UOL Viagem

25/08/2009 - 19h10

Conheça o Palio, uma tradição italiana com emoção a galope

ANELISE SANCHEZ
Colaboração para o UOL Viagem
Se em um vestibular uma das perguntas fosse qual o significado do Palio, muitos arriscariam como resposta as alternativas corrida de cavalos, comemoração toscana ou disputa de origem medieval.

De uma certa maneira, as opções não estariam incorretas, mas a verdade é que segundo a etimologia latina da palavra (pallium), na época medieval o Palio era uma insígnia oferecida por uma cidade a um soberano ou um pano de tecido nobre, como a seda, dado como prêmio em competições equestres. Uma tradição que continua atravessando os séculos sem perder o seu fascínio.

Outro engano comum é considerar o Palio com um evento exclusivamente toscano. Diversas localidades italianas organizam um Palio que, quase sempre, evocam um momento histórico glorioso de seu passado medieval ou renascentista e mesclam elementos pagãos e religiosos.

Arte UOL
Aquele organizado anualmente na cidade de Siena é, sem dúvidas, o mais famoso. Acredita-se que uma manifestação similar já existia por volta de 1200. Inicialmente, a competição era realizada com búfalos e touros e só mais tarde os cavalos tornarem-se os protagonistas do Palio de Siena.

Foi somente em 1599 que a cidade decidiu premiar não o cavaleiro, mas as contradas, ou seja, os distritos que correspondem às paróquias de Siena. Hoje os distritos são dezessete, mas somente dez deles participam da corrida. O animal que representará cada um deles é escolhido graças a um sorteio e, este ano, a contrada vencedora foi a da civetta (coruja), com o cavalo Istriceddu.

Realizado todos os anos nos dias 2 de julho e 16 de agosto, o Palio também possui uma forte conotação religiosa. A corrida é dedicada à Madonna de Provenzano e os cavalos e os cavaleiros que participam da competição são benzidos em oratórios. No encerramento desse clássico ritual, o padre pronuncia a frase "Vai e volte vencedor".

Nos três dias que antecipam a corrida, os cavalos testam o percurso e também se realiza uma procissão, na qual os devotos oferecem velas à Madonna Assunta. No dia da competição, antes da corrida, as ruas de Siena são ocupadas por um desfile com personagens históricos e tanto o público quanto os cidadãos de Siena vivenciam momentos de muita emoção.

A corrida dura poucos minutos. Consiste em três voltas ao redor da Piazza del Campo e consagra-se campeão o primeiro cavalo que concluir o percurso, mesmo que o aninal alcance a chegada sem o seu cavaleiro.


O mais antigo do mundo, sem selas

  • Divulgação/Prefeitura de Ferrara

    Em Ferrara, a manifestação também prevê um momento de homenagem ao duque da região

Outro Palio imperdível é o de Ferrara, cidade famosa por ter ambientado um dos clássicos do cinema italiano: 'O Jardim dos Finzi-Contini', dirigido por Vittorio de Sica, e por possuir um grande patrimônio artístico renascentista.

Em 2009, a cidade organizou a 750° edição de seu Palio; o mais antigo do mundo.
O evento acontece sempre no último domingo de maio em homenagem ao seu padroeiro, San Giorgio, e também em memória do Palio realizado em 1471 para festejar a coroação de Borso d'Este como duque de Ferrara.

Desde a primeira edição até hoje, as regras do Palio de Ferrara sofreram pequenas mudanças, mas a sua particularidade ainda é a mesma: uma disputa equestre na qual os cavaleiros não utilizam selas.

A competição acontece em uma pista oval localizada na famosa praça Ariostea, reunindo representantes dos oito distritos da cidade: San Giorgio, San Giacomo, San Paolo, Santo Spirito, Santa Maria in Vado, San Luca, San Giovanni e San Benedetto. Além da tradional corrida equestre, também é prevista uma disputa entre os chamados "putti", jovens com menos de 15 anos, e outra que utiliza asnos em vez dos cavalos.

Na cidade de um Papa

Se os seus planos de viagem, no entanto, não incluem a possibilidade de afastar-se da capital, uma boa opção è conferior o Palio de Carpineto Romano, vilarejo localizado a 70 quilômetros de Roma.

Carpineto era um feudo de pastores de ovelhas adquirido no ano 1597 pelo cardeal Pietro Aldobrandini e presenteado à Olimpia Aldobrandini, personalidade que a transformou em um ducato, anexando ao próprio feudo quatro cidades vizinhas: Montelanico, Maenza, Gorga e Gavignano.

A cidade também teve um fillho ilustre: Gioacchino Pecci, o papa Leão 13. Trata-se do primeiro pontífice interessado em questões sociais. Sua famosa incíclica, intitulada Rerum Novarum, enfrentou temas delicados como a industrialização e os direitos e deveres do capital.

Em homenagem à Olimpia, Carpineto promove o chamado Palio della Carriera. No penúltimo domingo do mês de agosto é organizado um desfile pelas ruas da cidade, reunindo 450 figurantes que representam personagens típicos do ano 1600. Cada roupa é cuidosamente feita à mão por hábeis costureiras locais e só o vestido do personagem Olimpia chega a custar 5 mil euros. Todas elas são inspiradas nas cores de Caravaggio; autor de um quadro de São Francisco encontrado em Carpiento, mas que hoje encontra-se exposto no Palazzo Barberini, em Roma.

Já no útimo domingo de agosto acontece a competição equestre na qual cada fantino (cavaleiro) representa um dos sete distritos locais. Cada um deles monta um cavalo levando consigo uma espécie de lança e, durante a corrida, o objetivo dos cavaleiros é capturar o maior número possível de anéis de metal posicionados no alto de uma haste.
  • Vincenzo Polidori/Divulgação

    Em Carpineto Romano, o objetivo da disputa é recolher anéis metálicos colocados no alto de uma haste e envolvidos com uma fita vermelha


Um Palio para os artistas das bandeiras

Outro Palio tradicional é o de Asti, originário da metade do século 13. Considerado um dos mais importantes centros vinícolas da região do Piemonte, a cidade é famosa por fabricar o Moscato d'Asti e orgulha-se de um patrimônio formado por mais de uma centena de torres medievais. Uma das mais conhecidas é a Torre dei Gazzelli, estrutura originária do final do século 13.

O Palio d'Asti, realizado sempre no terceiro domingo de setembro, reúne mais de 1200 figurantes e, além da tradicional corrida, com 21 cavalos, também dedica um espaço especial aos bandeiristas.

Na quinta-feira que antecede à manifestação, diversos grupos de jovens especialistas na arte de lançar bandeiras, realizando acrobacias espetaculares, dão o melhor de si para conquistarem o "paliotto", ou seja, o pano que reproduz as insígnias da cidade. O resultado é anunciado à meia-noite, ao som dos tambores e da torcida de todos os distritos.
  • Pasquale Mingo/Divulgação

    Uma explosão de sons e cores incita a torcida para os 21 cavaleiros do Palio em Asti


Um retrato de diversas classes sociais
  • Divulgação/Prefeitura de Castel del Piano

    Em Castel del Piano, palio faz menção ao campeão de Storte


Em Castel del Piano, na Toscana, o Palio acontece no dia 8 de setembro e, assim como o que acontece nas outras manifestações, também é precedido por um desfile com personagens históricos.

A pequena cidade, de apenas quatro mil habitantes, organizou o seu primeiro Palio delle Contrade em 1402. A festa è uma homenagem à Maria Santissima delle Grazie, a sua padroeira. Acredita-se que, em 1430, a santa teria salvado quatro soldados da morte.

O Palio é organizado na Piazza Garibaldi e è disputado pelos quatro distritos da cidade. Borgo, Monumento, Poggio e Storte. Cada um representa as diversas classes sociais e atividades econômicas de Castel del Piano: a nobreza, a classe média e também seus os agricultores, os comerciantes e os artesãos.



Um Palio para o melhor perna de pau

Inspirado em algo totalmente diferente, mas não menos divertido é o Palio dei Trampoli; uma festa moderna promovida pela cidade de Schieti di Urbino nos dias 13 e 14 de junho.

Trata-se de um Palio bastante original. Na verdade, Schieti era um antigo castelo circundado por uma velha muralha e uma passagem obrigatória para quem deslocava-se entre Pesaro e Urbino. Conta-se que camponeses e outros cidadãos usavam pernas de pau para superar a muralha e o Palio dei Trampoli, organizado há doze anos, relembra este costume, premiando o campeão da corrida com uma garrafa de vinho e uma forma de queijo.
  • Divulgação/ Centro Cultural Don Italo Mancini

    O Palio dei Trampoli, em Schieti di Urbino, relembra como camponeses superavam os muros de um castelo e o rio Foglia, passagem obrigatória entre Pesaro, Urbino e Montefeltro


No palco de 'A Vida é Bela'

Outra manifestação muito pitoresca é a chamada Giostra del Saracino, típica de Arezzo, e promovida sempre na noite do penúltimo sábado de junho e no primeiro domingo de setembro.

Realizada na Piazza Grande, palco de algumas das cenas mais famosas do filme 'La Vita è Bella', de Roberto Benigni, a giostra é uma competição equestre muito peculiar. A festa tem mais de um século e, além de um desfile histórico com mais de 350 personagens, o seu clímax é quando quatro casais de cavaleiros cristãos galopam com uma lança na mão. O objetivo é atingir o escudo do busto de um cavaleiro colocado no centro da praça e que representa um saraceno armado.

Ganha a disputa o casal de cavaleiros que acumula mais pontos atingindo o escudo. O prêmio, nesse caso, é uma lança de ouro. Também vale lembrar que, no primeiro domingo do mês, na Piazza Grande, também acontece uma tradicionalíssima feira de antiguidades.
  • Divulgação

    Um dos cavaleiros da Giostra del Saracino, prestes a atingir com sua lança o boneco de metal colocado no meio da praça


Dicas:


Para descobrir qual o melhor caminho a seguir ou que estrada percorrer para chegar até as cidades que organizam um Palio, consulte o site www.viamichelin.pt (em português). Além de mapas de qualquer cidade européia e cálculos de percursos também é possível reservar hotéis.
Como algumas cidades são muito pequenas, o ideal é reservar hospedagem com bastante antecedência. No caso de Siena, avalie a possibilidade de, eventualmente, hospedar-se em uma das cidades próximas, como Chianti ou Val D'Elsa. O site www.eutoscana.it é um bom ponto de partida para selecionar um hotel, bed & breakfast ou de agroturismo na região. Se puder, prefira a última opção, uma das melhores maneiras de apreciar a beleza natural da Toscana.

Sites úteis:


www.terresiena.it (Siena)
www.astiturismo.it (Asti)
www.ferraraterraeacqua.it (Ferrara)
www.carpinetoromano.it (site da prefeitura de Carpineto Romano)
www.comune.casteldelpiano.gr.it (prefeitura de Castel del Piano)
www.urbinoculturaturismo.it (Urbino)

Compartilhe: