Topo

Mesmo no inverno, noite de Salvador segue agitada

Música ao vivo e DJs brasileiros e estrangeiros são atrações da Just1, em Salvador - Divulgação
Música ao vivo e DJs brasileiros e estrangeiros são atrações da Just1, em Salvador Imagem: Divulgação

GABRIEL CARVALHO

Colaboração para UOL

12/08/2010 17h48

A capital baiana é mundialmente conhecida pela capacidade de realizar festas e eventos culturais, principalmente durante o verão, época em que acontecem os ensaios das bandas de axé e tem no seu ponto alto o Carnaval. Entretanto, a queda da temperatura e as chuvas que ocorrem no período que vai de julho a setembro não impedem os agitos das noites de Salvador.

A terra do axé e dos ritmos afro brasileiros também possui espaço para a música eletrônica e as baladas regadas a forró, samba, reggae, rock e funk. Os eventos ocorrem em casas de show, boates e bares temáticos da cidade.

Um dos lugares de maior ferveção em Salvador é o Rio Vermelho, bairro onde estão localizados diversos hotéis, boates e bares tradicionais e alternativos.

  • Divulgação

    Pequeno espaço garante lotação constante no Clube Ego, em Salvador


Quatro estabelecimentos se destacam no “Red River”, apelido dado pelos baladeiros ao bairro mais boêmio da capital baiana. São eles: o Club Ego, o Bar 30 Segundos, Bar da Borracharia e San Sebastian. O primeiro está localizado no interior de um grande hotel e reúne freqüentadores das classes A e B e integrantes de famílias tradicionais de Salvador. Foi lá que a cantora Cláudia Leite, comemorou o aniversário de 30 anos. Apesar do pequeno espaço interno, a casa possui um bom sistema de ar-condicionado e recebe DJs conhecidos em todo o país. Durante os fins de semana, são realizadas promoções de open bar, o que atrai muitos visitantes à boate.

No 30 Segundos Bar, a galera é um pouco diferente. A maioria dos freqüentadores tem entre 20 e 35 anos que se aglomeram num espaço decorado com temas relacionados à publicidade e propaganda. Até os banheiros da casa são hi-tech, onde VTs engraçados são exibidos. Os principais agitos começam a ocorrer já na quinta-feira com som ao vivo e uma overdose de música eletrônica.

O Bar da Borracharia leva esse nome, pois durante o dia funciona como oficina para o conserto de pneumáticos e à noite dá lugar à ferveção e azaração. No entanto, o espaço é alternativo e reúne diferentes tribos, sendo a opção ideal para o fim de noite em Salvador.

O San Sebastian é o point do público GLS e está quase sempre lotado, principalmente nas noites de sexta-feira e sábado.

Saindo do Rio Vermelho, há algumas opções na Orla Marítima da cidade como o bairro da Barra, local que recebe milhares de pessoas e dezenas de trios elétricos no carnaval e o Complexo Bahia Marina, na Cidade Baixa, próximo ao Elevador Lacerda.

Na Barra, muitos barzinhos compõem a paisagem do Beco da Off, viela onde está localizada a Off Club, boate GLS que recebe centenas de pessoas nos fins de semana. Os destaques do local são o Groove Bar e o Bohemia, barzinho que resiste ao tempo, uma vez que a vida útil deste tipo de estabelecimento na capital baiana não chega a dez anos.

No Groove, os amantes do rock e dos clássicos da música internacional têm a oportunidade de curtir um verdadeiro festival de covers. Os mais disputados são o Elvis in Concert, Beatles in Concert e as apresentações dos “genéricos” do U2 e Guns ‘n’Roses. O Bohemia é mais eclético e as baladas vão do forró ao pop rock, o que atrai vários públicos diferentes.

Perto do Complexo Bahia Marina, antes da Barra e pertinho do Pelourinho, a melhor pedida noturna é a Boate Just One. Gente bonita e baianos famosos fazem parte do público da casa que sempre conta com DJs antenados com o que há de melhor nas pistas de todo o mundo.

Quem ama a música nordestina e não dispensa um arrasta-pé tem no Coliseu do Forró uma referência. Localizado em novo endereço na Praia de Patamares, o bar – recentemente repaginado – é decorado com fotos de Luiz Gonzaga e objetos que retratam o “cabra macho” do sertão. A casa recebe diversas bandas como a Flor Serena, que tem um ensaio fixo nos fins de semana.

Axé não pode faltar

Apesar de ter o seu ponto alto no verão, algumas bandas de axé iniciam seus ensaios em pleno inverno. Um deles é o cantor e compositor Jauperi, que agora prefere ser chamado somente de Jau. O ensaio rola todos os domingos em um grande hotel da Orla Marítima de Salvador.

 

  • Divulgação

    Groove Bar tem covers que atraem fãs do rock e pop internacional


Borracharia Bar
Rua Conselheiro Pedro Luís, Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-0091

30 Segundos Bar
Rua Ilhéus, 21 - Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-8586
www.30segundosbar.com.br

Club Ego
Hotel Pestana – Rua Fonte do Boi, 216 Rio Vermelho
Tel: (71) 3017-3111
www.clubego.com.br

Ensaio Jau
Área Verde do Othon - Avenida Oceânica, 2294, Ondina
Tel: (71) 3245-6111

Groove Bar
Rua Almirante Marques de Leão, 351 - Barra
Tel: (71) 3267-5124
www.groovebar.com.br

Just One
Praça Tupinambás, Contorno
Tel: (71) 2108-6225
www.just1.com.br

Bohemia Music Bar
Rua Belo Horizonte, 177, Barra
Tel: (71) 3332-5774
www.bohemiamusicbar.com.br

Coliseu do Forró
Av. Otávio Mangabeira - Patamares
Tel: (71) 3727-6100

San Sebastian Salvador
Rua da Paciência 227, Rio Vermelho
Tel: (71) 3012-5013
www.sansebastiansalvador.com.br