UOL Viagem

29/07/2009 - 21h27

Animais e plantações margeiam o caminho no quinto dia da Expedição Brasil Melhor

FABIO PANZA
Participante da expedição
É curioso como mesmo marcadas por grandes rios, como o São Francisco, as divisas estaduais nada representam do ponto de vista geográfico. De Paulo Afonso a Euclides da Cunha pouca mudança se nota nas paisagens, a caatinga permanece. Após Canudos, subindo em direção à Chapada Diamantina, percebe-se a transformação: os jegues e bodes vão dando lugar aos cavalos e bois; começam a aparecer as grandes plantações de frutas onde antes víamos pequenas áreas de subsistência. De longe, se avistam os chapadões.

Me surpreendo completamente desligado do dia-a-dia de São Paulo, das preocupações diárias e dos ritmos normais. Outras necessidades se impõem com muito mais força. O carro está abastecido? O pneu furado de ontem foi consertado? Compramos água e comida? As notas do briefing de ontem estão a bordo? Com a quantidade de coisas que podem dar errado numa expedição deste tamanho, mesmo a divisão de tarefas deixa todos completamente absortos no aqui e agora. São Paulo fica pra depois.
  • Poio Estavski

    Carros da Expedição estacionam em cidade no norte da Bahia no quinto dia da aventura


Hoje iniciamos uma seqüência de longos percursos, de 500 a 600 km por dia, que nos levarão ao sul de Minas em apenas três dias. Um primeiro dia de pouca dificuldade técnica com longas retas de areia que permitiram um bom desenvolvimento de velocidade. Imagens de Rally com saltos, curvas de alta e ultrapassagens. Ao fim do trajeto, uma surpresa: número correto de carros presentes, mas um dos fotógrafos havia se deslocado do ponto de encontro e não estava presente. Nova operação de resgate: dois carros de apoio voltaram ao trecho e logo informam por rádio que haviam localizado nosso intrépido repórter retornando em um carro de boi!

Nos aproximamos da Chapada Diamantina pelo norte, chegando ao principal polo turístico, a cidade de Lençóis. Recebidos com pompa e direito a fogos e discurso do prefeito, comemoramos rapidamente mais uma etapa vencida, para logo começarmos a nos preparar para a próxima.

Amanhã: sai Graciliano, entra Guimarães.

Compartilhe: