Topo

Cidade promove volta ao passado com festival Viagem Medieval

O castelo de Santa Maria da Feira, no norte de Portugal, foi o primeiro local a receber o festival Viagem Medieval; hoje a festa acontece por todo o centro histórico da cidade - Divulgação/Viagem Medieval
O castelo de Santa Maria da Feira, no norte de Portugal, foi o primeiro local a receber o festival Viagem Medieval; hoje a festa acontece por todo o centro histórico da cidade Imagem: Divulgação/Viagem Medieval

Da Redação

03/08/2010 20h35

Até o dia 8 de agosto acontece em Santa Maria da Feira, no norte de Portugal, o festival Viagem Medieval. O evento, que é anual, recria no centro histórico da cidade o cotidiano de séculos passados, com manifestações artísticas e produção especial nos monumentos locais. Para 2010, o tema é ‘Do Condado ao Reino’.

O evento Viagem Medieval começou a ser realizado no castelo da cidade, mas acabou por conquistar o público e hoje ocupa uma área de 40 hectares que toma todo o centro de Santa Maria. Mais de 50 mil visitantes são esperados por dia durante o período.

Nesta edição, a festa vai reviver o final do século 11, com as lutas pelo poder e a afirmação política da rainha D. Teresa e seu filho, Afonso Henriques, no território que era então chamado de Condado Portucalense.


Programação


A cada dia da festa, uma nova etapa histórica é encenada, com direito a justas, reencontro de cavaleiros, festim, fossado e tributo, além de shows que acontecem em horários marcados, como ‘As Asas de Ícaro’, ‘Bosque Mágico’, ‘[Des]Venturas do Reino’, ‘Sentir do Guerreiro’ e ‘Sítio dos Tormentos’. Há também áreas temáticas que oferecem atrações e ambientação caprichada, como a ‘Subida às Ameias’, os Banhos Públicos de S.Jorge, o Torneio do Mestre Arqueiro e Lago dos Feitiços, por exemplo.

A praça da vila e os mercados Sukh garantem que os dias mais atuais também tenham espaço na festividade.

Mais informações em: www.viagemmedieval.com/