UOL Viagem

02/12/2009 - 18h47

Luz e música sacra criam show sobre a história jesuítica na Argentina

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL Viagem
Certas atrações turísticas do mundo costumam fechar as suas portas quando o dia começa a se despedir. Mas em San Ignacio, cidade argentina a 60 km de Posadas, o pôr do sol ganha outras cores e sons com um dos mais belos espetáculos da região das Missões Jesuíticas: o show 'Luz e Música'.

É à noite que cada um dos detalhes daquela bela arquitetura de estilo barroco colonial recebe uma iluminação especial que deixa as ruínas de San Ignacio Mini ainda mais impressionantes. Ao som de música sacra, o visitante é convidado a caminhar por imensos paredões e pilares de pedra para conhecer um dos momentos históricos mais impactantes da América do Sul.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    O cuidadoso traçado urbano, a Plaza Mayor, as ruínas da imponente igreja principal e as antigas residências parecem se transformar em um imenso e belo cenário cinematográfico

O cuidadoso traçado urbano que jesuítas e índios ergueram na região, a Plaza Mayor, as ruínas da imponente igreja principal e as antigas residências dos padres parecem se transformar em um imenso e belo cenário cinematográfico iluminado por grandes holofotes que lançam uma nova perspectiva sobre aquele passado inovador e polêmico que, destruído pelos paraguaios, em 1817, foi totalmente restaurado, em 1940.

A Redução Jesuítica de San Ignacio Mini, fundada em Misiones, em 1696, faz parte de um extenso circuito histórico de 30 antigos povoados que abrangem outros países como o Brasil e o Paraguai, e que foram construídos com o auxílio dos padres da Companhia de Jesus com o objetivo de evangelizar os indígenas locais.

A empreitada, considerada uma das experiências urbanas mais importantes daquela época, foi responsável pela aproximação entre o mundo civilizado dos europeus e a vida selvagem dos índios guaranis.

No entanto, o destaque e a independência com que aquelas reduções se desenvolveram foram suficientes para que o rei espanhol Carlos III ordenasse a expulsão dos jesuítas e todo o trabalho arquitetônico e educacional fosse abandonado, em 1767.

Mas mesmo com a destruição do local, nos anos seguintes, e os saques sofridos no século 20, as Reduções Jesuíticas Guaranis resistem ao tempo e continuam atraindo visitantes de bom gosto que chegam de todas as partes do mundo para ver e ouvir aquelas histórias que transformaram e reinventaram as sociedades indígenas sul americanas da Bacia do Prata.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    Em San Ignacio, cidade argentina a 60 km de Posadas, o pôr do sol ganha outras cores e sons com um dos mais belos espetáculos da região das Missões Jesuíticas: o show Luz e Música

Atrações

Espetáculo Luz y Música
As ruínas estão abertas para visita todos os dias, das 7h às 19h. O espetáculo de luzes acontece às 19h, no inverno, e às 21h, nos meses de verão. Tel: (54) (03752) 447-539 / 447-540. Entrada paga.

Ruínas de Nuestra Señora de Loreto
Os destaques dessa redução, instalada na região em 1631, são as ruínas do templo que guarda as relíquias do sacerdote Antonio Ruiz de Montoya e os restos da Capilla de la Virgen de Loreto. O local se encontra a 13 km do centro de San Ignacio, entre essa cidade e as ruínas de Santa Ana.

Ruínas de Santa Ana
Assim como os outros povoados jesuíticos, Santa Ana também teve a sua localização modificada após a invasão de bandeirantes e se encontra no atual endereço, desde 1660. É considerada uma das reduções com a maior variedade de vestígios arquitetônicos da época e, desde 1984, é Patrimônio da Humanidade. O local está localizado a 16 km de San Ignacio e pode ser visitado, a pé, a partir do local onde se encontram as ruínas de Nuestra Señora de Loreto.

Observação de aves
O conjunto jesuítico de Santa Ana, localizado em uma área de transição entre a 'selva misionera' e o 'Distrito de los Campos', é o lugar ideal para quem aprecia observar pássaros em seu habitat natural. A região tem 162 espécies catalogadas e conta com aves como pica pau, papagaio, tataupa e chimachima.
Mais informações na recepção das ruínas de Santa Ana ou no site www.avesargentinas.org.ar

Hospedagem

São poucas as opções de hospedagem em San Ignacio, mas vale a pena passar uma noite nessa pequena cidade para assistir ao espetáculo noturno de luzes e música sacra de San Ignacio e conhecer, no dia seguinte, outras ruínas próximas como a de San Loreto e de Santa Ana.

Adventure Hostel
Rua Independencia, 469
Tel: (54) (3752) 470-955
www.sihostel.com

Hotel San Ignacio
Rua Sarmiento, 823.
Tel: (54) (3752) 470-422.
hotelsanignacio@arnet.com.ar

Hotel Portal del Sol
Rua Rivadavia, 1.115.
Tel: (54) (3752) 470-005.
hotelportaldelsol@hotmail.com

Mais informações sobre o circuito jesuítico da Argentina:

Rua Colón, 1.985 - Posadas.
Tel: (54) (3752) 447-539 / 447-540 ou 0800 555 0297 (ligações gratuitas apenas para quem está dentro da província de Misiones)
www.misiones.gov.ar e www.misiones-jesuiticas.com.ar

Compartilhe: