Topo

Whistler é esportiva e cosmopolita; conheça a região em 36 horas

CHRISTOPHER SOLOMON

New York Times Syndicate

25/04/2010 07h49

Há bons motivos para grande parte das Olimpíadas de Inverno ocorrer em Whistler. Sim, o maior resort de ski da América do Norte se agiganta acima. Mas este vale montanhoso lar de algo mais que o torna particularmente convidativo para os atletas olímpicos: uma coletividade de cidadãos globalizada. Caminhe pelo passeio principal e você verá todo mundo, do pária rico urbano e hippies moda antiga até moradores de Quebec falando francês e egressos calejados carregando esquis do tamanho de tábuas de passar roupa. Isso faz Whistler parecer cosmopolita, mesmo quando medalhas de ouro no estão sendo distribuídas.

 

Sexta-feira

16h - Neve cultural
Antes de encarar a neve, preste homenagem ao solo sob ela: por milhares de anos, o Vale de Whistler foi território de caça e coleta de frutas vermelhas das nações indígenas Squamish e Lilwat. Explore a rica história da terra em que você está esquiando no novo e reluzente Centro Cultural Squamish Lilwat (4584 Blackcomb Way; 866-441-7522; www.slcc.ca; 18 dólares canadenses, aproximadamente o mesmo em dólares americanos). Apesar das canoas feitas à mão, cestas e bolos caseiros de salmão defumado serem divertidos, o que realmente dá brilho a este museu de cerca de 2.800 metros quadrados são seus amistosos embaixadores jovens nativos, que recebem os visitantes com canções folclóricas e demonstrações de como entalhar totens.

  • Bonny Makarewicz/The New York Times

    Apresentação no Centro Cultural Squamish Lilwat



20h - Carga de carboidratos
É fácil gastar dinheiro em Whistler e não apenas neste ano olímpico. Aqueles que estiverem contando as moedas devem seguir os esquiadores locais até o Pasta Lupino (4368 Main Street na Whistler Village North; 604-905-0400; www.pastalupino.com). Situado entre um 7-Eleven e um Dominos Pizza no limiar do resort, o pequeno restaurante alegre serve massas frescas fantásticas como molhos Alfredo e Bolonhesa caseiros; os preços para massas, sopa ou salada e focaccia assada na hora são imbatíveis. Combos de jantar a partir de 15,50 dólares canadenses.

 


22h - Drinques pré-esqui
Talvez seja a neve, mas Whistler não mesquinha quando se trata de bares. Eles variam desde bares de esporte de hóquei até bares de gelo, onde você pode gelar sua bebida entre os goles. Para este último, siga ao augusto Bearfoot Bistro (4121 Village Green; 604-932-3433; www.bearfootbistro.com). Lá você toma sua taça de champanhe da Colúmbia Britânica (a partir de 14 dólares canadenses) acompanhada de música de piano e aperitivos de Melissa Craig, que conquistou a medalha de ouro de 2008 como melhor chef do Canadá no Campeonato de Culinária Canadense. Ou, para um ambiente mais animado, vá ao Crystal Lounge (4154 Village Green; 604-938-1081), um bar de porão no centro da aldeia repleto de TVs e camisas de hóquei. Ele fica lotado de esquiadores e boarders comendo asas de frango de 35 cents e bebendo jarros da cerveja Granville Island English Bay Pale Ale (16,50 dólares canadenses).

  • Bonny Makarewicz/The New York Times

    Descendo a Blackcomb Mountain, em Whistler, na Colúmbia Britânica

 

Sábado

8h - Onde esquiar
Whistler ou Blackcomb? Antes, os esquiadores tinham que escolher um, mas graças ao (bondinho) Peak 2 Peak Gondola inaugurado há um ano, todos os 3.300 hectares deste resort imenso estão a um fácil alcance. Se a neve estiver boa, Whistler estar lotada, então eis o plano: pela manhã, evite o lotado Village Gondola em Whistler e vá para a área de base de Blackcomb, para tomar os bondinhos Wizard Express e Solar Coaster Express. As linhas são mais curtas e levam ao topo do Monte Blackcomb. Se aqueça na leve rampa Jersey Cream e cheque as placas luminosas para ver quais transportes para o topo da montanha estão abertos. Quando chegar ao topo, escolha entre rampas como Showcase ou a exigente Couloir Extreme. Quando estiver pronto, passe para Whistler usando o Peak 2 Peak Gondola, que um evento por si só: os bondinhos, para 28 pessoas, estão pendurados a 435 metros de altura sobre um trecho de quase cinco quilômetros.

12h - Waffles belgas e churrasco
Na hora do almoço, as imensas pousadas lembram a hora do rush. Em vez disso, procure pelos restaurantes menos conhecidos na montanha. Em Blackcomb, o Crystal Hut (www.whistlerblackcomb.com/todo/MountainDining) uma pequena cabana de troncos perto do topo do Crystal Chair que serve waffles belgas o dia todo e especialidades no almoço preparadas em um fogo a lenha. Em Whistler, o Chic Pea, perto do topo do Garbanzo Express, serve sanduíches tostados, pizza e churrascos em seu deck ao ar livre.

14h - Céu em esquis
Se o sol estiver brilhando, siga para a área 7th Heaven (7 Céu) de Blackcomb, que oferece grandes vistas e aquecida pelos raios da tarde. Ela também oferece algo para todos: rampas longas e acidentadas como Sunburn e Angel Dust, trechos de neve de acesso mais difícil como Lakeside Bowl e trajetos intermediários como Hughs Heaven e Cloud Nine, que parecem serpentear pelo vale.

16h - Snowboards na fonte
Fabricantes independentes de esquis e snowboards como Igneous Skis e Never Summer Snowboards brotaram por toda parte nos últimos anos. Um dos mais velhos o Prior Snowboards and Skis (104-1410 Alpha Lake Road, 604-935-1923, www.priorskis.com), fundado há 20 anos em Whistler. Toda quarta às 17h e sábados às 16h, a empresa oferece visitas gratuitas de uma hora à fábrica. Veja como as camadas de fibra de vidro são coladas com epóxi e prensadas sob enorme calor e pressão para criar um brinquedo de neve flexível, com ótima resposta.

18h30 - Hora de brincar para todos
Um resort de esqui pode ser um lugar complicado para os pais. No final do dia as crianças ainda estão agitadas, mas os adultos estão prontos para um drinque. Antes de sair para beber, deixe as crianças para mais diversão vertical no Core (4010 Whistler Conference Centre; 604-905-7625; www.whistlercore.com), uma academia de ginástica no centro do vilarejo, com uma parede interna para escalar. Experimente o programa noturno Climb & Dine para crianças - três horas escalando rochas com supervisão, além de um jantar com pizza. Preço: 70 dólares canadenses (sem impostos) para crianças com 6 anos ou mais (10% de desconto para cada irmão adicional). É necessário fazer reserva.

19h - Cozinha alpina
Apesar da proximidade com a cozinha de qualidade internacional de Vancouver, Whistler no conta com muitos pontos altos culinários ou drinques bem preparados. Um restaurante que tenta fazer ambos o Mountain Club (40-4314 Main Street, Whistler Town Plaza; 604-932-6009; www.themountainclub.ca). Irmão do Ocean Club de Vancouver, o restaurante de aspecto arrojado suavizado pelas banquetas brancas e galhos de vidoeiro. Comece pelo drinque Google Tan (vodca Grey Goose, licor Giffard Ginger of the Indies, coentro, suco de babosa, lima fresca e a borda do copo salpicada com pimenta malagueta). Siga então com uma ligeiramente incrementada cozinha do Noroeste do Pacífico, peixe-carvão-do-Pacífico com rabanete, alho-porro e purê de topinambo (28 dólares canadenses). Peça outro Google Tan e você irá esquecer suas queimaduras de sol.

21h30 - Que tombo?
Todo mundo, de moradores locais entediados até a realeza do esqui em visita, vai parar no Garibaldi Lift Company, ou GLC (4165 Springs Lane; 604-905-2220), um lounge arejado no andar de cima da base do Whistler Gondola. A multidão é grande e ruidosa. Um jarro de cerveja Kokanee custa 18,50 dólares canadenses. Conte com uma banda ou DJ tocando, uma lareira queimando e (mais) hóquei nas telas de TV. Com suas janelas do chão ao teto dando vista para as encostas, o GLC é o tipo de lugar para enfeitar as histórias do dia e fazer promessas exageradas para o dia seguinte.

  • Bonny Makarewicz/The New York Times

    Bondinho que une Whistler a Blackcomb, no Canadá

 

Domingo

11h - Sonhos nórdicos
No sábado você desceu Whistler Mountain fingindo ser Lindsey Vonn. Agora vá para a experiência Walter Mitty: a cerca de 20 quilômetros a sudoeste do resort, no Vale Callaghan, se encontra o Parque Olímpico de Whistler (5 Callaghan Valley Road; 877-764-2455; www.whistlerolympicpark.com), um amplo playground nórdico com passes diários por 20 dólares canadenses. Em um ano não-Olímpico, você pode calçar um par de esquis cross-country, pendurar um rifle no ombro e se transformar em um biatleta por uma hora. Estas trilhas estão fechadas neste inverno, mas ainda há 72 quilômetros de campos abertos de neve e outros preparados entre altos pinheiros do Canadá cobertos de musgo - bastante espaço para apostar corrida com seus parceiros e viver suas fantasias de medalha de ouro.

 

O básico


A maioria dos visitantes voa para Vancouver e depois pega um ônibus para percorrer os 112 quilômetros na direção norte. Outra dica: utilize o centro de reservas de Whistler (888-403-4727, www.whistlerblackcomb.com), que frequentemente oferece preços 15% a 20% mais baixos do que os publicados (além disso, a maioria das passagens é reembolsável, menos a taxa de cancelamento).

Do aeroporto, ônibus estão disponíveis pela Whistler from Pacific Coach Lines por 29 a 57 dólares canadenses (aproximadamente o mesmo em dólares americanos); (800) 661-1725, www.pacificcoach.com. Não é necessário carro em Whistler; ônibus gratuitos circulam pelo resort.

Inaugurado em janeiro de 2008, o Nita Lake Lodge (2131 Lake Placid Road; 888-755-6482; www.nitalakelodge.com) uma pousada de madeira e pedra com 77 suítes com diárias a partir de 299 dólares canadenses. Ele oferece vistas do Lago Nita e conta com um restaurante de luxo, o Jordans Crossing.

O Aava Whistler Hotel (4005 Whistler Way; 800-663-5644; www.aavawhistlerhotel.com) possui 191 quartos a partir de 259 dólares canadenses. O hotel, antes chamado de Coast Whistler Hotel, fica bem ao lado da aldeia de Whistler e a cinco minutos de caminhada dos bondinhos.