Topo

Veja roteiro com passeios no centro do Rio de Janeiro e que nada têm a ver com praia

Arcos da Lapa são vistos de um ângulo inusitado desde o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro - Marcel Vincenti/UOL
Arcos da Lapa são vistos de um ângulo inusitado desde o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro Imagem: Marcel Vincenti/UOL

MARCEL VINCENTI

Colaboração para o UOL Viagem, do Rio de Janeiro

13/07/2010 17h09

Engana-se quem pensa que o Rio de Janeiro é só praia, Corcovado e Pão de Açúcar. A cidade maravilhosa, ainda digna da alcunha, esconde pequenas jóias em seu interior. Sua região central, mesmo que distante do mar e um pouco envelhecida, tem potencial para ser vedete turística. A gema da capital fluminense, afinal, é formada por muita história, religiosidade e, como não poderia deixar de ser, belos cenários.

 

O UOL Viagem conheceu parques, igrejas, mirantes e baladas do centro do Rio de Janeiro e selecionou alguns lugares que merecem uma visita daqueles que estão a passeio – ou que vivem – na cidade. Não deixe de conhecê-los:

 

Parque das Ruínas

 

O Parque das Ruínas é um dos pontos mais belos e românticos do Rio de Janeiro. Localizado no alto de Santa Teresa – bairro íngreme cheio de casas históricas, clima agradável e ótimos bares –, o lugar abriga o esqueleto do palacete da aristocrata Laurinda Santos Lobo, considerado, como diz a placa de apresentação, “um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca”.

 

Aqui, no começo do século passado, foram realizadas apresentações musicais de Heitor Villa-Lobos e festas que contaram com a presença de personalidades como o escritor Anatole France e a dançarina Isadora Duncan. Hoje, o antigo edifício está restaurado com estruturas de ferro e vidro (o que lhe dá ar de inusitada modernidade) e oferece, desde seu cume, uma das vistas mais deslumbrantes do Rio: o centro da cidade (cheio arranha-céus) de um lado e a Baía de Guanabara do outro.

 

E o melhor: são poucos os turistas e cariocas que frequentam o lugar. A tranquilidade para se apreciar a paisagem, portanto, é total.

 

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2252-1039
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 17h00
Admissão: Gratuita

 

Museu da Chácara do Céu

 

Na mesma rua do Parque das Ruínas encontra-se o Museu da Chácara do Céu, criado em 1972 como legado do industrial-mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya. Instalado em uma bela casa de Santa Teresa, o museu abriga obras de artistas como Portinari, Di Cavalcanti e Iberê Camargo – além da Biblioteca Castro Maya, com mais de oito mil livros de arte e literatura.

 

Trabalhos de grandes nomes internacionais já estiveram em exposição no local, mas um assalto ao museu em 2006 – que resultou no roubo de obras de Dalí, Picasso, Monet e Matisse – fez com que o Chácara do Céu tirasse do alcance do público parte de seu valioso acervo.

 

Mesmo assim, o lugar ainda é um delicioso passeio do centro do Rio. E sua posição é privilegiada: daqui se tem uma excelente visão panorâmica da cidade. O número de visitantes é baixo. É só aproveitar.

 

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3970 1126
Horário: De quarta a segunda-feira, das 12h às 17h.
Admissão: Entrada gratuita às quartas-feiras.
www.museuscastromaya.com.br

 

  • Marcel Vincenti/UOL

    Os bares da Lapa estão geralmente instalados dentro de belos edifícios antigos: a atmosfera para uma noite de boemia é única

Samba do Trabalhador

 

Está sem muito o que fazer em uma segunda-feira à tarde? Aqui vai a dica: o Samba do Trabalhador pode propiciar diversão com música de primeiríssima qualidade. Pois é: o nome pode soar irônico.

 

Uma dezena de sambistas se reúne todas as segundas, por volta das 15h, em um clube do Andaraí, na zona norte do Rio, para cantar, tocar seus instrumentos e tomar algumas cervejas. E não é brincadeira amadora. Eles são, em sua maioria, compositores e acompanhantes de grandes figuras da música brasileira, como Zeca Pagodinho e Nana Caymmi, e, após passar o fim de semana tocando profissionalmente, se juntam para fazer um som descompromissado. O “trabalhador” do nome, portanto, representa a própria classe desses artistas, que só têm a segunda-feira para descansar.

 

A grande notícia é que tal ensaio de luxo é aberto ao público. Sentados ao redor de uma comprida mesa, os músicos levam os visitantes ao deleite com grandes interpretações de hinos do samba, que vão de Cartola a Fundo de Quintal. E a entrada é vendida a preços módicos, variando entre 5 e 10 reais.

 

O idealizador do projeto é Moacyr Luz, que já compôs para artistas como Maria Bethânia e Gilberto Gil. E é bem-vindo quem quiser batucar o pandeiro com o grupo.

 

Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 9628 9329
Horário: Segunda-feira, a partir das 15h00
Admissão: R$ 5 (mulher) e R$ 10 (homem)

 

Real Gabinete Português de Leitura

 

“A maior biblioteca de autores lusitanos fora de Portugal”. É esse o título que o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro sustenta: são mais de 350 mil livros espalhados por suas imponentes estantes. Entre as obras, há um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, publicado em 1572, e peças artísticas de enorme valor, como o Altar da Pátria (feito em marfim, prata e mármore) que simboliza as grandes navegações lusitanas.

