UOL Viagem

01/12/2009 - 20h27

Praia Jurerê Internacional em Florianópolis ganha certificado socioambiental internacional

Da Redação
A praia catarinense Jurerê Internacional em Florianópolis ganhou destaque internacional nesta semana após receber o selo Bandeira Azul, uma certificação socioambiental concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education) dada aos destinos que cumprem critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários e qualidade da água e meio ambiente costeiro.
  • Claudio Prandoni/UOL

    Com uma extensão de dois quilômetros, a praia Jurerê Internacional em Florianópolis foi a primeira da América Latina a receber o certificado sócioambiental

Com uma extensão de dois quilômetros, a praia Jurerê Internacional é localizada no norte de Florianópolis, a 25 km do centro. É famosa por abrigar bares, restaurantes e clubes com cardápios sofisticados e hotéis e condomínios residenciais de alto padrão. Um dos símbolos do local é o Open Shopping, que tem dezenas de lojas de roupas, comidinhas e eletrônicos instaladas em um imenso pátio aberto, com bancos e chafarizes.

A praia é a primeira da América do Sul a ser certificada pela organização, que já fincou a Bandeira Azul em 3,2 mil marinas e praias. Com sede na Dinamarca, a FEE é composta por uma rede de 59 países de todos os continentes. Regiões badaladas, como a Algarve (Portugal), Ibiza (Espanha) e Côte D´Azur (França) são alguns dos locais já reconhecidos pela organização.

O projeto Bandeira Azul está em fase experimental no Brasil. A princípio, foram selecionadas dez praias e após uma avaliação cinco continuaram na disputa, sendo duas em Santa Catarina, duas em São Paulo e uma no Espírito Santo. Segundo a FEE, os principais critérios de eliminação do processo dizem respeito à qualidade da água, que acaba prejudicada graças ao lançamento de esgotos e ocupações irregulares na orla.

Com validade de um ano, o selo Bandeira Azul pode ser renovado depois de novas avaliações e aprovação do júri nacional e internacional, do qual o Ministério do Turismo do Brasil faz parte.

Compartilhe: