UOL Viagem

30/07/2009 - 16h51

No sexto dia de aventura, Expedição Brasil Melhor passa por trechos 'travados'

FABIO PANZA
Participante da expedição
Um início rude para o dia: os organizadores nos surpreenderam com uma trilha de grande dificuldade pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Levamos quase quatro horas para cruzar os primeiros 50km de um trajeto que terá 580! Usamos o termo "travado" para descrever os trechos em que os carros não passam de 30km/h, param frequentemente, encalham, atolam, e quebram. Pessoas acostumadas a ficar em casa assistindo a corridas de Fórmula 1 provavelmente não conseguiriam imaginar o quão divertido esses trechos são.

Após sairmos da trilha "travada" passamos por duas cidades memoráveis: Igatu, construída inteiramente em pedra pelos mineiros da região e abandonada quando os veios de minério se esgotaram. e Mucugê, com seu cemitério "bizantino", encarapitado numa encosta rochosa e todo caiado.

O imprevisto acontece, obviamente, quando não estamos preparados. Após toda a preocupação com segurança que tivemos no cangaço, fomos assaltados num polo turístico baiano! A mala de equipamentos fotográficos de um expedicionário foi roubada, felizmente sem que nada mais sério ocorresse. Deixamos a Chapada na esperança de que a polícia local conseguisse reaver a bolsa.

A geografia que aprendi no ginásio não bate com o que tenho visto nesta viagem. Há uma nítida transição social e geográfica entre os primeiros estados que visitamos (RN, PB e PE), o norte da Bahia (um agreste light) e a região que atravessamos hoje, pouco diferente dos estados do sudeste que já conheço tão bem. Não sei se o governo federal leva este tipo de coisa em consideração, mas para nós é impressionante a diferença quando entregamos as cestas básicas e material escolar. O modo como as pessoas reagem quando são abordadas e mesmo a nossa percepção do impacto que causamos com as doações vai mudando conforme progredimos rumo sul.

Após cruzarmos a Bahia de norte a sul nos resta um trecho de difícil navegação entre dúzias de pequenas estradas vicinais que transpõem as montanhas que dividem Bahia e Minas Gerais. Terminamos à noite, com frio pela primeira vez na expedição, já em Salinas, terra da cachaça.

Amanhã: Montes de Minas.

Compartilhe: