variam de 85 a 4.500 dólares.