Topo

Tanto na terra quanto no céu, há opções de passeios na Cidade do Cabo

A Table Mountain é o principal cartão-postal da Cidade do Cabo, na África do Sul, e pode ser observada a partir de voos panorâmicos de helicóptero - Eduardo Vessoni/UOL
A Table Mountain é o principal cartão-postal da Cidade do Cabo, na África do Sul, e pode ser observada a partir de voos panorâmicos de helicóptero Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL Viagem

06/07/2010 07h15

Impressões negativas e más experiências com o sistema de transporte público costumam ser comuns entre viajantes que retornam da África do Sul, a primeira nação africana a sediar os jogos de um Mundial de futebol. Mas na Cidade do Cabo, capital legislativa do país, locomoção não é problema. É diversão.


Esse badalado destino turístico sul-africano oferece opções de passeios alternativos que, por pouco, não ofuscam os atrativos que servem de cenário natural para essa que é considerada uma das mais belas cidades do mundo.

 

E basta embarcar nos voos panorâmicos sobre a Península do Cabo ou decolar, ainda que sem sair do chão, montado sobre uma nostálgica motocicleta do tipo Vespa rumo ao Cabo da Boa Esperança, para descobrir que o título não é exagerado.


A mais de 700 metros do chão, essa cidade famosa por sua estrutura turística parece calar-se e só as hélices dos helicópteros quebram o silêncio das montanhas rochosas que recortam aquela península.


O coração do passageiro acelera, o corpo não encontra posição e os olhos não se cansam de querer assimilar aquela nova perspectiva. Nem os viajantes acostumados a frequentar salas de embarque e acumular milhas no currículo conseguem esconder a emoção de um sobrevoo sobre a geografia exibida da Cidade do Cabo.


As praias azuladas de ondas violentas do Atlântico, como Long Beach e Camps Bay, o platô imponente da Montanha da Mesa e sua impressionante sequência rochosa, o principal cartão-postal da cidade, e até o novíssimo estádio Green Point são algumas das imagens que, de longe e do alto, transformam o passeio de helicóptero em uma das melhores experiências em solos sul-africanos.


Os mesmos ventos que costumam, às vezes, balançar o helicóptero e aumentar o frio na barriga dos desavisados dão o tom (e a direção) para outra sensação inusitada que tem atraído, desde dezembro de 2009, visitantes movidos à adrenalina: um curioso city tour sobre uma motocicleta do tipo Vespa.


A viagem começa pela estreita Victoria Road, via de circulação que corta as calçadas badaladas de Camp's Bay, uma das praias mais procuradas por esportistas e banhistas, e vai ganhando novas paisagens pelos mais de 100 km de estrada que se estendem sob as duas rodas até pontos extremos do continente.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Durante o city-tour em Vespa na Cidade do Cabo, o ronco nostálgico do motor dessa antiga motocicleta que só é desacelerada quando o motorista decide pará-la para uma breve explicação sobre algum ponto natural de interesse do garupa

O trajeto, percorrido durante todo o dia, passa por símbolos locais famosos, como os picos rochosos '12 Apóstolos', cenários clássicos do Parque Nacional da Montanha da Mesa, como o Cabo da Boa Esperança e Cape Point, no extremo da Península do Cabo, e colônias de pinguins da praia Boulders.

 


Saem os guias turísticos animadinhos que, pelo microfone, gritam informações históricas e entra o ronco nostálgico do motor da Vespa que só desacelera quando o motorista decide pará-la para uma breve explicação sobre algum ponto natural de interesse do garupa. As janelas panorâmicas dos ônibus lotados de turistas são substituídas pelo contato direto com a natureza local, enquanto o incômodo do ar-condicionado desregulado dá lugar a um agradável vento na cara.


Tanto na Terra como no céu, a Cidade do Cabo é uma das melhores e mais autênticas experiências disponíveis no trecho sul do continente africano.

 

Voos de helicóptero


O complexo turístico V&A Waterfront oferece dezenas de opções de pequenas agências que comercializam os voos panorâmicos sobre a Cidade do Cabo. Os passeios costumam durar de 10 a 30 minutos e podem ser realizados por até seis passageiros, de acordo com o tipo de aeronave. Procure voar no final da tarde para assistir ao início do pôr-do-sol.

 

Passeio em Vespa


O city tour sobre Vespa é oferecido, exclusivamente, pela Jorvan Tours (www.jorvantours.co.za). O passeio de dia inteiro inclui visitas ao Cabo da Boa Esperança, caminhadas pelo Cape Point, um dos pontos no extremo sul do continente africano, fim de tarde na colônia de pinguins Boulders e parada na simpática cidade Simon's.

 

Informações turísticas na Cidade do Cabo
www.tourismcapetown.co.za