 

Fundado por imigrantes portugueses em 1837, o Real Gabinete teve sua atual sede inaugurada em 1887: testemunhou o evento a Princesa Isabel. A fachada exibe os traços do Mosteiro dos Jerônimos, uma das grandes obras arquitetônicas de Lisboa e o interior do edifício, além de haver recebido visitas frequentes de Machado de Assis, abrigou os primeiros encontros da Academia Brasileira de Letras.

 

O acervo do Real Gabinete está à disposição do público. O local também promove, com alguma frequência, apresentações musicais e exposições de arte.

 

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2221 3138
Horário: Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Admissão: Gratuita
www.realgabinete.com.br

 

The Maze Inn

 

Inaugurada em 2005, a The Maze Inn é um dos mais inusitados lugares do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pousada localizada no topo da favela Tavares Bastos, no centro do Rio, que atrai turistas interessados em uma experiência hoteleira diferente. Em esquema “cama e café da manhã”, o lugar, administrado pelo inglês gente boa Bob Nadkarni, tem uma interessante arquitetura assimétrica e oferece vistas maravilhosas da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

 

E não é só isso: o The Maze promove, toda primeira sexta-feira do mês, ótimos concertos de jazz, que atrai um público descolado e ávido por escutar boa música.

 

A favela Tavares Bastos, por sua vez, é um dos lugares mais seguros do Rio de Janeiro: o Batalhão de Operações Especiais (Bope) tem sua sede no local e garante o clima de paz para a comunidade.

 

Para chegar ao The Maze, é necessário tomar uma Kombi no começo da rua Tavares Bastos, no bairro do Catete.

 

Endereço: Rua Tavares Bastos, 414 – Casa 66 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2558 5547
http://jazzrio.info/

  • Marcel Vincenti/UOL

    A Feira Rio Antigo, realizada no primeiro sábado de cada mês, na rua do Lavradio, é grande opção de passeio para quem quer fazer compras na cidade

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

 

Localizada em uma colina no Largo da Carioca, ao lado do Convento de Santo Antônio, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência foi construída entre o séculos 17 e 18. Ao contrário da fachada discreta, seu interior é uma surpresa: os altares e paredes são todos revestidos com talha dourada, em uma das mais belas expressões do barroco brasileiro. O teto da nave central é adornado com impressionante pintura a óleo de Caetano da Costa Coelho: a obra representa a glorificação de São Francisco de Assis.

 

É impossível não se admirar com o interior da igreja, que é hoje um dos passeios religiosos mais legais da cidade. Na local é também possível visitar um museu de arte sacra.

 

Endereço: Largo da Carioca, - Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2262 0197

 

A Lapa

 

A Lapa voltou a ser, nos últimos anos, o mais animado reduto da boemia carioca. Seus bares e casas de samba já são famosos nacional e internacionalmente, mas não custa indicar aqui alguns lugares que merecem ser visitados.

 

Mais que um bairro musical, a Lapa é hoje um polo de cultura: trupes de teatro, museus e edifícios históricos dão cor e atmosfera para o lugar. E ótimos restaurantes – seja a servir feijoada ou rodízio de comida japonesa – saciam com estilo a fome dos amantes da boa cozinha.

 

As opções de entretenimento encontradas no bairro são pródigas em agradar diferentes gostos e bolsos. O lendário Circo Voador, por exemplo, promove, todas as semanas, concertos de grandes bandas nacionais e internacionais. Logo ao lado, sob os arcos da Lapa, uma bateria de samba se reúne, todas as sextas-feiras, para batucar junto a um dos mais famosos monumentos da cidade. Cerveja e churrasco são vendidos em barraquinhas, enquanto turistas queimados de sol e nativos descamisados dançam com fervor sobre os ladrilhos das vielas.

 

Na avenida Mem de Sá, uma das principais artérias do bairro, a Centro Afro-Cultural Òrúnmilà reúne, todas as terças e quintas, amantes da dança para rebolar ao som de múltiplos tambores. E seu vizinho, o grupo de teatro Tá Na Rua, comandado pelo diretor Amir Haddad, faz ensaios criativos e anárquicos à base de muita expressão corporal.

 

Para quem gosta de coisa mais chique, o Rio Scenarium é uma tentadora opção. A casa, instalada em um casarão da Lapa, promove, principalmente aos fins de semana, ótimos concertos de MPB e seus múltiplos ambientes, decorados com sofisticação, são um ótimo lugar para a paquera.

 

E para finalizar, no mesmo endereço do Rio Scenarium (a rua do Lavradio) é realizada, no primeiro sábado de cada mês, a partir das 10h, a Feira Rio Antigo, uma das mais interessantes da cidade. Objetos antigos são vendidos em tendas colocadas sobre a calçada e apresentações musicais animam o local. Faça lua ou faça sol, a Lapa estará sempre acesa.

 

Circo Voador
Rua dos Arcos, s/n – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2533 0354
www.circovoador.com.br

 

Tá na Rua
Avenida Mem de Sá, 35 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2220 0678
 www.tanarua.com.br

 

Rio Scenarium
Rua do Lavradio, 20 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 3147 9005
www.rioscenarium.com.br

 

Centro Afro-Cultural Òrúnmilà
Avenida Mem de Sá, 39 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2221 9313