UOL Viagem

06/10/2009 - 06h30

Cabaré Moulin Rouge, em Paris, comemora 120 anos de história

Da Redação
Um dos pontos turísticos mais cobiçados e mais caros de Paris, o cabaré Moulin Rouge (Moinho Vermelho, em francês) completa 120 anos nesta terça-feira (6). Durante a semana, a casa de shows vai promover uma série de espetáculos e jantares comemorativos, evocando o clima boêmio que marcou história na Belle Époque francesa.
  • Stock Images

    Fundada em 1889, o Moulin Rouge surgiu com o objetivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre, um bairro marginalizado na época

Fundada em 1889 pelos empresários Joseph Oller e Charles Zidler, a casa surgiu com o objetivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre, um bairro marginalizado na época. A dupla encontrou nos frou-frous das saias das dançarinas, na música contagiante e nos passos do cancã a atração inovadora e envolvente que buscava para caracterizar e promover o cabaré na cidade.

Como todo estabelecimento artístico, o Moulin Rouge passou ao longo de sua trajetória por inúmeros momentos de glória e fracasso. No entanto, o cabaré se tornou um dos símbolos da história de Paris, inspirando a produção de dois filmes (os homônimos "Moulin Rouge", um de 1952, dirigido por John Huston e o mais recente, de 2001, dirigido por Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Ewan McGregor no elenco) e pintores como Henri de Toulouse-Lautrec. É um dos poucos lugares que, por 120 anos, mantém o estilo e o glamour da época em que foi criado e continua atraindo centenas de visitantes.

Moulin Rouge
82, Boulevard de Clichy, metrô Blanche, Paris
www.moulinrouge.fr

Compartilhe: