UOL Viagem

18/02/2010 - 19h33

Vila de Taquarussu tem paisagens de cidade cenográfica

CAROL ZAINE
Colaboração para o UOL Viagem
Quem diria que entre as montanhas da Vila de Paranapiacaba, Santo André, e Mogi das Cruzes, existe um vilarejo, que mais parece uma cidade cinematográfica? Chamado de Taquarussu, o local fica no distrito de Quatinga, e tem uma história muito peculiar. A Vila foi uma importante fazenda da Mineradora Fanti Begliomini Ltda., recebendo muitos imigrantes italianos em busca de trabalho.

• Carol Zaine/UOL

Plantação de eucaliptos na vila de Taquarussu, em São Paulo

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra, que era quem mantinha Paranapiacaba, entrou em crise não conseguindo mais mandar carvão mineral para os maquinários. Foi então que as famílias Fanti e Begliomini passaram a abastecer a São Paulo Railway, nome da linha férrea na época, com o carvão que produziam.

O vilarejo é lindo, parece aqueles lugares que só se vê em sonho, mas carece de informações turísticas. Por ser um achado no meio das montanhas da região, ainda é pouco explorado inclusive pelas empresas de turismo local.

Para chegar à vila é preciso pegar a Estrada de Paranapiacaba. Muitos grupos se unem para fazer a travessia a pé, já que a via é toda de terra e pedra, fácil de trafegar. A caminhada dura em torno de uma hora e meia. É possível fazer o percurso de bicicleta e carro também, em aproximadamente 20 minutos - dependendo da condição da estrada pode levar um pouco mais.

Ao longo do caminho, que é todo acompanhado pela Mata Atlântica, é possível ver espécies de aves e bichos bem característicos da vegetação, além de nascentes e pequenas corredeiras.

A Vila de Taquarussu foi restaurada em 2007 e continua impecável. Hoje, seis famílias moram e preservam as construções, em especial a Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de toda a região, que fica aberta ao público. De frente com ela, além do pequeno e charmoso coreto, há duas construções em que funcionavam antigos comércios e um posto de gasolina curioso. Ainda hoje há ali uma bomba manual de abastecimento.

Há alguns passos, um lago rodeado de pinheiros chama a atenção. Mais do que isso, a quantidade de famílias sentadas debaixo dessas árvores fazendo piquenique, ou até mesmo aquele merecido descanso ao raro som da natureza formam cenários adoráveis.

Taquarussu é encantador. Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro. O importante é reservar em sua agenda um final de semana para conhecer este lugarzinho tão escondido e tão inspirador. E se for até lá, prepare um bom piquenique, pois na vila não há nenhum lugar para comer ou comprar comidinhas. Não esqueça de levar água, repelente, protetor solar, roupas leves, tênis e claro, a câmera fotográfica.
  • Carol Zaine/UOL

Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de toda a região, na vila de Taquarussu, em São Paulo

Como Chegar

De carro: Siga pela rodovia Anchieta até o KM 29, entre a direita na SP 148 (Estrada Velha de Santos) até o KM 33, e entre a esquerda na Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31), até o km 45,5 próximo ao terceiro posto de gasolina (Shell) antes da ponte.

Ao lado do posto, desça a rua a esquerda e vire a direita na Rodovia Ribeirão Pires Paranapiacaba (SP 122) até a Estação de Trem de Campo Grande e entre a esquerda, atravessando uma série de trilhos de trem. Ao atravessar os trilhos, você pegará a estrada de Paranapiacaba, e pronto. Siga nela até chegar a Taquarussu.

De ônibus: Pegue o ônibus com destino a Paranapicaba no Terminal de Ônibus Urbano e Rodoviário Prefeito Saladino (Santo André) ou ao lado do Shopping ABC Plaza, próximo a Estação de Trem de Santo André.

De trem: Pegue o trem na linha Turquesa (sai da estação Brás) com sentido a estação de Rio Grande da Serra. Chegando lá, uma linha de ônibus faz a ligação entre o município e a Vila de Paranapiacaba.

Se você escolher como transporte o ônibus ou o trem, a ida para Taquarussu deve ser feita a pé, pela Estrada de Paranapiacaba.